Afinal, o quanto de J.J. Watt existe em Joey Bosa?

No dia 28 de fevereiro de 2016, Joey Bosa adentrou o campo do Lucas Oil Stadium em Indianapolis para realizar os exercícios do Combine da NFL. Desde então as comparações do jovem defensive end com J.J. Watt, estrela do Houston Texans, têm sido constantes.

Sim, eles têm a mesma altura e obtiveram marcas iguais, ou muito próximas disso, no tiro de 40 jardas, no “suicídio” de 20 jardas e no exercício dos três cones.  Mas isso é o suficiente para dizermos que os dois são jogadores comparáveis? Calma, a resposta não é assim tão rápida.

A carreira de Bosa no College

Joey Bosa, saindo do Ensino Médio, foi um recruta de quatro estrelas – em uma escala de duas a cinco – e recebeu propostas de alguns dos principais programas universitários do país. No final, recusou as ofertas de Alabama, Florida e Florida State para assinar com Ohio State.

Bosa começou 10 jogos como titular, ainda em sua primeira temporada com os Buckeyes, registrando 7,5 sacks. Em seu segundo ano, já sendo considerado um dos melhores do país, Bosa foi titular em todos os 15 jogos da equipe e foi eleito o Jogador Defensivo do Ano na divisão Big Ten, alcançando as marcas de 13,5 sacks e 21 tackles atrás da linha de scrimmage. Nessa temporada os Buckeyes venceram os primeiros playoffs da história do college football, e Bosa foi um de seus mais importantes jogadores. Na temporada de 2015, Bosa foi suspenso pelo primeiro jogo de seu time, mas foi titular em todos os outros 12, sendo considerado o Jogador de Linha Defensiva do Ano na divisão Big Ten.

Com 1,98 m e 125 kg, Bosa parecia um adulto jogando entre adolescentes. E não só ele possui essa vantagem física como sabe utilizá-la e trabalha duro para maximizar seu potencial. Seus instintos são auxiliados por sua clareza no entendimento das técnicas de alavanca e sua facilidade em reconhecer as tendências ofensivas de seus adversários. Ele usa uma combinação de rapidez e força para criar separação e encontrar o running back e, quando o encontra, seus tackles são duros e precisos.

bosaespn
Desempenho quase idêntico no Combine fez com que a imprensa americana começasse as comparações. Será que fazem sentido mesmo?

a maior virtude de Watt, Bosa ainda precisa melhorar

Como pass rusher, entretanto, Bosa ainda precisa melhorar. Seus movimentos devem ser refinados e ele acaba muitas vezes reagindo ao que o ataque faz, ao invés de se antecipar. Ainda assim, Bosa foi capaz de registrar 26 sacks em seus 37 jogos como titular, sendo que em muitos deles enfrentou marcação dupla. Isso demonstra que, ainda que pressionar o quarterback não seja seu ponto forte, tampouco é um ponto fraco.

Eficiente em todos os aspectos do jogo, Bosa provavelmente não será um dos líderes em sacks na NFL, mas será uma arma implacável contra o jogo corrido, sem deixar de exercer pressão no quarterback.

Mas de que forma essas características se comparam a J.J. Watt?

Watt é hoje o melhor defensor da NFL. Não, falar isso não é o suficiente. Watt é hoje o melhor defensor da NFL por uma boa margem e já está entrando na disputa com Reggie White pelo título de melhor jogador de linha defensiva da história – pensa que ele tem três prêmios de melhor jogador defensivo do ano e TEM APENAS 27 ANOS.

Em apenas cinco temporadas, Watt já alcançou a marca de 74,5 sacks e 45 passes defendidos. E sua performance contra o jogo corrido é igualmente dominante. O camisa 99 dos Texans usa sua rapidez e força impares para atacar a linha de scrimmage, conseguindo desestabilizar todas as fases dos ataques adversários. Ele já alinhou no interior da linha defensiva, no exterior da mesma e como linebacker, mantendo a qualidade do seu desempenho. E  ainda tem três touchdowns ofensivos em sua carreira na NFL, improvisado como tight end.

Além disso, Bosa atingiu marcas similares a Watt no Combine pesando 6 kg a menos que o defensor dos Texans, o que pode parecer pouco, mas faz muita diferença. Ele não domina fisicamente seus adversários com a mesma facilidade de Watt. Pode ser que, durante sua carreira, Bosa ganhe massa e passe a possuir essa característica, mas ela não se encontra presente em seu repertório atual.

Portanto, a resposta é não. Joey Bosa não se compara a J.J. Watt. Ninguém no momento se compara. Bosa tem tudo para ter uma carreira de muito sucesso na NFL, mas começá-la sendo comparado a alguém que já pode ser considerado um dos melhores jogadores da história, que possui um estilo de jogo bem diferente do seu, além de incorreto é injusto com o jovem jogador.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds