Dropback, 1970: NFL inova e teremos jogos na segunda-feira à noite

“New York, 1970 – O comissário da NFL, Pete Rozelle, anunciou hoje uma grande novidade para a liga na próxima temporada. Rozelle chegou a um acordo com a rede de televisão ABC para a transmissão de jogos nas noites de segunda-feira. Este era um plano antigo da liga, que realizou jogos experimentais neste horário desde 1964. A partir de agora, com o acordo entre a NFL e a ABC, em todas as semanas teremos um jogo na segunda, fechando a rodada. Fez todo sentido: dentre as grandes emissoras (ABC, NBC e CBS) apenas a primeira não tinha pacote para transmitir jogos de futebol americano profissional.

O produtor da ABC, Roone Arledge, prometeu revolucionar as transmissões esportivas no Monday Night Football (nome oficial do novo programa). Entre as inovações prometidas encontram-se a utilização do dobro de câmeras para a transmissão, além de replay instantâneo das jogadas mais importantes. Finalmente, Arlegde anunciou que, para comandar o programa, estarão presentes Keith Jackson, Howard Cosell e o ex-quarterback do Dallas Cowboys, Don Meredith.

Já podemos adiantar que o primeiro jogo do Monday Night Football acontecerá no dia 21 de setembro deste ano, no Cleveland Municipal Stadium, onde o Cleveland Browns receberá o New York Jets. Veremos então se os Browns conseguirão parar o ataque dos Jets, comandado pelo quarterback Joe Namath. Além disso, começaremos a descobrir se a inovação de Pete Rozelle alcançará a repercussão e audiência desejadas.”

A coluna “Dropback” é uma das metas que já foi batida no nosso programa de Sócios e Benefícios para os leitores. Ainda há muitas outras metas a serem batidas! Quer nos ajudar a produzir ainda mais conteúdo para você? Saiba mais clicando aqui

____________________

Daqui de 2016 podemos facilmente constatar que a novidade trazida por Pete Rozelle para a NFL foi um estrondoso sucesso. Logo em sua primeira temporada, os números de audiência do Monday Night Football foram muito altos. A ideia do comissário da liga de ocupar um horário relativamente vazio com um jogo de futebol americano já vinha sendo desenvolvida há algum tempo. Em 1964, houve o primeiro jogo da história da NFL realizado em uma segunda-feira à noite, entre Green Bay Packers e Detroit Lions. Vários outros jogos aconteceram neste horário nos anos subsequentes, mas a revolução viria com a criação do Monday Night Football.

O programa da ABC, desenvolvido pelos produtores Roone Arlegde e Chet Forte, mudou a maneira de se cobrir esportes na televisão. Com o aumento do número de câmeras de transmissão, gerando ângulos diferentes da ação no campo, além do uso do replay, os telespectadores passaram a assistir outro jogo. Além disso, o próprio estilo de transmissão era muito diferente do padrão da época. Howard Cosell, principalmente, adicionava um caráter opinativo (e muitas vezes polêmico) às narrações e comentários, e toda a equipe buscava dar um tom de entretenimento ao programa. Uma das marcas registradas do Monday Night Football, desde o início em 1970 até hoje, 46 anos depois, é a música-tema. Heavy Action, composta por Johnny Pearson, abre as transmissões de segunda à noite. Ao ouvir mentalmente a melodia, é impossível não pensar em futebol americano.

(Nesse momento em que o início da temporada ainda parece tão distante, ouvir essa música traz até um alento. Aperte o play aí no vídeo embaixo e sonhe um pouquinho com a NFL, que logo ela está de volta…)

Outro aspecto importante do Monday Night Football era a transmissão ao vivo para todo o país, em televisão aberta. Desta forma, era o jogo de destaque da rodada, aquele que seria comentado por todos no dia seguinte. O interesse gerado foi enorme, fazendo do Monday Night Football o programa regular de maior audiência da televisão americana.

Curiosidades

Já no segundo ano de existência do programa, houve uma mudança da equipe de transmissão. Frank Gifford substituiu Keith Jackson. Gifford ocupou um lugar na cabine de 1971 a 1998, tendo sido quem fez parte por mais tempo do Monday Night Football. Mas alguns de seus colegas de cabine não tinham o profissionalismo de Frank Gifford. Rumores sugerem que Howard Cosell fez transmissões embriagado, enquanto Don Meredith fez referências ao seu uso de maconha durante uma partida em Denver (afirmando “estamos na cidade a uma milha de altura, e eu também! – em inglês, “Mile High” especificamente pode indicar que você está muito “chapado”). Apesar disso, Cosell e Meredith permaneceriam nas transmissões de segunda à noite até 1983 e 1984, respectivamente.

Um dos momentos mais marcantes da história do Monday Night Football aconteceu em 8 de dezembro de 1980, durante uma partida entre o Miami Dolphins e o New York Jets. Howard Cosell trouxe a notícia do assassinato de John Lennon para o país, com uma frase que ficaria gravada na história da televisão nos EUA.

“Sim, nós temos que dizer. Lembrem-se, este é só um jogo de futebol, independente de quem ganhar ou perder. Uma tragédia inimaginável foi confirmada para nós pela ABC News em New York: John Lennon, do lado de fora do seu edifício no West Side, o mais famoso, talvez, de todos os Beatles, levou dois tiros nas costas, levado ao Roosevelt Hospital, morto… ao… chegar.”

Nos anos subsequentes, chegaria ao Monday Night Football outra figura marcante: o narrador Al Michaels. Michaels permaneceria no comando da transmissão até 2005, se firmando como um dos mais importantes narradores esportivos dos Estados Unidos. No período final de Al Michaels no Monday Night Football, ele dividiria a cabine com John Madden, o grande técnico dos Raiders, que cede seu nome ao famoso jogo Madden NFL. Michaels e Madden fizeram uma dupla de grande destaque no últimos anos do programa na ABC.

Logo depois, quem entraria na brincadeira seria o cantor country Hank Williams Jr., com uma versão de sua música “All My Rowdy Friends Are Coming Over Tonight”, que ocuparia durante muitos anos um lugar de destaque no programa. Quem já acompanha a NFL há algum tempo certamente conhece o trecho da música que pergunta “Are you ready for some football!!??”. A música foi retirada apenas em 2011, depois que Williams, em uma entrevista na televisão, comparou o presidente Barack Obama a Hitler. A ESPN (já dona dos direitos de transmissão nesse momento) optou por não manter relações comerciais com o cantor.

Falando nisso, em 2005, após 35 anos na ABC, o Monday Night Football saiu da televisão aberta, mas continuou batendo recordes de audiência na televisão a cabo. Comandando a transmissão de 2005 até 2015 esteve Mike Tirico, mais recentemente acompanhado por Jon Gruden.

Jogos Históricos

21 de setembro de 1970 – Cleveland Browns 31 x 21 New York Jets

No primeiro Monday Night Football da história, os Browns fizeram valer seu mando de campo e derrotaram os Jets de Joe Namath. A grande audiência e repercussão do jogo já indicavam o grande futuro das partidas de segunda-feira à noite.

17 de outubro de 1983 – Green Bay Packers 48 x 47 Washington

Jogo com maior número de pontos anotados na história do Monday Night Football

24 de outubro de 1983 – New York Giants 20 x 20 St. Louis Cardinals

Único empate na história do Monday Night Football

18 de novembro de 1985 – Washington 23 x 21 New York Giants

Neste jogo, os múltiplos ângulos de câmera e replays instantâneos contribuíram de forma negativa para o legado do Monday Night Football. O linebacker Lawrence Taylor, dos Giants, derrubou o quarterback adversário, Joe Theismann, que teve sua perna quebrada no lance. Os replays mostraram em câmera lenta a fratura exposta que encerrou a carreira do quarterback, gerando mal estar em boa parte dos telespectadores.

02 de dezembro de 1985 – Miami Dolphins 38 x 24 Chicago Bears

Maior audiência da história do Monday Night Football. Além disso, foi a única derrota dos Bears naquela histórica temporada, gerando o tradicional estouro do champagne pela equipe dos Dolphins de 1972 (única equipe que venceu o Super Bowl de maneira invicta). Cabe ressaltar também a performance do quarterback Dan Marino, não apenas neste jogo, mas em toda sua carreira no Monday Night Football. Ainda que muitos dos recordes que Marino possuía tenham sido quebrados por quarterbacks como Brett Favre e Peyton Manning, as marcas de Dan Marino no Monday Night Football seguem imbatíveis (maior número de passes completos, jardas, touchdowns e vitórias)

23 de outubro de 2000 – New York Jets 40 x 37 Miami Dolphins

O “Monday Night Miracle” foi uma das mais memoráveis partidas da história da liga. Perdendo por 30 x 7 no último quarto, os Jets, liderados pelo quarterback Vinny Testaverde, conseguiram chegar ao empate, conquistando a vitória na prorrogação.

22 de dezembro de 2003 – Green Bay Packers 41 x 7 Oakland Raiders

Um dia depois da súbita morte de seu pai, o quarterback Brett Favre teve uma das maiores performances de sua carreira. Lançando para quatro touchdowns, Favre dominou os Raiders em Oakland, sendo inclusive aplaudido pela torcida local.

25 de setembro de 2006 – New Orleans Saints 23 x 3 Atlanta Falcons

Na reabertura do Superdome após os estragos causados pelo furacão Katrina, os Saints conquistaram uma surpreendente e emocionante vitória sobre os Falcons. Nada foi mais marcante que o punt bloqueado por Steve Gleason, lance que virou estátua na porta do estádio. Gleason, atualmente, segue emocionando na sua luta contra a doença degenerativa ALS (esclerose lateral amiotrófica).

24 de setembro de 2012 – Seattle Seahawks 14 x 12 Green Bay Packers

No último segundo do jogo, o passe de Russell Wilson chegou a endzone, sendo agarrado ao mesmo tempo pelo recebedor Golden Tate e pelo safety M.D. Jennings. Teoricamente, recepção simultânea significaria interceptação… mas não para os árbitros substitutos, que cobriam a greve dos oficiais. Foi marcado o touchdown, que deu a vitória aos Seahawks e encerrou um dos mais controversos jogos da história do Monday Night Football. Para sempre, este jogo ficaria conhecido como “Fail Mary”.

Monday Night Football… no Brasil?!

Mais ou menos. A CBF anunciou que, durante a temporada 2016 do Campeonato Brasileiro de futebol, haverá jogos nas segundas à noite. Ainda que o horário (20h) seja interessante para estimular a presença do torcedor no estádio, as semelhanças com o Monday Night Football acabam por aí.

A estratégia de Pete Rozelle foi criar um jogo único, na televisão aberta, para aumentar o acesso ao esporte e à liga, fazendo deste o principal evento da rodada. Já no Campeonato Brasileiro, é mais uma partida acessível pela televisão apenas para quem tem pacotes de pay per view. Ainda não temos no campeonato brasileiro nenhum horário em que um jogo único seja transmitido para todo o país em televisão aberta. A relação de extrema dependência das equipes de futebol com a única emissora que transmite o campeonato faz com que, nesse momento, pareça impossível mudar o padrão de transmissões regionalizadas na televisão aberta. Quem sabe, no futuro, possamos ter de fato um equivalente ao Monday Night Football no esporte brasileiro.

Um legado ainda em construção

Já com 46 anos de história, o Monday Night Football mudou, mas segue sendo uma das marcas mais importantes da NFL. Mesmo em televisão fechada, segue com ótimos índices de audiência e repercussão. E, cada vez mais, vai acrescentando novos momentos memoráveis àqueles que citamos acima. Que tenhamos uma temporada 2016 cheia de jogos emocionantes e de qualidade na segundas à noite. A música já não faz mais parte da transmissão, mas ainda dá pra dizer “I’m ready for some football!!!”.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds