Os 5 Sunday Night Football mais interessantes de 2016

Faltando menos de 50 dias para o inicio da temporada 2016 da NFL, cresce a expectativa para os confrontos que vão se desenrolar pelos próximos meses. Cada dúvida, cada pergunta feita durante a intertemporada finalmente será respondida no lugar mais importante: dentro de campo. Dentre os jogos que geram maior expectativa, sempre estão várias das partidas do Sunday Night Football. Depois de toda uma tarde vendo jogos, às vezes vários ao mesmo tempo, olhando um pouquinho aqui, um pouquinho ali, chega aquele que tem a missão de fechar o dia com chave de ouro.

Leia também: Sunday Night Football terá uma nova música de abertura.

Por ser um jogo único que ocupa o horário, além de ser transmitido nacionalmente nos EUA (e aqui também, na ESPN e no Esporte Interativo), a NFL sempre marca alguns confrontos muito interessantes e esperados para o Sunday Night Football. Hoje, aqui no Pro Football, vamos destacar os cinco jogos de domingo à noite mais interessantes  desta próxima temporada. Todos são confrontos entre equipes de quem muito se espera em 2016. Falaremos um pouco sobre as questões que permeiam estes jogos a seguir.

11/09 – Semana 2 – Green Bay Packers x Minnesota Vikings


Na semana 17 da temporada passada, Packers e Vikings se enfrentaram no Lambeau Field, em partida que valia o título da Divisão Norte da Conferência Nacional. Os Vikings conquistaram a vitória e a divisão, tirando o título dos favoritos Packers.

Em 2016, o mesmo confronto deve seguir determinando o vencedor da divisão. Green Bay, muito por contar com o quarterback Aaron Rodgers, sempre entra como um dos favoritos, não apenas da divisão, como de toda a NFL. Apesar disso, Rodgers teve um ano ruim (pelo menos para seus padrões) em 2015. A expectativa é de recuperação do ataque dos Packers em 2016, principalmente com o retorno do wide receiver Jordy Nelson, que perdeu toda a temporada passada por contusão. Outro ponto de dúvida em 2016 para os Packers é sobre a forma física do running back Eddie Lacy. Após ter jogado em 2015 acima do peso, existe a pressão sobre o running back para que ele melhore sua silhueta (e o desempenho também).

Ainda assim, é impossível negar que os Vikings estão em ascensão. Desde a chegada do técnico Mike Zimmer, em 2014, Minnesota vem melhorando seu desempenho. Com a chegada do quarterback Teddy Bridgewater no draft de 2014, além do retorno da superestrela Adrian Peterson, após um ano de suspensão, em 2015, a equipe mostrou que tem nível pra brigar de igual para igual com os Packers. Com a evolução do wide receiver Stefon Diggs, além da chegada do calouro Laquon Treadwell, também recebedor, espera-se que Bridgewater consiga dar o salto necessário para se consolidar como um franchise quarterback.

Para acrescentar ainda mais interesse a este jogo, o confronto marcará a inauguração do novo estádio dos Vikings, o US Bank Stadium. Certamente, Minnesota tentará mostrar que é a nova potência da divisão, enquanto Green Bay vai tentar “batizar” o novo estádio do rival.

23/10 – Semana 7 – Seattle Seahawks x Arizona Cardinals


Assim como o confronto anterior, Seahawks e Cardinals brigam pela hierarquia dentro de sua divisão, a Divisão Oeste da Conferência Nacional. Em 2015, Arizona se manteve muito forte durante toda a temporada, conquistando o titulo da divisão e segurando a intensa reação dos Seahawks na segunda metade do ano, quando Russell Wilson elevou sua performance a um patamar muito alto.

Os Seahawks têm apresentado, desde a conquista do Super Bowl há dois anos, uma mudança em seu perfil. Se antes a equipe era definida por sua defesa, talvez hoje o ataque comandado por Russell Wilson seja a unidade mais forte. A evolução do quarterback, além do crescimento dos recebedores Doug Baldwin e Tyler Lockett, prometem fazem com que a potência ofensiva de Seattle aumente ainda mais. Isto sem contar com o tight end Jimmy Graham, que pouco fez em 2015, mas que ainda pode ter muito a mostrar. Claro que a equipe tem também que lidar com a ausência do agora aposentado Marshawn Lynch, ainda que seu substituto Thomas Rawls tenha ido muito bem.

Para Arizona, a pergunta é se o quarterback Carson Palmer conseguirá manter em 2016 a boa atuação que teve em 2015. Os Cardinals seguem contando com recebedores de qualidade e um jovem running back com grande potencial em David Johnson, mas dependerá de Palmer e evolução da equipe nesta temporada.

O embate, além de significar muito para a disputa dentro da divisão, pode ser encarado sob o ponto de vista estratégico também. A defesa de Seattle (“The legion of Boom”) vem de uma temporada mediana, mas segue contando com estrelas como Richard Sherman e Earl Thomas. Certamente essa defesa buscará parar o ataque de Arizona, que dominou em 2015 com um sistema baseado em esticar o campo verticalmente, com passes longos como base do esquema ofensivo da equipe. Certamente, é mais um confronto que promete muito.

24/11 – Semana 13 – Pittsburgh Steelers x Indianapolis Colts

Steelers e Colts são equipes em posições muito diferentes no momento. Enquanto Pittsburgh busca mais uma chance de brilhar na pós-temporada com o já veterano Ben Roethlisberger, Indianapolis, com Andrew Luck de contrato renovado, quer retomar o caminho aparentemente perdido no último ano.

Os Steelers tiveram em 2015 um dos ataques mais potentes da NFL, baseado em um jogo de passes longos, esticando verticalmente a defesa adversária. Com “Big Ben” e o wide receiver Antonio Brown, a equipe deve se manter forte no ataque. Na semana 13, LeVeon Bell já terá retornado de sua suspensão de 4 jogos. O mesmo não acontecerá com o wide receiver Martavis Bryant, suspenso por toda a temporada. Entretanto, é provável que o maior empecilho para a evolução de desempenho dos Steelers seja a defesa. Caso a equipe não evolua neste aspecto, particularmente no pass rush, é difícil imaginar uma temporada realmente bem-sucedida.

Leia também: Thursday Night: Twitter venceu concorrência para transmitir jogos de quinta da NFL em 2016

Os Colts provavelmente ainda se perguntam: o que aconteceu com Andrew Luck em 2015? O quarterback teve sua pior temporada na liga. Ainda assim, a equipe renovou seu contrato, com valores milionários. A confiança em Luck é justificada, mas a equipe precisa de melhora em outros aspectos. Muito do desempenho ruim de Luck em 2015 pode ser relacionado à péssima atuação de sua linha ofensiva. A equipe já mostra sua disposição em melhorar a proteção de Luck com a seleção do center Ryan Kelly na primeira rodada do draft.
Ainda que as equipes estejam em momentos distintos, o confronto atrairá a atenção de todos os fãs da NFL.

04/12 – Semana 14 – Carolina Panthers x Seattle Seahawks

Esse jogo repete a vitória de Carolina nos playoffs de divisão da temporada passada. Mas, tão ou mais importante para Carolina, foi o jogo de temporada regular entre as duas equipes. Neste dia, jogando em Seattle, os Panthers conseguiram a virada na última campanha, mantendo a invencibilidade e abrindo caminho para a campanha que culminaria com o domínio da Conferência Nacional.

Outro fator de interesse sobre este jogo é mais um confronto entre dois dos melhores quarterbacks jovens da NFL: Russell Wilson, de quem já falamos acima, e o MVP Cam Newton.
Além de contar com Newton, Carolina mantém uma forte defesa, liderada pela poderosa linha defensiva, com destaque para o defensive tackle Kawann Short. Uma dúvida sobre a equipe para 2016, é sobre a recomposição da secundária após a conturbada saída do cornerback Josh Norman. Ainda assim, é de se esperar que os Panthers se mantenham como um dos favoritos ao título.

O duelo entre os quarterbacks sempre a atenção, mas é certo que esta partida terá muito mais a oferecer.

11/12 – Semana 15 – Dallas Cowboys x New York Giants

Ano passado, a Divisão Leste da Conferência Nacional foi uma das mais disputadas (e mais fracas) da liga. Mas, independente do desempenho das equipes, esta divisão sempre conta com o maior “hype” da NFL. Seja pela grande popularidade de suas equipes, ou pelo tamanho dos mercados, tudo que acontece na NFC East gera grande repercussão.



Giants e Cowboys se enfrentarão já em um momento decisivo da disputa por vagas nos playoffs e pelo título da divisão. Certamente muitas das dúvidas sobre o desempenho das duas equipes já terão sido respondidas, mas, olhando à distância, podemos imaginar muito do que será capaz de definir esse confronto.

No caso dos Cowboys, o que mais chama a atenção é a discrepância entre ataque e defesa. Mantendo a melhor linha ofensiva da liga, além de contar com o retorno do quarterback Tony Romo e com a chegada do running back calouro Ezekiel Elliott, espera-se que Dallas conte com um dos ataques mais potentes da liga. Já no lado da defesa, uma unidade já fraca agora sofre com as suspensões de alguns de seus principais jogadores, como Rolando McClain, DeMarcus Lawrence e Randy Gregory. O equilíbrio entre as duas unidades será crucial para determinar o sucesso (ou não) dos Cowboys na temporada que se avizinha.

Já os Giants, apesar da troca de técnico, seguem na velha sina: que versão do quarterback Eli Manning aparecerá nesta temporada? O quarterback decisivo, capaz de jogadas incríveis nos momentos mais importantes, ou o rei das interceptações? Sob o comando do novo técnico Ben McAdoo, os Giants devem reforçar a tendência do foco em passes curtos e intermediários, intercalados com a eventual “bomba” para aproveitar a velocidade de Odell Beckham Jr.

Na semana 15, quando Giants e Cowboys se enfrentarem, já saberemos o que deu certo ou não para as duas equipes. Mas a rivalidade, associada à provável disputa pela supremacia na divisão é vaga nos playoffs, faz desse jogo um programa imperdível. Este é um jogo que pode “cair” e ser trocado por outro caso não tenha implicações na briga por pós-temporada ao final de 2016. No entanto, com a NFC East completamente aberta, optamos por listá-lo aqui.

Esses cinco talvez sejam os mais interessantes da seleção do Sunday Night Football em 2016, mas é fato que todos seguem como programas imperdíveis para todos nós nesta próxima temporada, dado que o SNF, em tese, é sempre o jogo mais importante da rodada – sobretudo na reta final.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds