Previsões 2016: Contusão de Bridgewater abre caminho para o retorno dos Packers ao topo da NFC North

Em 2015, depois de um período marcado pelo domínio do Green Bay Packers na Divisão Norte da Conferência Nacional, o Minnesota Vikings conquistou o título. De maneira marcante, o triunfo na divisão foi conquistado em um confronto direto contra os Packers, no Sunday Night Football da Semana 17, em pleno Lambeau Field.

Agora em 2016, essa disputa entre Vikings e Packers que parecia destinada a se repetir foi abruptamente alterada pela grave contusão do quarterback Teddy Bridgewater. Bridgewater, que após sua contusão no joelho estará fora de toda a temporada 2016, será substituído, provavelmente, por Sam Bradford, que chegou aos Vikings após troca com o Philadelphia Eagles.

Ainda que Bradford possa ter um bom desempenho no fim das contas, sua chegada caindo de paraquedas em Minnesota deve culminar em um período de adaptação, o que por sua vez provavelmente impactará o resultado final da equipe. Ninguém aprende o playbook da noite para o dia, afinal.

Assim, os Packers voltam a assumir a condição de principais favoritos ao título da divisão. Com o retorno de Jordy Nelson, o poderoso ataque de Green Bay deverá novamente estar entre os melhores da liga, sempre liderado pelo quarterback Aaron Rodgers. O resto da divisão ainda apresenta certos problemas. Os Bears tem questionamentos na secundária – tal qual no ano passado – conquanto tenham arrumado um pouco o front seven. Os Lions também têm problemas – notoriamente o jogo terrestre e a vida pós-Calvin Johnson.

Falemos mais um pouco dos quatro times da NFC North.

Com calendário mais fácil da NFL e elenco saudável, Packers despontam como favoritos em 2016

Em toda última década (e até antes disso, se voltarmos à Era Favre), o Green Bay Packers tem sempre começado a temporada como um dos favoritos ao título da divisão. Foi o mesmo em 2015. Entretanto, a sorte da equipe começou a mudar ainda na pré-temporada daquele ano, com a contusão do wide receiver Jordy Nelson. Sem Nelson, o ataque aéreo dos Packers se enfraqueceu consideravelmente, não mantendo o nível nem mesmo contando com Aaron Rodgers na posição de quarterback. Os Packers chegaram nos playoffs, mas muito por conta de um improvável (e inesquecível) Hail Mary contra Detroit.

Agora, em 2016, os “reforços” de Green Bay já estavam em casa. O retorno de Nelson, aparentemente totalmente recuperado da contusão, faz com que os Packers contem com a recuperação do ataque aéreo da equipe. Além disso, o running back Eddie Lacy, que recebeu uma “bronca” do técnico Mike McCarthy por estar acima do peso em 2015, parece ter chegado em 2016 em melhor forma. Finalmente, a jovem secundária da equipe pode evoluir bastante nesta temporada, sendo mais um ponto forte do time.

Ainda assim, como dissemos acima, talvez o acontecimento mais importante para Green Bay, dentro da divisão, tenha sido a contusão de Teddy Bridgewater. O prejuízo para os Vikings faz com que os Packers assumam sozinhos a condição de favoritos ao título da divisão em 2016.

Mesmo sem Bridgewater, ainda temos que levar os Vikings a sério na NFC North

O Minnesota Vikings, campeão da divisão em 2015, esperava uma evolução ainda maior neste ano, particularmente no ataque. Afinal, mais um ano de desenvolvimento para Teddy Bridgewater e Adrian Peterson ainda em ótima forma, além dos jovens wide receivers Laquon Treadwell (calouro) e Stefon Diggs. Entretanto, a grave contusão no joelho do quarterback alterou as perspectivas da equipe.

Contando com a forte defesa montada pelo técnico Mike Zimmer, a direção da equipe ainda confia em um bom desempenho em 2016, mesmo sem Bridgewater. Tanto que pagou um alto preço (duas escolhas no draft, sendo uma de primeira rodada) para os Eagles pelo quarterback Sam Bradford.

Bradford é um bom quarterback, mas sem experiência no sistema do coordenador ofensivo Norv Turner. Ainda não se sabe se Bradford será titular desde o início ou se terá um período de adaptação ao novo time, com a posição sendo ocupada por Shaun Hill. De qualquer forma, é se esperar oscilações no desempenho da equipe, principalmente no início da temporada. Apesar disso, a força do elenco devem permitir que os Vikings briguem por uma vaga nos playoffs.

O que resultará do novo rebuild no Chicago Bears?

O Chicago Bears começa 2016 mirando alto. No segundo ano comandando a equipe, o técnico John Fox conta com grandes reforços no front 7. Com a seleção de Leonard Floyd na primeira rodada do draft, além da chegada, como free agents, dos linebackers Jerrell Freeman e Danny Travathan, a expectativa é que a equipe melhore muito seu desempenho defensivo. Já no ataque, paira a dúvida sobre o quanto fará falta o coordenador ofensivo Adam Gase, agora técnico principal em Miami. Sem Gase, é ainda mais difícil saber o que esperar do inconsistente Jay Cutler. Pelo menos os Bears poderão contar com o wide receiver Kevin White, que perdeu toda sua primeira temporada em 2015 devido à contusões.

É possível esperar um avanço de Chicago nesta temporada, particularmente no aspecto defensivo. Mas a irregularidade ofensiva provavelmente ainda estará no caminho da equipe, podendo frear a esperada progressão.

Detroit Lions e a vida pós-Megatron

Olhando para o Detroit Lions, é difícil não pensar em uma instituição confusa. Além dos resultados ruins nos últimos anos (ou décadas), as mudanças realizadas pela direção da equipe durante  e após a última temporada sugerem uma incerteza no caminho a seguir. A proprietária da equipe, Martha Ford, demitiu toda a direção da equipe, mas manteve o técnico Jim Caldwell. Resta saber quem toma as decisões sobre o elenco, se Caldwell ou o novo General Manager Bob Quinn.

Se fora do campo parece predominar um ambiente incerto, dentro de campo as dúvidas também predominam. Com a aposentadoria do principal jogador da equipe, o wide receiver Calvin Johnson, a pressão sobre o quarterback Matthew Stafford será ainda maior. Mesmo com a chegada de Marvin Jones, vindo de Cincinnati, a expectativa é que os Lions sintam muito a ausência de Megatron.

Apesar de alguns momentos marcantes em 2015, como a vitória contra os Packers em Green Bay (a primeira desde 1991), a perspectiva em 2016 não parece muito boa. É provável que vejamos os Lions dando um passo atrás neste ano, ocupando a “lanterna” da divisão.

Previsão de classificação para a NFC North em 2016

  1. Green Bay Packers
  2. Minnesota Vikings
  3. Chicago Bears
  4. Detroit Lions

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds