As semelhanças e diferenças de Peyton Manning e Cam Newton no College

Nesta altura do campeonato você já deve saber que o Super Bowl 50 é a primeira final da história da NFL que reúne duas primeiras escolhas gerais do Draft – Peyton Manning em 1998, após carreira no Tennessee Volunteers, e Cam Newton em 2011, após carreira no College em Auburn. Essas, contudo, não são as únicas semelhanças entre as duas carreiras. E há algumas diferenças também.

Quem “vence” no departamento de “prêmios”? Façamos então uma comparação justa de Newton e Manning durante suas carreiras universitárias e seus primeiros cinco anos na NFL (já que Cam Newton é quintanista).

Caminhos parecidos no College

Tanto Peyton quanto Cam Newton foram eleitos os quarterbacks titulares das “seleções” de melhores jogadores do College (a qual é dada o nome de All American). Eles foram, de maneira consensual entre as várias seleções feitas pelas agências de notícias, os titulares nas seleções de 1997 e 2010. Além disso, ambos têm na prateleira o Davey O’Brien Award, dado ao melhor quarterback do College Football. A lista de prêmios em comum continua com o Maxwell Award (dado ao “melhor” jogador universitário – e que se diferencia no escopo do Heisman por este ser dado ao mais “extraordinário” do College).

Ambos jogaram na mesma conferência universitária, a SEC. No caso, também ambos foram eleitos os “jogadores do ano” na SEC – lembrando que em 2003 o prêmio foi dividido em melhor jogador ofensivo e melhor defensivo, então na prática é a mesma coisa. Por fim, Peyton e Cam foram primeiras escolhas gerais no Draft, como dissemos lá em cima.

E caminhos diferentes em alguns pontos

A principal diferença da carreira de Peyton e Cam acaba sendo no mais prestigiado prêmio do College Football, o Heisman. Como ele é dado para o mais extraordinário do College – ou seja, a “pirotecnia” e as estatísticas absurdas contam bastante – Peyton acabou ficando atrás de Charles Woodson (que embora fosse jogador defensivo, ganho o prêmio em 1997 mais por conta de seus retornos do que pelas atuações na defesa, propriamente falando).

Peyton não conseguiu ser campeão nacional na época de Tennessee. Cam Newton foi campeão de maneira sensacional em 2010; Aliás, uma coisa interessante é que os Volunteers foram campeões em 1998, ano no qual Peyton já estava na NFL.

Por fim, uma coincidência

Em 2004, o comitê que anualmente organiza o Sugar Bowl criou o Manning Award, criado em 2004 para homenagear as carreiras universitárias de Archie e Eli (Ole Miss) e de Peyton (Tennessee), o que faz sentido na medida em que o Sugar Bowl tinha laços com a conferência (SEC) onde todos eles jogaram. O Manning Award, objetivamente dado ao melhor quarterback do país, tem uma peculiaridade em oposição aos demais prêmios: ele é dado após a Bowl Season. Além disso, os membros da família Manning tem direito a voto.

Leia também: Conheça Tony DiRienzo, o brasileiro bicampeão do College e Draftado pelos Chargers em 1976

Adivinha quem ganhou em 2010? Pois é, Cam Newton. Sobre ele, Archie disse o seguinte na época: “Não acredito que já vimos um jogador estabelecer marcas como as de Newton em 2010, é incrível para um cara ter mais de 50 touchdowns numa dada temporada, liderando seu time para o título da SEC e para o título nacional”, disse o patriarca. “Não é surpresa que nosso comitê o estabeleceu como vencedor do prêmio neste ano”. Por ironia do destino, o filho de Archie pode jogar o último jogo de sua carreira justamente contra esse jogador extraordinário no College.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds