5 perguntas a serem respondidas na Semana 8

A semana 8 da temporada 2016 da NFL começou com a ótima atuação do ataque do Tennessee Titans na vitória sobre o Jacksonville Jaguars. Agora, neste próximo domingo, diversos jogos, pelo menos no papel (ou na tela), prometem confrontos interessantes e equilibrados. Desde o confronto entre dois quarterbacks calouros, passando por uma tentativa de revanche e chegando em um wide receiver satisfeito ao olhar a secundária do adversário, várias histórias se destacam.

Hoje, aqui no Pro Football, faremos cinco perguntas sobre os jogos deste domingo, exercitando nosso “akinator” interno para tentar respondê-las. Vamos lá então.

Será que finalmente teremos um jogo bom em Londres?

Neste domingo pela manhã, Washington e Cincinnati se enfrentarão em Londres, no estádio de Wembley. Desde 2007, quando os jogos de temporada regular em Londres foram iniciados, vem se formando uma “tradição”: jogos frequentemente ruins. Seja por atuações ofensivas pouco inspiradas, seja por jogos pouco disputados (ou então pela frequente participação dos Jaguars…), as partidas “londrinas” da NFL seguem pouco animadoras.

Esta semana, pelo menos, existe a promessa de um jogo interessante. Washington (4-3) e Cincinnati (3-4) se enfrentam em um duelo no qual a vitória é fundamental para as duas equipes. Washington teve chance de ganhar em praticamente todas as suas derrotas, mas também esteve perto de perder em suas vitórias. Kirk Cousins segue tendo uma temporada muito irregular, com muitos problemas na precisão em passes intermediários, não aproveitando seu ótimo corpo de recebedores. Talvez, em anos anteriores, essa irregularidade fosse o suficiente na Divisão Leste da Conferência Nacional. Em 2016, com Dallas e Philadelphia muito fortes, a equipe da capital precisará elevar sua performance para disputar a vaga nos playoffs.

Já Cincinnati está em uma disputa acirrada com Pittsburgh e Baltimore pela liderança na divisão. Os Steelers lideram, apenas um jogo à frente dos rivais. Depois de um começo ruim, o ataque dos Bengals aparentemente está se adaptando à vida sem Hue Jackson. O retorno à forma do tight end  Tyler Eifert deve contribuir para um avanço ainda maior da equipe. Avanço esse que faz dos Bengals, em nossa opinião, favoritos ao jogo deste domingo. Mais importante, respondendo à nossa pergunta, devemos ter um jogo muito bem disputado em Wembley, quebrando a tradição de jogos ruins em Londres.

Os Cardinals conseguirão se vingar do massacre dos Panthers na decisão da NFC do ano passado?

Na decisão da Conferência Nacional no ano passado, Carolina arrasou Arizona, ganhando por 49 a 15 e se classificando para o Super Bowl 50. Naquele jogo, os Cardinals não conseguiram repetir nem de longe as performances apresentadas na temporada regular, não sendo páreo para Cam Newton e companhia.

Este ano, tudo está bem diferente para as duas equipes. Se os Cardinals vem oscilando um pouco, principalmente  no ataque, os Panthers vem tendo uma temporada desastrosa. Nada dá certo para Carolina, que até o momento tem apenas uma vitória. Cam Newton e os wide receivers não se entendem e a defesa, particularmente a secundária, é uma verdadeira peneira. A equipe da qual se esperava tanto no momento se agarra a pequenas chances de classificação à pós-temporada. A “maldição do vice” segue forte pelos lados de Charlotte.

Já Arizona tem 3 vitórias e 3 derrotas, além do empate no disputadíssimo jogo contra os Seahawks. Com a queda no desempenho do quarterback Carson Palmer com relação à temporada passada, os Cardinals têm baseado seu ataque no jogo corrido, liderado por David Johnson. Ainda assim, é uma equipe que aparenta estar pronta para disputar a supremacia da Divisão Oeste da Conferência Americana até o final com Seattle. Sendo assim, poderia se cogitar que é o momento da vingança sobre os Panthers pela surra nos playoffs do ano passado.

Os Cardinals são favoritos, devendo ganhar o jogo, mas os Panthers vem da semana de folga e jogam em casa. Nossa aposta é em um jogo duro, com Arizona ganhando no final (ou quem sabe outro empate…).

A secundária dos Packers conseguirá parar (ou ao menos frear) Julio Jones?

Na última vez em que Falcons e Packers se enfrentaram, em 2014, Julio Jones teve uma excelente atuação, com 11 recepções para 259 jardas e 1 touchdown. Naquele ano, os Packers venceram, jogando em casa, por 43 a 37. Eram tempos em que o ataque de Green Bay era explosivo o suficiente para compensar todas as jardas cedidas a Jones e ao ataque dos Falcons. A realidade dos dias de hoje parece bem diferente.

A defesa dos Packers em 2016 é, no geral, melhor que a unidade da equipe há dois anos. Entretanto, a secundária da equipe sofre com os desfalques relacionados às contusões. Além do veterano Sam Shields, na lista de contundidos (injured reserve) por uma grave concussão, o segundo e terceiro cornerbacks da equipe, Damarious Randall e Quentin Rollins, também devem ficar fora do jogo contra os Falcons, por lesões musculares. Os titulares na posição para o jogo de domingo devem ser LaDarius Gunter e Josh Hawkins, ambos não draftados. Vale lembrar que, mesmo antes das várias lesões, a defesa dos Packers já havia cedido mais de 200 jardas de recepção para o wide receiver do Detroit Lions Marvin Jones.

Junta-se a isso o desempenho muito bom não apenas de Julio Jones, mas de todo o ataque de Atlanta, particularmente do quarterback Matt Ryan. Jones, em 7 jogos, já tem 830 jardas de recepção, além de 4 touchdowns. Jogando em casa contra a desfalcada defesa dos Packers, é de se esperar que Julio Jones supere mais uma vez a marca das 200 jardas recebidas, fazendo dos Falcons favoritos para o jogo.

O confronto dos quarterbacks calouros Dak Prescott e Carson Wentz fará jus ao hype criado em cima do jogo?

Muita expectativa tem sido criada nesta semana com relação ao jogo de domingo à noite entre Dallas Cowboys e Philadelphia Eagles. Grande parte desse hype envolve o fato de que este jogo marca o primeiro enfrentamento direto entre os dois quarterbacks calouros das duas equipes. Dak Prescott, em Dallas e Carson Wentz, em Philadelphia, têm apresentado desempenhos melhores que o esperado, com suas equipes brigando pela liderança da Divisão Leste da Conferência Nacional.

Cobertura completa da Semana 8:

Dak Prescott tem sido muito regular, mostrando muita presença no pocket e ótima precisão nos passes curtos e intermediários, além de um baixíssimo número de erros. Prescott até agora lançou para 8 touchdowns e apenas 1 interceptação, com um rating acima de 100. Ótimos números de um jogador muito sólido. Contudo, é importante lembrar que Prescott conta com a ajuda da melhor linha ofensiva da liga, além de um poderoso jogo terrestre liderado pelo também calouro Ezekiel Elliot. Isto certamente facilita um pouco o trabalho de Dak.

Já Carson Wentz começou a temporada com números ate melhores do que os de Prescott, despontando como um dos melhores de toda a NFL logo em seus primeiros jogos. Após algumas partidas, foi possível ver que as defesas se adaptaram ao sistema ofensivo dos Eagles, montado para facilitar a vida do quarterback com passes curtos e rápidos. A performance e os números de Wentz caíram um pouco, mas o quarterback mantém um rating acima de 90.

O hype certamente é exagerado, mas Cowboys e Eagles devem fazer um jogo muito bem disputado, como quase sempre em sua histórica rivalidade. Prescott e Wentz, no entanto, devem ser coadjuvantes deste confronto, possivelmente protagonizado pelo jogo terrestre de Dallas e pela forte defesa de Philadelphia. Ainda assim, Dak Prescott, neste momento, é um quarterback mais capaz de fazer a diferença para sua equipe do que Carson Wentz.

Pergunta bônus: Ryan Fitzpatrick x Josh McCown -> quem ganhará o título de pior quarterback da NFL?

Dois times que aparentemente não vão muito longe na temporada, liderados por essa dupla… realmente, difícil de entender. Agora, brincadeiras à parte, McCown é muito pior do que Fitz. Certamente ele é o favorito para o “título” ao qual a pergunta se refere. Pelo menos em uma semana em que Case Keenum está de folga…

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds