Fusão entre times do Torneio Touchdown e CBFA anunciada hoje

A tarde desta sexta-feira – 17 de março de 2016 – ficará registrada na história recente do futebol americano praticado, organizado e jogado no Brasil. Eis que às 15h, a Confederação Brasileira de Futebol Americano publicou uma nota oficial sobre a unificação das equipes em um único campeonato nacional.

Da mesma forma que o ano de 1970 ficou marcado pela fusão da American Football League (AFL) com a National Football League (NFL), formando uma nova NFL ainda mais forte, a expectativa é que a esperada fusão fortaleça o futebol americano praticado no Brasil. Brevemente falando, ocorrerá um campeonato brasileiro único, com 32 equipes em 2016.

Confira na íntegra a nota

“Nota Oficial de Unificação

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” (Henry Ford).

Para ser um grande jogador de futebol americano, é preciso velocidade, agilidade, força e talento. Mas para montar uma grande equipe de futebol americano, é necessário que todos trabalhem juntos em torno do mesmo objetivo. Assim também é o esporte, que para se desenvolver precisa de todos os seus personagens: instituições, equipes, dirigentes, atletas e fãs, pois a complexidade deste esporte que praticamos, em um lugar improvável como o Brasil, transcende a alegria e a dor individual. É um esporte, acima de tudo, coletivo.

Atualmente nos deparamos com centenas de equipes pelo país, milhares de atletas dedicados ao esporte, torcedores que lotam estádios em todas as regiões do Brasil e fãs que batem recordes nas transmissões televisivas. No início, dificilmente pensávamos em chegar ao lugar que estamos e se pensamos, não sabíamos ao certo como seria. Começamos com a ingenuidade e pureza daqueles que sonham com transformações, mas amadurecemos com as dificuldades do caminho e protagonizamos uma das maiores expansões esportivas do cenário nacional. O amor pelo Futebol Americano nos incitou a sonharmos juntos. E como dizem, o sonho que se sonha junto vira realidade. Nosso esporte já é uma realidade. E no dia 17 de março de 2016, mais um dos nossos sonhos virou realidade. Nesse dia, nós deixamos as diferenças de lado e resolvemos caminhar juntos em torno do mesmo ideal. Nesse dia, nós decidimos que juntos, somos mais fortes.

É com enorme satisfação que anunciamos a nossa união em torno do mesmo ideal. Um Campeonato Brasileiro único, que será disputado pelas melhores equipes do país, em duas divisões, sendo 32 em sua divisão principal. Todos os detalhes do maior Campeonato Brasileiro já realizado até hoje, que contará com um modelo único de negócio, pensado para fortalecer os times e assim fortalecer o esporte, serão divulgados em breve. Agora é hora de comemorar essa vitória do esporte e do bom senso!

17 de março de 2016,

Guto Sousa
Presidente da CBFA”

Em contato com a equipe do Futebol Americano Brasil/Pro Football, o presidente Guto Sousa explicou que a nota oficial é em relação as 16 equipes que disputavam o Torneio Touchdown até o momento. São elas: Timbó Rex (atual campeão), Vasco da Gama Patriotas (vice-campeão), Flamengo, Botafogo Reptiles, Juventude, Jaraguá Breakers, Curitiba Brown Spiders, Paraná HP, Corinthians Steamrollers, Botafogo Challengers, Lusa Lions, Santos Tsunami, Minas Locomotiva, Vila Velha Tritões, Rio Branco e Tubarões do Cerrado.

Sobre a integração destas equipes no atual modelo adotado pela CBFA para o campeonato brasileiro – Superliga Nacional (1ª divisão) e Liga Nacional (2ª divisão), Sousa explicou que os dirigentes ainda conversam para decidir quais irão para o campeonato principal e quais irão para a divisão de acesso. Assim como foi explicado anteriormente sobre a questão técnica que apontará as direções dos novos integrados, sem que se tenha prejuízo aos atuais membros da CBFA.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds