Pelo risco de lesões, a melhor coisa que os Bears fizeram foi não ceder com Jeffery

O Chicago Bears não conseguiu chegar a um acordo com seu principal recebedor, Alshon Jeffery. Desta forma, Jeffery jogará a temporada 2016 sob o contrato da franchise tag – que para wide receivers é de 14,6 milhões de dólares – e em tese se tornará um free agent em 2017  (caso o time não renove com ele antes de março). Os Bears e o jogador estiveram em negociações durante toda a intertemporada, mas não conseguiram chegar a um acordo.

Leia aqui todos os textos sobre a Franchise Tag em 2016

Os rumores dizem que o agente de Jeffery queria um contrato similar aos assinados em 2015 por Dez Bryant e Demaryius Thomas, algo em torno de 70 milhões, com duração de cinco anos. Ryan Pace, general manager de Chicago não está disposto a oferecer um contrato desse tipo – pelo menos não agora – e ele está coberto de razão. Explicamos;


//

Não entenda mal. Alshon Jeffery é um excelente jogador. Com 1,90m e 98 kg, o wide receiver é um especialista em usar seu corpo para vencer as disputas com seus marcadores. Quando a bola está em disputa no ar, é quase certo que Jeffery ficará com ela. Aliado a isso, o recebedor ainda apresenta boa agilidade, rapidez e habilidade em conseguir separação dos defensores em rotas curtas. Sua velocidade final não é nada impressionante, mas Alshon não precisa dela para vencer em rotas longas, preferindo utilizar seu tamanho e impulsão para pegar a bola em seu ponto mais alto. O problema é que resta a dúvida de como ele se sairá no papel do principal wide receiver da equipe.

Em 2013, sua melhor temporada até o momento, Jeffery foi brilhante, transformando 89 recepções em 1.421 jardas e 7 touchdowns. Naquele ano, no entanto, Brandon Marshall era o foco principal das marcações duplas adversárias, o que facilitou bastante a vida de Alshon Jeffery. Em 2015, com a saída de Marshall, Jeffery teve a oportunidade de provar que ele poderia ser o recebedor principal do ataque dos Bears, mas uma série de lesões o afastou de sete das 16 partidas disputadas pela equipe. Quando esteve em campo, ele se saiu muito bem no papel, sendo considerado o terceiro melhor jogador da posição pelo site Pro Football Focus nas partidas que disputou, atrás apenas de Antonio Brown e Julio Jones. Em 10 jogos, Jeffery recebeu 54 passes, para 807 jardas e 4 touchdowns.  Mas a diretoria de Chicago quer que ele prove que é capaz de repetir essa performance por uma temporada inteira. Que ele fique saudável uma temporada inteira. Para um contrato longo com dinheiro garantido, isso é importante.


//

Alshon tem se mostrado tranquilo com as negociações, e diz que não vê problemas em disputar essa temporada sob o contrato da franchise tag. Isto demonstra que o jogador confia em seu talento e se sente capaz de jogar no mesmo nível dos principais recebedores da liga – mais ou menos o que Kirk Cousins fez em Washington. Caso isto realmente se concretize, ele conseguirá em 2017 o contrato que deseja, seja em Chicago ou em outra cidade. Se ele realmente ficasse disponível no mercado como free agent, choveriam propostas de times desesperados por um jogador dominante na posição. Mas é pouco provável que os Bears permitam que isto aconteça, negociando uma extensão de contrato nos meses que antecedem a abertura do mercado. E se Kevin White, que fará em 2016 sua estréia na NFL, demonstrar ser um jogador digno da posição em que foi selecionado no Draft, Chicago poderá ter uma das melhores duplas de wide receivers da liga por muitos anos.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds