Navy aposenta a camisa #19 de Keenan Reynolds

O vice-almirante Ted Carter, superintendente da Academia Naval Norte-Americana, anunciou na noite deste domingo no banquete anual dos jogadores de futebol americano de Navy que o quarterback senior Keenan Reynolds será o último jogador do programa a usar o número #19. Reynolds agora se junta ao seleto clube de Roger Staubach (#12), Joe Bellino (#27) e Napoleon McCallum (#30), alguns dos melhores jogadores da história dos Midshipmen que também tiveram seus números aposentados.

“É uma honra enorme e algo que eu jamais sonhei que aconteceria”, disse Reynolds. “Eu dou todo o crédito aos meus companheiros de equipe. Esta é uma homenagem ao grupo e sem eles nos últimos quatro anos nada disso teria sido possível. Eu gostaria de agradecer o vice-almirante Carter, ao Sr. [Chet] Cladchuk[note]Diretor atlético de Navy.[/note] e ao técnico [Ken] Niumatalolo por essa honra inacreditável que eu nunca esquecerei.”

Em seus quatro anos liderando o ataque dos Mids, Reynolds teve um record de 32-13 – o maior número de vitórias já conquistadas por um quarterback da academia. Além disso, ele terminou em quinto lugar na votação do Troféu Heisman e foi nomeado Third-Team All-American pela Associated Press.

Nos jogos de rivalidade – sempre os mais importantes -, ele teve um record de 7-1 contra as outras academias de serviço[note]São três na Primeira Divisão: Navy, Army e Air Force Falcons.[/note], incluindo um 4-0 sobre Army. Ele é o único quarterback na história da rivalidade Army-Navy, uma das mais tradicionais do college football, a vencer quatro jogos e também detém o recorde de mais touchdowns marcados na história da rivalidade (sete).

Falando em touchdowns, Reynolds anotou 88 em sua carreira – todos por terra -, recorde da Primeira Divisão da NCAA tanto de touchdowns terrestres quanto totais. Ele teve três ou mais touchdowns em 17 jogos da sua carreira, maior marca da FBS. Ele também se tornou o primeiro jogador da história a marcar 23 ou mais touchdowns por temporada três vezes.

E a lista de feitos não acaba aí. Seus 530 pontos anotados na carreira são um recorde da FBS, assim como suas 4.559 jardas terrestres representam a maior marca já conquistada por um qurterback (e também o recorde do programa para qualquer posição). Ele é apenas o sexto jogador da história da FBS a passar das 4.000 jardas em sua carreira.

Falando especificamente de Navy, podemos citar alguns outros recordes. Ninguém na história do programa teve mais touchdowns terrestres que ele (31) ou jogos com 100 ou mais jardas terrestres (22). E, embora jogue numa triple-option offense (sistema de orientação quase 100% terrestre), também tem uma marca importante lançando a bola: em 462 passes lançados, sofreu apenas oito interceptações, menor porcentagem (1,73%) de passes interceptados da história dos Mids.

Além de ter seu número aposentado, Reynolds também recebeu três prêmios na noite de domingo: o E.E. “Rip” Miller Award, dado ao MVP da temporada (por voto dos companheiros – ele foi o primeiro na história a vencer o prêmio por quatro anos consecutivos), o Roger Staubach Award, dado ao jogador que demonstrou mais consistência e liderança na temporada e o Napoleon McCallum Award, dado ao jogador de futebol americano dentre os formandos que mais teve jardas totais na carreira (como já dissemos acima, Reynolds teve 4.559).

Veja mais notícias de esportes universitários no The Fraternity

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds