Chip Kelly pode se reunir em 2016 com sua linha defensiva de Oregon – entenda

Com a 17ª escolha do Draft de 2015, o San Francisco 49ers selecionou Arik Armstead, defensive end de Oregon. O jogador de 2 metros de altura e 132 quilos de massa chegava para reforçar a linha defensiva da equipe de San Francisco, com a expectativa de substituir o recém aposentado Justin Smith e Ray McDonald, que deixou o time para assinar com o Chicago Bears (e que depois foi cortado, sumindo da NFL por conta de incidentes de violência doméstica). Essa expectativa se provou um erro de avaliação da diretoria dos 49ers, já que Armstead era reconhecidamente um jogador muito cru, com pouca produção em Oregon. O binômio “necessidade + jogador cru” não costuma dar muito certo no curto prazo. Entretanto, seu tamanho impressionante cativou a equipe de San Francisco e, apesar de uma decepcionante temporada de estréia, a história de sua carreira está longe de terminada.

Um ano depois da seleção de Armstead, no Draft de 2016, os 49ers podem se ver novamente em condições de draftar um defensive end gigantesco proveniente de Oregon. Com o mesmo tamanho de seu ex-companheiro de equipe, DeForest Buckner tem sido uma presença constante entre os 10 primeiros jogadores a serem selecionados esse ano nos drafts simulados dos principais analistas da NFL. E com a chegada de Chip Kelly – que recrutou ambos em 2011 por Oregon quando por lá era treinador – essa possibilidade é real. Assistindo aos jogos dos Ducks, nota-se rapidamente que as semelhanças entre Armstead e Buckner não vão muito além do tamanho.

Buckner no College

DeForest apresenta todas as características de um jogador que irá se tornar uma peça fundamental em uma defesa da NFL. Buckner possui a resistência física e a consistência necessárias para estar em campo em todos os snaps defensivos de uma partida e usa seu tamanho para derrotar fisicamente seus oponentes.

Contra a corrida, Buckner não possui a agilidade necessária para manter responsabilidade por dois gaps, mas sua facilidade em controlar os jogadores de linha ofensiva pode ser usada pra forçar o running back adversário na direção de seus linebackers. Quando responsável por um único gap, Buckner é capaz de constantemente vencer bloqueios duplos e obstruir o caminho do corredor. O jogo corrido é onde Buckner se mostra mais valioso para seu time, mas suas contribuições contra o jogo aéreo fazem dele um dos principais pass rushers de uma classe de Draft que não se destaca nesse aspecto.

CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA COBERTURA COMPLETA DO DRAFT 2016

Ele é um especialista em destruição de pockets, forçando seu caminho atrvés dos jogadores da linha ofensiva. O defensive end costuma atuar no interior da linha defensiva em situações óbvias de passe, criando espaço para que jogadores mais atléticos cheguem no quarterback. Entretanto, se o time que o escolher esperar que ele se torne um jogador que chega no quarterback por conta própria, principalmente alinhado no exterior da linha ofensiva, vai se decepcionar bastante. Isso se dá devido à falta de flexibilidade, fluidez de quadris e explosão de Buckner,  o que limita sua gama de truques para bater seus adversários.

Por tudo isso, sua adaptação à NFL se dará de forma mais proveitosa em um time que decida usá-lo como defensive end em uma formação 3-4 contra jogadas de corrida e como defensive tackle numa formação 4-3 contra jogadas de passe.

Mas faz sentido para San Francisco selecioná-lo com a sétima escolha?

Os 49ers, segundo o site Football Outsiders, tiveram a sexta pior linha defensiva da NFL em 2015. Portanto, eles precisam de ajuda nesse setor. E Chip Kelly nos mostrou em sua passagem pelo Philadelphia Eagles que tem uma certa predileção por jogadores oriundos de Oregon, ao trazer oito ex-Ducks para seu elenco. Entretanto, o time de San Francisco possui necessidades mais gritantes em seu elenco, em especial na tão importante posição de quarterback.

Além disso, dado o talento de DeForest Buckner e o fato do Baltimore Ravens ter dispensado Chris Canty – um jogador muito parecido com Buckner – é pouco provável que o jovem defensive end esteja disponível na sétima escolha. Talvez esses fatores impeçam uma reunião entre Chip Kelly e os dois gigantes recrutados por ele em Oregon, mas se Buckner ainda estiver disponível quando a escolha dos 49ers chegar no dia 28 desse mês, a tentação pode ser grande demais para o treinador de San Francisco – conhecido por gostar de jogadores da Pac12 e mais ainda de sua antiga equipe no College.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds