O futebol americano ajuda atleta brasileiro a controlar a diabetes e superar a depressão

Histórias que comovem dentro do futebol americano são bem comuns nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, por mais que o esporte ainda engatinhe, poucas novidades acabamos sabendo a respeito. O esporte, sim, pode ajudar muita gente. E bom que temos mais um caso em solo brasileiro.

A boa nova vem do interior de Minas Gerais, mais precisamente, na cidade de São Sebastião do Paraíso, com a equipe do Paraíso Miners. Confesso que não conhecia este a cidade e pouco sabia da existência deste time mineiro. Esses tempos eu ouvi de um grande atleta do Minas Locomotiva, o Adam Araújo, que o FA não significa futebol americano, significa “fazer amigos”. E este é o tema de um jovem garoto de 16 anos, aproveitar o esporte para vencer barreiras e fazer amigos.

Marcelo Augusto é o center do Paraíso Miners. E não só isso, ele é um vencedor. Luta diariamente contra uma cruel doença: a diabete; se motiva a quebrar barreiras sociais para vencer a depressão e fobia social. O futebol americano apareceu de supetão na sua vida, mas foi um fator determinante para que ele continuasse a viver como uma pessoa normal.

O jogador contou ao Pro Football que vencer diariamente a diabete não é fácil, ainda mais somado a depressão e o medo de socializar para piorar a situação. Marcelo deixou de estudar e se isolou. “Sei sobre a depressão desde de meus 14 anos. Fiquei em casa sem fazer nada, sem estudar, sem sair com amigos. Fiquei apenas no computador vivendo uma vida virtual. Então, me chamaram para o time comecei a me enturmar, a conseguir falar com as pessoas”.

E foi através de um de seus amigos que o convite para jogar o futebol americano chegou. A rotina de exercícios físicos, somado a disciplina exigida pelo esporte, auxiliou o novato atleta a ter uma melhora significativa na sua saúde. “Quando eu descobri a diabete com 14 anos eu fiquei bem abalado. Até os 15 anos ela foi meio descontrolada. Depois de dois meses no time, eu comecei a notar melhoras na saúde. Então, chegou o dia de ir ao médico e fazer os exames. Recebi a notícia que ela melhorou e que até agora está muito boa”.

Porém, uma frase que passou quase desapercebida pós-treino dos Miners transformou a visão de alguns companheiros. “Amanhã, irei a escola”, disse. Para Murillo Rezende, um dos wide receivers da equipe, o pessoal achou engraçado, pois é incomum para um adolescente naquela região estar fora da escola. Foi aí que descobriu a história de Marcelo. Foi quando o center falou: “faz dois anos que não estudo. Não tinha coragem de sair de casa antes de começar a jogar com vocês”.

E ainda completou para o Pro Football “a decisão foi até fácil. Eu simplesmente sentia falta da escola e vi que eu precisava disso para ter um futuro. Hoje estou na 9° ano da Escola Estadual Comendador João Alves de Figueiredo”.

O futebol americano no Brasil também pode transformar vidas. Após 11 meses no elenco dos Miners e há nove meses estudando, hoje Marcelo está com 136kg – ante aos 143kg que tinha. No último domingo (30), ajudou os Miners a vencer o seu primeiro desafio contra o Monte Alto Rippers por 16 a 2, num amistoso, e apresenta um futuro promissor.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds