Corrida para o MVP do Pro Football – Favoritos pré-semana 7

Depois de mais um um quarto da temporada 2016 da NFL já ter passado, damos nossa primeira olhada geral nos candidatos que se destacam até agora na corrida pelo prêmio de MVP. Até agora, a temporada de 2016 se caracteriza pela irregularidade demonstrada por muitos grandes jogadores. Ainda assim, podemos citar alguns atletas que vem apresentando ótimas performances, já podendo fazer parte desde ranking. Vamos lá, então, aos cinco principais candidatos, até o momento, ao prêmio de MVP da NFL em 2016.




5 – Von Miller – Outside Linebacker – Denver Broncos

Von Miller, escolhido o MVP do Super Bowl 50, mantém ótimas atuações em 2016. Mesmo com as linhas ofensivas sempre colocando proteção extra no lado em que Miller alinha, o jogador dos Broncos já tem 7,5 sacks na temporada (segunda melhor marca da liga, atrás apenas de Lorenzo Alexander, do Buffalo Bills, com 8). Von Miller lidera a excelente defesa de Denver e, particularmente com a ausência de J.J. Watt, do Houston Texans, por contusão, assume o posto quase inconteste de melhor defensor da liga. Denver vem de duas derrotas seguidas e uma eventual queda no desempenho geral da equipe pode distanciar Von Miller ainda mais do primeiro lugar desta lista.

4 – David Johnson – Running Back – Arizona Cardinals

O running back dos Cardinals, em seu segundo ano na liga, começou a temporada sob relativa pressão. Se dentro de sua equipe Johnson dividia as atenções com o jogo aéreo comandado por Carson Palmer, Larry Fitzgerald e companhia, entre os jogadores de fantasy football a expectativa sobre o running back era elevadíssima, estando sempre entre os primeiros selecionados em quase todos os drafts. Bem, voltando ao jogo real, com o desempenho até agora fraco de Carson Palmer, David Johnson se tornou a principal arma ofensiva dos Cardinals. E ele não decepcionou. Johnson lidera a liga em número de touchdowns marcados, com 8 até agora, tendo ainda 568 jardas terrestres (terceira posição da liga). Se os Cardinals vão se recuperar de um começo ruim de temporada, certamente será através das corridas de David Johnson.

3 – Sam Bradford – Quarterback – Minnesota Vikings

Não há jogador cuja presença nesta lista seja mais surpreendente do que Sam Bradford. O quarterback, que chegou aos Vikings poucos dias antes do início da temporada, vinha de um histórico de irregularidade e críticas em sua passagem pelo Philadelphia Eagles. Em 2016, no entanto, Bradford tem sido tudo o que os Vikings poderiam querer. Com 6 passes para touchdown e nenhuma interceptação, além de 70% de passes completos, o quarterback tem um rating de 109,8. Não há dúvida que o principal motivo dos Vikings serem a melhor equipe da temporada até esse momento é sua excelente defesa. Mas é difícil imaginar que a equipe pudesse estar nessa situação sem a sólida atuação de Sam Bradford. Mesmo que Teddy Bridgewater (até então titular dos Vikings) não tivesse se lesionado, é pouco provável que a equipe apresentasse um desempenho similar na posição de quarterback.

2 – Ezekiel Elliot – Running Back – Dallas Cowboys

Dallas é uma das equipes mais surpreendentes da NFL em 2016. Sem contar com Tony Romo, os Cowboys lideram sua divisão comandados por dois calouros. Ainda que o quarterback Dak Prescott esteja jogando muito bem, o principal jogador da equipe é o running back Ezekiel Elliot. Elliot lidera a NFL em jardas terrestres, com 703 jardas e uma média de mais de 5 jardas por corrida e de mais de 110 jardas por jogo. Elliot mostra maturidade, intensidade e foco compatíveis com uma estrela, podendo já fazer história em sua primeira temporada na NFL. Se mantiver o ritmo, Ezekiel Elliot pode quebrar o recorde de jardas terrestres de um calouro, de 1808 jardas, alcançado por Eric Dickerson em 1983! Ainda mais importante é a percepção de que, não importa quem seja o quarterback dos Cowboys no resto da temporada, Elliot será o principal jogador ofensivo da equipe.

1 – Matt Ryan – Quarterback – Atlanta Falcons

Matt Ryan parecia um quarterback estagnado. Com muito talento, recebedores de qualidade, experiência, Ryan não conseguia “engrenar”, sempre mantendo performances medianas. Em 2016, no segundo ano do coordenador ofensivo Kyle Shanahan na equipe, Matt Ryan deu uma grande salto em seu nível de atuação. Em 2016, Ryan lidera a NFL em jardas (2075), jardas por tentativa de passe (9,88) e rating (117,9). A equipe dos Falcons lidera a sua divisão, muito por conta do desempenho de seu quarterback. Além dos números, Matt Ryan parece estar lidando melhor do que em temporadas anteriores com a pressão, conseguindo completar muitos passes mesmo fora do pocket. Ainda tem muita coisa pra acontecer na temporada 2016 da NFL mas, até o momento, Matt Ryan é o melhor jogador da liga.

P.S. Wild Card

Tem um certo quarterback na NFL cuja equipe venceu todos os jogos em que ele participou. Além disso, esse jogador tem números de rating e jardas por tentativa de passe melhores do que os de Matt Ryan. Peraí, mas quem é esse cara e por que ele não está na lista?

Estamos falando de Tom Brady, quarterback do New England Patriots. Apesar do desempenho e dos números fantásticos, Brady só fez dois jogos em 2016, por conta da sua suspensão pelos primeiros quatro jogos da temporada. Por isso, neste momento, ainda não dá pra colocar Brady nesta lista. Se ele mantiver sua performance, logo logo se fará presente nas próximas edições do nosso “MVP-ômetro”. E se bobear em primeiro.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds