Houston perde para Navy e praticamente dá adeus às chances de Playoff

O final de semana de College Football foi recheado de ótimas partidas, como por exemplo os duelos entre Texas e #20 Oklahoma ou então #9 Tennessee e #8 Texas A&M, porém nenhum jogo teve um impacto tão grande na corrida pelos Playoffs quanto a derrota de #6 Houston, fora de casa, para Navy por 46 a 40. Além de colocar a equipe em uma situação bastante delicada dentro da própria divisão, o resultado negativo praticamente acabou com a chance dos Cougars, até então invictos na temporada, conquistarem uma vaga na mata-mata do futebol americano universitário.

Vamos explicar em detalhes porque o revés foi tão desastroso. Houston é um time do chamado Group of 5, ou seja, membro das cinco conferências mais fracas do College Football (AAC, Mid-American Conference, Sun Belt, Mountain West e Conference USA). Deste modo, a universidade é “menos bem vista” pelo Comitê de Seleção do College Football Playoff, pois em teoria enfrenta adversários mais fracos em relação às equipes concorrentes que pertencem às conferências Power 5 (Big Ten, SEC, ACC, Big 12 e Pac-12). Em suma, os Cougars precisavam dar uma excepcional mostra de força ao longo de 2016 para chamar a atenção do Comitê, terminando a temporada invictos e de preferência atropelando a maioria dos seus oponentes. O upset (“zebra”) diante de Navy obviamente comprometeu tudo isso.

Para piorar, os Midshipmen são adversários diretos de Houston dentro AAC West e a vitória os colocou em uma boa posição para conquistar a divisão, já que agora somam o record 3-0 dentro da conferência – contra 2-1 dos Cougars. O time do Texas precisará torcer por pelo menos dois tropeços de Navy na conferência, pois, mesmo se terminarem com records iguais, o primeiro critério de desempate é o confronto direto. Lembrando que o campeão de conferência melhor ranqueado do Group of 5 ganha uma vaga em um dos badalados Bowls de ano novo, então vencer a divisão oeste e depois vencer a ACC é a única forma de salvar a temporada de Houston, a qual é vista como um das melhores equipes do College.

Falando especificamente sobre o jogo, o que fez a diferença no final das contas foram os vários erros cometidos pelos Cougars. O quarterback Greg Ward Jr. terminou a partida com 359 jardas aéreas, 94 terrestres e quatro touchdowns totais, contudo entregou a bola para Navy três vezes (duas interceptações e um fumble). Os turnovers resultaram em 17 pontos ao adversário. Além disso, durante uma tentativa de punt no último quarto, o time sofreu um safety bizarro após um snap mal feito sair pelo fundo da própria end zone. Os touchdowns dos Cougars foram anotados por Steven Dunbar, Dillon Birden (2), Greg Ward Jr. e Chance Allen – Ty Cummings também converteu dois field goals.

Por sua vez, os Midshipmen como de costume usaram e abusaram das jogadas de triple option. O time correu 63 vezes (sim, 63 vezes) com a bola para 306 jardas e dois touchdowns. Isso os ajudou a controlar o relógio e ficar longe dos turnovers. Ademais, duas das cinco tentativas de passes (sim, foram cinco tentativas de passe o jogo inteiro) do quarterback Will Worth resultaram em touchdowns. As pontuações ficaram a cargo de Chris High, Will Worth, Darryl Bonner, Josiah Powell, Brandon Colon e do kicker Bennett Moehring (3 field goals). Esta é a primeira vitória de Navy sobre um time ranqueado no Top 10 desde 1984. A Academia Naval inclusive já anunciou que terça-feira será um dia de folga em comemoração ao feito.

Houston terá uma semana para juntar os cacos e tentar dar a volta por cima contra Tulane, em casa, no próximo sábado. Navy visitará East Carolina na quinta-feira.

Acha que manja de College? Participe de nosso Bolão e concorra a vários prêmios – semanais, mensais e ao final da temporada! 😀

#9 Tennessee perde para #8 Texas A&M em jogo eletrizante de duas prorrogações

Tennessee e Texas A&M fizeram uma das partidas mais emocionantes do ano até agora. Atuando diante da sua fanática torcida, os Aggies precisaram de duas prorrogações para vencer os Volunteers por 45 a 38. O touchdown da vitória veio em uma corrida de uma jarda do quarterback Trevor Knight. Perdendo por 28 a 14 ao término do terceiro quarto, Tennessee entrou três vezes na end zone no último período para buscar o improvável empate. O running back Trayveon Williams foi principal destaque do lado de Texas, com 217 jardas e um touchdown em 28 tentativas de corrida. Já o quarterback Joshua Dobbs lançou 398 jardas, um touchdown e duas interceptações na derrota do seu time.

Os Vols sofreram seu primeiro revés da temporada, mas mesmo assim seguem na liderança da SEC East, empatados com Florida – os Gators tiveram seu confronto deste sábado adiado por conta da passagem do Furação Matthew. Já os invictos Aggies lideram a SEC West ao lado de Alabama.

CONFIRA OS RESULTADOS DE TODAS AS PARTIDAS ENVOLVENDO EQUIPES RANQUEADAS NESTE LINK.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds