Erros no Álbum da Panini são muitos – mas será que são o suficiente para que não compremos?

O sentimento que define é agridoce. Frustração, por um lado, alegria desta “campanha”, que vários profissionais que lidam no dia a dia do esporte se engajaram, ter dado certo.

Geralmente quanto erros aparecem em produção editorial o primeiro culpado costuma ser o tempo. Um produto como um álbum de figurinhas, por mais “infantil” que possa parecer, requer o trabalho constante de alguns profissionais por alguns meses. Na “hierarquia editorial”, a figura do editor não existe por mero acaso. Ou para que ele picote o texto a seu bem prazer. A princípio, ele é um revisor do que está escrito. E em última instância, é sua responsabilidade se o texto final for aprovado com erros (sejam gramaticais ou de tradução).

Não sei quem é o editor responsável por esse Álbum de Figurinhas da Panini. Não tenho ideia, de verdade. Mas ele deixou passar um monte de coisa. A responsabilidade final é dele – mas, de toda sorte, convém se perguntar: o que aconteceu?

Meu palpite: faltou tempo hábil. Falo isso por experiência própria. Meu primeiro livro, o Manual do Futebol Americano, deu uma atrasada como muitos de vocês sabem. O motivo? Não foi meu texto bruto, mas o esmero em duas, três, quatro revisões. Em checar a diagramação, esse tipo de coisa. A Panini, com a deadline sendo o início da temporada regular da NFL – afinal, na offseason, ao contrário do Manual que é um produto “atemporal”, as figurinhas não iam vender tanto. E, na pressa, podem ter deixado erros crassos passarem.

São passíveis de correção, sim. Numa eventual nova tiragem – se houver – poderia ser corrigido o arquivo final antes de ir para a gráfica novamente. De toda forma, é triste.

Vou deixar de comprar o álbum por conta desses erros? Sinceramente não sei. Não consegui pensar com calma sobre isso. Quem me conhece pessoalmente (ou me lê há bastante tempo) sabe que tenho como característica chata o perfeccionismo. Então ver erros como “Russell Wilson fez um arremesso para 4 mil jardas” ou “Tom Brady liderou o NFL” me doem na alma.

Foi um desrespeito com o consumidor? Depende do ponto de vista. A princípio cabe lembrar que a Panini não tinha obrigação nenhuma em lançar o álbum. Em segundo lugar, lembremos que houve álbum de figurinhas da NBA na década de 1990 e ele também tinha erros parecidos. Para ajudar a “confecção” deste texto, perguntei aos seguidores acerca dos tais erros.

Especificamente, se quem comprou se arrependeu por conta dos erros e se quem ainda não comprou deixaria de comprar por conta dos erros. No primeiro caso, 37% dos que compraram se arrependeram. No segundo caso, 34% não irá comprar por conta dos erros. Para a maior parte, não importou tanto assim. Até porque, convenhamos, a experiência em colecionar um álbum de figurinhas não é o álbum em si, por mais paradoxal que seja isso.

É em trocar figurinhas com os amigos, o prazer de completar uma página de time, bater figurinha e “rapelar” os colegas. Essas três coisas independem do que está escrito em específico no álbum. É por conta dessa linha de pensamento que eu cheguei depois à conclusão que sim, vou comprar o álbum. Minha ideia inicial, inclusive, era de colecionar junto com minha namorada. Daqui 20 anos, será que eu vou lembrar dos erros nas páginas dos times ou da experiência como um todo? Provavelmente da experiência.

A decisão de comprar ou não fica para cada um. Não estamos fazendo “contra-propaganda” aqui nem “propaganda” do negócio. Eu não ganho nenhum centavo da Panini para tanto. Mas como um site de cunho jornalístico, é nosso dever deixar nosso público bem informado para que ele possa tomar a melhor decisão possível para si. Um consumidor bem informado é um consumidor que tem capacidade de fazer escolhas por si só. Essa é nossa missão.

Abaixo, cortesia de alguns seguidores, como o Jonas Fortes, Rodolfo Ruback, Daniel Kaiser e do pessoal do podcast Fumble na Net, algumas fotos dos erros no álbum.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

figurinhas1

figurinhas2

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds