As 6 Melhores Atuações Individuais da História da NFL

Ver um atleta quebrar recordes e conseguir uma performance excepcional é sempre algo que agrada quem gosta de esportes, a menos, claro, que isso aconteça contra o time do seu coração. No último domingo, para alegria dos torcedores dos Falcons e de Josh Norman, Julio Jones destruiu a secundária de Carolina, tornando-se apenas o sexto homem da história a atingir a marca das 300 jardas recebidas em uma mesma partida. Por outro lado, nem precisamos dizer que os fãs dos Panthers não ficaram exatamente extasiados com a atuação do wide receiver.

Jones terminou o jogo com 12 recepções, 300 jardas aéreas, um touchdown e uma média de 25 jardas por recepção. Sério, o quarterback Matt Ryan não precisava nem rezar, era só jogar pro alto que a bola de algum jeito acabava caindo nas mãos do recebedor (“joga pro alto e reza” é só pra quem entende as referências). Esta foi a performance individual mais dominante da temporada até aqui e, como já dissemos, uma das melhores de todos os tempos.

Leia também: Os 5 Piores Quarterbacks da História da NFL

Motivados pelo grande feito de Julio, algo que com certeza não vemos todos os dias, preparamos um ranking com as seis maiores atuações individuais da história da NFL, levando em conta apenas o desempenho dos atletas durante uma única partida. Obviamente muita coisa boa ficou de fora, pois nosso recorte é pequeno e também seria impossível falar de tudo. Além do mais, optamos por não incluir quarterbacks ou defensores na lista – oportunidades para textos específicos sobre esses jogadores certamente aparecerão ainda neste ano. Ao invés disso, separamos três running backs e três wide receivers – Jones acabou ficando de fora da relação final. Confira.

#6 Calvin Johnson, WR – Lions vs. Cowboys – 2013

O recém-aposentado Calvin Johnson sem dúvida foi um dos wide receivers mais “apelões” dos últimos tempos. Lembra quando você estava perdendo no Winning Eleven de Playstation 1 e colocava o Roberto Carlos no ataque para virar o jogo? Então, Johnson era uma “apelação” mais ou menos desse nível contra defensores ruins. Além de ser alto e forte, Megatron também era rápido, corria rotas muito bem e tinha ótimas mãos para agarrar passes. Enfim, ele era quase imparável – e os Cowboys sentiram isso na pele há três anos.

Na semana 8 da temporada 2013, os Lions receberam e venceram Dallas por 31-30 após um emocionante final de jogo, em que o touchdown da vitória saiu a apenas 15 segundos do fim com uma corrida de uma jarda do quarterback Matthew Stafford. O grande destaque, entretanto, foi o dia monstruoso vivido por Johnson. Aproveitando-se da frágil defesa dos Cowboys, ele somou 14 recepções, 329 jardas aéreas e um touchdown – seu momento mais explosivo foi uma recepção de 87 jardas no primeiro quarto. Megatron ficou a apenas sete jardas aéreas de igualar o recorde histórico estabelecido por Flipper Anderson (falaremos mais sobre ele daqui a pouco).

#5 Cookie Gilchrist, RB – Bills vs. Jets – 1963

Voltando um pouco até o tempo do futebol americano em branco e preto, vale a pena destacarmos a atuação de Gilchrist diante dos Jets. Ex-estrela da Canadian Football League, o running back ganhou uma chance na finada AFL (American Football League) com o Buffalo Bills em 1962, sendo eleito o MVP da liga logo em seu ano de estreia. Uma temporada depois, mais precisamente no dia 8 de dezembro de 1963, ele teve a performance mais impressionante da carreira: 36 carregadas, 243 jardas e cinco touchdowns terrestres na vitória por 45 a 14 contra os Jets. Se convertermos estes números para pontuação de Fantasy, Cookie teria somado algo na casa dos 55 pontos.

Juntando as estatísticas de todos os times e jogadores da AFL e NFL até hoje, Gilchrist ainda está empatado com outros quatro atletas (James Stewart, Clinton Portis, Jim Brown e Ricky Watters) no topo do ranking de mais touchdowns terrestres anotados na mesma partida.

#4 Jimmy Smith, WR – Ravens vs. Jaguars – 2000

Jimmy Smith teve uma tarde espetacular contra os Ravens no duelo válido pela semana 2 da temporada 2000, sobretudo porque aquela defesa de Baltimore é considerada uma das melhores de todos os tempos. O wide receiver totalizou 15 recepções, 291 jardas e três touchdowns, sendo que as três pontuações vieram em recepções de 45, 43 e 40 jardas. Mesmo assim, Jacksonville saiu de campo derrotado por 39 a 36, sofrendo a virada a poucos segundos do fim.

Smith é um dos maiores nomes da curta história dos Jaguars (a equipe foi criada apenas em 1995). Ele detém todos os principais recordes aéreos da franquia, como recepções totais (862), jardas aéreas (12,287), touchdowns recebidos (69), mais jardas recebidas em uma única temporada (1,636) etc. O confronto com Baltimore foi seu momento de maior destaque individual na NFL.

#3 Flipper Anderson, WR – Saints vs. Rams – 1989

Embora tenha sido um personagem importante do ataque dos Rams no final da década de 1980, Willie “Flipper” Anderson nunca foi uma superestrela do futebol americano. Contudo, o wide receiver tem a honra de possuir o recorde de mais jardas recebidas no mesmo jogo (336). O feito aconteceu na semana 12 de 1989, fora de casa, contra os Saints – New Orleans pelo jeito conta com uma dinastia de péssimas defesas há bastante tempo. Além das 336 jardas, Flipper atingiu a marca das 15 recepções e anotou um touchdown, o qual empatou a partida no último quarto e levou o confronto para a prorrogação. No final, Los Angeles venceu por 20 a 17.

#2 Adrian Peterson, RB – Vikings vs. Chargers – 2007

Por falar em jogadores “apelões”, o que dizer de Adrian Peterson conseguindo discutivelmente a melhor partida da história por um running back logo em sua temporada de calouro? Ele simplesmente destruiu a defesa dos Chargers na semana 9 de 2007: 30 carregadas, 296 jardas (média de 9,8 jardas por tentativa) e três touchdowns. E olha que San Diego não era um time qualquer, haja vista ter chegado à Final de Conferência naquele ano.

A maior parte do show de Peterson ficou reservada para a segunda etapa, quando ele somou 253 jardas e entrou na end zone com corridas de 64 e 46 jardas. Sua atuação monstruosa lhe assegurou o recorde da NFL de jardas terrestres em uma única partida e tempo de jogo. O resultado final foi um mero detalhe, mas, se você quiser saber, Minnesota venceu por 35 a 17.

# 1 – Gale Sayers, RB – Bears vs. 49ers – 1965

Encerrando a lista, temos uma outra lenda da época do futebol americano em preto e branco, Gale Sayers. Estrela na universidade de Kansas, o ágil e “dibrador” running back/retornador foi draftado por times tanto da NFL quanto da AFL (Kansas City Chiefs), optando no final das contas por assinar com os Bears. Sayers teve a sua carreira profissional encurtada devido à uma série de lesões no joelho, mas ainda assim fez o suficiente para ser eleito ao Hall da Fama e ter a sua camisa #40 aposentada em Chicago – sem contar as honras universitárias, como o Hall da Fama do College Football e a camisa #48 aposentada em Kansas.

Em seu ano de calouro, no dia 12 de dezembro de 1965 contra o San Francisco 49ers, Sayers teve possivelmente a performance mais dominante de toda a história da NFL: foram 336 jardas totais, sendo 113 terrestres, 89 aéreas e 134 em retornos de punts. Tudo isso em míseros 14 toques na bola – nove corridas, duas recepções e três retornos. Ademais, Gale também anotou seis touchdowns na vitória por 61 a 20 dos Bears (quatro terrestres, um recebido e um retornado), marca que até hoje é recorde da liga.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds