As 5 melhores linhas ofensivas de 2015

Dando continuidade ao nosso processo de ranqueamento dos melhores grupos posicionais de 2015 – já abordamos os quarterbacks e wide receivers anteriormente –  hoje falaremos sobre os gigantes das trincheiras, que são a chave para o sucesso de qualquer ataque: a linha ofensiva. Apesar de sua importância para um time, os jogadores de linha ofensiva, geralmente, não recebem muito reconhecimento do torcedor casual ou até de alguns membros da imprensa esportiva. O motivo disso, é que a análise do desempenho de um jogador de linha ofensiva requer uma boa bagagem de conhecimento tático.

É fácil ver quando ver quando um offensive tackle é vencido por um defensive end, que acaba conseguindo um sack no quarterback. Mas pra entender que o guard fez um ótimo pull e acertou seu kick out block no último homem de defesa da linha de scrimmage, você tem que saber não só o que esses termos significam, mas qual era a função dele naquela determinada jogada. O outro motivo, é que a performance de um jogador de linha ofensiva só é medida em números quando ele falha. Encontramos facilmente o número de sacks cedidos por um center, ou quantas vezes a linha ofensiva de uma equipe permitiu que seu running back fosse derrubado antes de cruzar a linha. Mas números que mostrem a contribuição positia de um jogador, ou de todo o grupo, não são amplamente divulgados e nem muito confiáveis como descritores de performance. Por esse motivo, ao contrário do que fizemos com os recebedores, o ranqueamento das linhas ofensivas não se baseará em números, mas em critérios subjetivos de análise.

Isso não quer dizer que estamos dando nossa opinião sem embasamento. Nossa pesquisa foi extensa e proveniente de diversas fontes. Só não nos sentimos confortáveis adotando uma única métrica para avaliar o desempenho desses jogadores, pois não achamos uma que satisfizesse nossos critérios de fidedignidade. Escolhemos, para esse artigo, analisar os jogadores individualmente, selecionando para essa análise os jogadores de cada equipe que participaram em mais jogadas em cada uma das cinco posições da linha ofensiva: left tackle, left guard, center, right guard e right tackle.

5 – Atlanta Falcons

Left tackle: Jake Matthews

Left guard: Andy Levitre

Center: Michael Person

Right guard: Chris Chester

Right tackle: Ryan Schraeder

Comandada por Ryan Schraeder, a linha ofensiva de Atlanta surpreendeu em 2015. Com uma ênfase maior na técnica e no refinamento do que no tamanho, o grupo se ajustou perfeitamente ao esquema de zone blocking de Kyle Shanahan. A equipe foi a que melhor realizou bloqueios de segundo nível na temporada passada, infernizando a vida dos linebackers adversários. Essa atuação foi fundamental para que o running back Devonta Freeman finalmente demonstrasse seu talento entre os profissionais.

O único ponto fraco da unidade foi o center Michael Person, que esteve entre os piores titulares de sua posição na liga em 2015. Para essa temporada, entretanto, os Falcons trouxeram um reforço de peso para a posição em Alex Mack. Provavelmente veremos boas coisas desse grupo em 2016.

4 – Carolina Panthers

Left tackle: Michael Oher

Left guard: Andrew Norwell

Center: Ryan Kalil

Right guard: Trai Turner

Right tackle: Mike Remmers

O segredo para o sucesso de um jogo corrido? Impedir que seu running back seja parado antes da linha de scrimmage e uma boa contenção de linebackers no segundo nível, para que ele possa explodir pro campo aberto. E foi isso que a linha de Carolina fez, se posicionando entre as oito melhores da NFL nessas duas categorias. O veterano Jonathan Stewart teve sua melhor temporada desde 2009 e Cam Newton marcou 10 touchdowns correndo com a bola, na maior parte das vezes em corridas curtas, seguindo os bloqueios de uma das melhores linhas ofensivas interiores – os guards e o center – da NFL.

A última lembrança que temos dessa unidade em jogadas de passe não é nada boa.  Von Miller e o resto da defesa dos Broncos fizeram o que queriam contra Michael Oher e Mike Remmers. No entanto, durante a temporada, a unidade se saiu muito bem protegendo Cam Newton. Oher, inclusive, se destacou neste aspecto, contribuindo muito pouco para o jogo corrido. Os dois tackles ainda são o ponto mais fraco dessa linha, mas a qualidade de seus dois guards e do center Ryan Kalil a torna extremamente eficiente no jogo corrido, que é, afinal de contas, o foco principal desse ataque.

3 – New Orleans Saints

Left tackle: Terron Armstead

Left guard: Tim Lelito

Center: Max Unger

Right guard: Jahri Evans

Right tackle: Zach Strief

Um dos três melhores jogadores de sua posição em 2015, Terron Armstead continua sua impressionante evolução na NFL. O jogador, que chegou à liga sendo considerado muito “cru”, tem melhorado a cada temporada e já se firmou como um dos principais jogadores de linha ofensiva da NFL. Isso foi refletido no contrato que recebeu do New Orleans Saints nessa offseason, que fez do jogador de apenas 24 anos o terceiro mais bem pago de sua posição. Mas não foi só a espetacular temporada de Armstead que coloca New Orleans na terceira posição. Evans, Unger e Strief também estão entre os 12 melhores de suas posições. E mesmo Tim Lelito, responsável pela maioria das pressões sofridas por Drew Brees, se saiu bem no jogo corrido. Nesse aspecto, esse conjunto se destacou em situações de pressão. A força e a agressividade desse grupo permitiu que os running backs da equipe obtivessem uma ótima taxa de sucesso em situações de terceira e quarta descidas para poucas jardas, assim como próximos da goal line.

Isso colocou New Orleans na sexta colocação da liga em touchdowns terrestres e na primeira em conversões de terceira e quarta descidas. Para 2016, a unidade não contará mais com o veterano Evans. Em seu lugar deve atuar Andrus Peat, escolha de primeira rodada do time no Draft 2015. Peatfoi selecionado como tackle, mas já foi improvisado como guard em alguns momentos da temporada passada e agora deve migrar de vez para a posição, até que Zach Strief se aposente.

2 – Oakland Raiders

Left tackle: Donald Penn

Left guard: Gabe Jackson

Center: Rodney Hudson

Right guard: J’Marcus Webb

Right tackle: Austin Howard

Lembra do segredo para um bom jogo corrido que citamos quando falando da linha do Carolina Panthers? Pois é, a linha de Oakland também esteve entre as oito melhores da liga nos dois quesitos. Ainda que o jogo corrido não tenha sido o destaque da equipe em 2015, é bom lembrar que o limitado Latavius Murray, por quem a própria diretoria de Oakland tem relutado em mostrar apoio, teve mais de 1.000 jardas terrestres.

É no jogo aéreo, entretanto, em que o grupo mais se destacou. Em uma divisão que conta com Von Miller, DeMarcus Ware, Justin Houston e Tamba Hali, a linha ofensiva dos Raiders tem sido fundamental no sucesso de Derek Carr. O jovem quarterback tem tido um ótimo início de carreira, e muito disso se deve à segurança oferecida por esse grupo de jogadores. Se você não acredita nisso, pesquise sobre a carreira do irmão de Derek, David Carr.

O único ponto fraco dessa linha ofensiva foi J’Marcus Webb. Ele foi o único que não esteve entre os 10 melhores de sua posição em 2015. Mas Reggie McKenzie resolveu esse problema muito efetivamente, trazendo o jovem Kelechi Osemele, destaque do Baltimore Ravens. Osemele já se mostrou um dos melhores jogadores de sua posição. Grandes feitos aguardam essa unidade em 2016.

1 – Dallas Cowboys

Left tackle: Tyron Smith

Left guard: Zack Martin

Center: Travis Frederick

Right guard: La’el Collins

Right tackle: Doug Free

Primeiro, terceiro, primeiro e oitavo. Essas foram as classificações de Smith, Martin, Frederick e Free nos rankings que fizemos para cada posição. Não é surpresa nenhuma que o Dallas Cowboys possua a melhor linha ofensiva de 2015. O mesmo já havia acontecido em 2014, e é possivel que se repita em 2016. O único jogador que não se destacou nesse grupo foi o calouro La’el Collins, mas ele estava se adaptando não só ao estilo de jogo da NFL, mas também à posição de guard, após atuar como tackle na universidade. Jovem e extremamente talentosa, essa linha ofensiva ainda estará entre as melhores da liga por um bom tempo. E é animador pensar que correndo atrás dela estará Ezekiel Elliott. Que a temporada 2016 comece logo!

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds