Jared Goff é o quarterback mais pronto no Draft?

Alguns fãs de NFL me perguntam constantemente: “Por que vocês falam tanto do Draft? O que tem de especial nisso? É a falta de assuntos relevantes?”. O Draft é o momento, de longe, mais importante da intertemporada. É quando equipes ganham futuros promissores e outras vendem a alma para ter uma escolha mais alta e às vezes acabam se afundando. Este momento é o de redenção para alguns general managers e início da demissão para outros. Dificilmente equipes sem a capacidade de desenvolver seus talentos vão longe na liga. Dificilmente equipes sem quarterback vão longe na liga. Logo, fica óbvio o quão essencial é aprender sobre os quarterbacks disponíveis em cada Draft.

Por ser a posição mais importante do futebol americano, avaliar a posição é um trabalho extremamente complicado. Presença de pocket, liderança, trabalho de pés, braço forte, precisão, leitura, atleticismo e muito mais. São tantos fatores que até mesmo quem está dentro da liga tem dificuldades de avaliar – imagine então quem não tem acesso a todas às informações. Apesar disso, é possível inferir sobre algo, principalmente sobre o preparo mostrado dentro de campo. O video tape não mente e nos dá uma ideia clara do que esperar – e fazer uma especulação muito mais baseada.

Sim, Jared Goff é o mais preparado da classe, porém isso não significa que ele tem o maior potencial.

Pelo tanto de variáveis presentes em tal avaliação, apontar quem é o melhor pode ser difícil. Apontar quem é o que pode ter mais sucesso é ainda mais difícil, devido a situação em que entram na liga. Só que avaliar o mais preparado, o mais pro ready, torna-se mais fácil devido aos elementos envolvidos. E quando o assunto é pro ready, sem sombras de dúvidas Jared Goff é o mais preparado da classe.

Ser o mais preparado para a NFL não envolve apenas estar imerso em um sistema que lembra um sistema profissional, com o signal caller saindo under center e fazendo passes em três e cinco passos. Isso é importante, porém envolve muito mais coisa. Enfrentar defesas com coberturas mais próximas à realidade da NFL, precisão em tight windows, nível de talento a sua volta, conceitos de West Coast Offense incorporados no playbook, liberdade para mudar as jogadas, footwork e trabalho no pocket. Tudo isso é revelado no video tape, como, por exemplo, a sua capacidade de fazer passes em tight windows (janelas pequenas):

tightwindow

Muita gente poderia falar: ”Sem sombras de dúvidas Kevin Hogan e Connor Cook são mais pro ready, principalmente por terem jogado under center.” Como já dito, este elemento é importante, conquanto não é o único fator na avaliação. Hogan não tem o braço ideal para a liga e ainda precisa demonstrar capacidade em fazer passes em tight windows. Já Cook tem sérios problemas de liderança e uma personalidade que colocam em dúvida o seu futuro na liga – além de possuir bem menos talento que Goff. Comparando já com os outros dois jogadores que formam o topo dos melhores da posição, Goff é muito mais preparado e tem menos questões tanto em relação a Carson Wentz quanto em relação a Paxton Lynch.

Enquanto Lynch é um grande projeto, principalmente por ter jogado em um ataque mais baseado na Spread do que na West Coast Offense (Goff só recebia snaps do shotgun, porém o ataque de Cal tem vários elementos da West Coast no playbook), e que precisa de uns dois anos no banco para evoluir todo o seu potencial, Wentz não teve uma grande competição jogando na FCS. Mesmo jogando muito bem no Senior Bowl, a experiência de Wentz contra defesas talentosas e complexas é praticamente nula e é algo que precisa ser desenvolvido.

Já ficou claro que Goff é o mais preparado, mas isso é muito mais devido à falta de elementos de seus companheiros de classe do que méritos próprios. Nenhum dos três deveria começar a temporada como titular. Eles precisam se desenvolver consideravelmente antes de entrar em campo, caso contrário podem não alcançar todo o seu potencial. Normalmente sou adepto que calouros entrem logo em campo e aprendam na marra – como foi com Peyton Manning e seu recorde de interceptações lançadas por um calouro em 1998. Só que neste caso todos têm que aprender bastante coisa. De certa forma, Goff seria o melhor para franquias que estão desesperadas, sem um signal caller e que precisam de um calouro titular desde o primeiro dia – tipo o Cleveland Browns.

O que faz de Goff tão preparado?

Um dos elementos que mais salta aos olhos analisando o seu jogo é o talento ao seu redor comparado com a competição em que está inserido. O ataque de Cal não tem muitos talentos e, constantemente, Goff via o seu pocket colapsar e seus wide receivers droparem passes. Apesar disso, é visível que ele não se desespera com as possíveis pancadas que pode tomar e tem a presença de pocket para fazer o seu trabalho. Um exemplo é esse passe contra Air Force:

deepthrow

Veja como o pocket colapsa rapidamente, porém o futuro calouro não se desespera, mantendo o trabalho de pés corretamente e analisando a secundária de Air Force. Apesar do braço forte, é possível ver a bola oscilando um pouco, algo recorrente em seus lançamentos – ele precisa trabalhar um pouco mais em sua mecânica. Esse tipo de passe será muito mais comum na NFL do que no college, visto que não deve cair em uma situação que tenha uma linha ofensiva de elite. Este aspecto de seu jogo realmente chama a atenção e um exemplo clássico foi no jogo contra Stanford:

touchdownpass

Um dos melhores video tapes disponíveis é o jogo contra Stanford. Apesar dos números não chamarem tanta atenção – uma derrota e apenas um passe para touchdown -, é possível perceber a postura do quarterback contra defesas mais talentosas que seu ataque – e que tem um esquema mais complexo. O seu passe para touchdown mostra muito do seu rápido release, é bem verdade, porém o que vale destacar é ele não se desesperar com o blitz. Goff mantém o trabalho de pés e vê perfeitamente a rota do seu wide receiver, colocando a bola no único lugar possível. O ar colocado embaixo da bola é o ideal, aproveitando a janela relativamente grande para completar a conexão.

Entre tantos momentos que impressionam, o passe que exemplifica melhor o preparo de Goff é… um passe incompleto. Quarta para 15, quarto período, perto da end zone e atrás no placar.

impressive

Nesta jogada, o signal caller faz a leitura de todo o campo, vai para frente no pocket e faz um passe um pouco alto (algo recorrente em seu tape, falta consistência na precisão), devolvendo a bola para o Cardinal. Apesar disso, olhe o footwork e a presença de pocket demonstrada. Sem se desesperar, o camisa #16 dá um passo para a esquerda e tira completamente o pass rusher #48 (Kevin Anderson) da jogada, saindo da pressão e ganhando todas as linhas de passe possíveis. Além disso, repare na awareness: a necessidade de ganhar 15 jardas fala mais alto e ele não faz um passe curto.

Apesar de ser o mais preparado, Goff tem problemas tanto em seu jogo quanto em seu físico. Não há dúvidas sobre isso. Ele tem um sério problema em sair do pocket pelo fundo em alguns momentos, o que não será perdoado na NFL – fugir pela parte de trás do pocket só faz com que perca mais jardas na hora do sack. Além disso, a consistência na precisão, a oscilação em passes longos e a falta de snaps under center também chamam atenção até mesmo nesta pequena amostra de seu repertório. Com relação ao físico, ele não tem o porte atlético para ser um quarterback móvel (o que pode deixar alguns desinteressados) e a mão de nove polegadas deve deixar alguns general managers apreensivos – mãos pequenas significam falta de grip, principalmente no inverno, o que gera mais fumbles. Não há dúvidas de seu talento e que ele tem chances de ser o primeiro quarterback a ser escolhido.

Por ser o mais preparado, Jared Goff seria a melhor escolha do Cleveland Browns. Ele já esteve em ataques sem grande talento comparado com as defesas que enfrenta e poderia começar o ano como titular – apesar de não ser o ideal. Goff ir para San Francisco também poderia ser uma opção interessante, porém a insistência de Chip Kelly em padrões físicos (o que vai contra o tamanho das mãos do signal caller) e de consistência na precisão dos passes pode afastar esse casamento. Afirmar que Jared Goff é o mais preparado para a NFL é fácil. O que torna-se mais complicado é responder: quem é o melhor quarterback do Draft de 2016? Isso fica para um próximo texto na sequência de nossa cobertura.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds