Por que os Broncos não são considerados favoritos ao Super Bowl em Las Vegas?

Para o fã casual da NFL, era de se esperar que o atual campeão do Super Bowl, que venceu 15 partidas de 19 disputadas, fosse um dos principais favoritos a vencer a temporada seguinte. Mas não para os especialistas das casas de aposta de Las Vegas. O site sports.bovada.lv, uma das principais referências em apostas no futebol americano, coloca o Denver Broncos como o sétimo time com mais chances de vencer o Super Bowl, empatado com o Cincinnati Bengals. Na SportingBet, talvez um dos sites que mais anunciam na TV esportiva brasileira, os Broncos são os oitavos – cada real apostado em Denver retorna 19 reais em caso de título.

Claro, isso não quer dizer que o sonho do bicampeonato está morto. O próprio Denver Broncos era considerados apenas o sexto favorito no começo da temporada passada, e seu oponente no Super Bowl, o Carolina Panthers, ocupava apenas a 23ª posição. Mas esse posicionamento reflete uma certa desconfiança dos especialistas – e até de parte da torcida dos Broncos – com algumas incertezas trazidas pela offseason da equipe.

As perdas da offseason

Não é nenhuma novidade ver um campeão do Super Bowl passar por um certo desmanche do elenco nos meses seguintes à vitória. A boa campanha que conduz ao título provoca a valorização do plantel, o que dificulta muito a renovação com jogadores cujos contratos terminaram.

O caso mais emblemático foi o do defensive tackle Malik Jackson. Apesar de não obter o mesmo reconhecimento que os companheiros Von Miller e DeMarcus Ware, Jackson foi um dos principais componentes do pass rush de Denver. A pressão criada por ele pelo interior do pocket, mesmo quando não convertida em sacks por ele mesmo, forçava o quarterback a se livrar rapidamente da bola, além de diminuir seus espaços para lançamentos. Isso quando o adversário não era forçado na direção dos pass rushers exteriores, que acabavam conseguindo o sack. Mas por mais importante que Malik Jackson fosse para o esquema defensivo dos Broncos, não houve muito o que o time pudesse fazer para retê-lo quando Jacksonville se interessou pelo jogador. Com muito mais espaço no salary cap, os Jaguars ofereceram um contrato avaliado em mais de 85 milhões de dólares. Denver não teve como competir.

Uma situação semelhante aconteceu com o linebacker Danny Trevathan. Umas das principais armas da equipe contra o jogo corrido, Trevathan trocou Denver por Chicago, e mesmo que seu contrato não tenha sido tão generoso quanto o de Jackson, ainda foi demais para os limites salariais dos Broncos. Ademais, em Chicago ele pode ser muito mais protagonista do que era em Denver.

O desmanche foi mais intenso, entretanto, na posição de quarterback. Com um decadente Peyton Manning se decidindo pela aposentadoria e seu aparente herdeiro Brock Osweiller preferindo defender o Houston Texans, o Denver Broncos se viu momentaneamente com apenas o desconhecido Trevor Siemian no elenco. John Elway se movimentou para mudar isso, mas as soluções encontradas não despertam muito otimismo para 2016. Esse desmanche, para quem acompanha a NFL há algum tempo, é comum em times que acabaram de vencer o Super Bowl. Para os Seahawks, Red Bryant e outros saíram da equipe após o título. Darrelle Revis saiu dos Patriots após o XLIX. Enfim, exemplos não faltam.

A situação da posição de quarterback

O favorito a iniciar a temporada como titular, no momento, parece ser o veterano Mark Sanchez. Vindo por troca com o Philadelphia Eagles, Sanchez se vê novamente em uma situação muito parecida com a do início de sua carreira, no New York Jets. Lá, carregado por uma ótima defesa, Sanchez conseguiu conduzir a equipe a duas finais de conferência consecutivas, mas suas limitações eram tão evidentes que ele acabou cortado da equipe mesmo assim. Em Philadelphia, Sanchez não teve uma defesa forte para lhe ajudar, e tampouco obteve algum sucesso.

Em Denver, além da já citada forte defesa, Sanchez terá o privilégio de trabalhar com a melhor dupla de wide receivers que já teve à sua disposição, em Emmanuel Sanders e Demaryius Thomas. Essa provavelmente será sua última oportunidade de tentar se provar como um quarterback titular de uma equipe da NFL. As chances, no entanto, não estão a seu favor. Tanto é, que os Broncos selecionaram na primeira rodada do Draft o jogador que, esperam, vai se tornar seu futuro quarterback: Paxton Lynch. Um prospecto intrigante, Lynch não se encontra ainda pronto para assumir um ataque profissional. A ideia é que ele possa passar seu primeiro ano aprendendo as nuances que faltam a seu jogo e, principalmente, trabalhar em sua precisão. Isso, é claro, vai depender da atuação de Sanchez. Caso ele não consiga demonstrar ao menos um nível mediano de competência, Gary Kubiak pode se ver forçado a escalar o calouro antes do desejado.

A briga pelo Super Bowl em 2016

Ainda que todos esses desfalques tenham enfraquecido a equipe campeã de 2015, as chances do Denver Broncos conquistar o Super Bowl não são muito diferentes do que eram na temporada passada. Sua defesa continua sendo uma das mais fortes – se não a mais forte – da NFL e seus quarterbacks de 2015, tanto Peyton Manning quanto Brock Osweiller, atuaram no geral em um nível muito abaixo do esperado de um campeão de Conferência.

A NFL, entretanto, é uma liga muito equilibrada. Isso faz com que, historicamente, bicampeões sejam algo raro. Desde 1967, o primeiro Super Bowl, isso aconteceu apenas 8 vezes. A última equipe a conseguir a façanha foi o New England Patriots, nas temporadas de 2003 e 2004. Dados históricos não definem campeões, mas servem como indício de que a tarefa do Denver Broncos pode, como Las Vegas  espera, realmente ser bem complicada.

Confira abaixo a listagem das equipes em ordem de probabilidade de vencer o Super Bowl, de acordo com Bovada:

   
EQUIPE COLOCAÇÂO
New England Patriots
Seattle Seahawks
Pittsburgh Steelers
Green Bay Packers
Carolina Panthers
Arizona Cardinals
Denver Broncos
Cincinnati Benglas
Minnesota Vikings
Dallas Cowboys
Indianapolis Colts 11º
Kansas City Chiefs 11º
New York Giants 11º
Oakland Raiders 11º
Houston Texans 15º
Baltimore Ravens 15º
Washington Redskins 17º
New York Jets 18º
Atlanta Falcons 18º
Chicago Bears 18º
Philadelphia Eagles 18º
Jacksonville Jaguars 18º
Buffalo Bills 18º
Los Angeles Rams 24º
Miami Dolphins 24º
San Diego Chargers 24º
Detroit Lions 24º
New Orleans Saints 24º
Tennessee Titans 29º
Tampa Bay Buccaneers 30º
San Francisco 49ers 30º
Cleveland Browns 30º

 

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds