Patriots passam na 4th and Goal e… Seattle sai com a vitória – se você dormiu, veja o que perdeu

Tal qual um carro a álcool fabricado há 15 anos, o Seattle Seahawks costuma demorar a engrenar na temporada regular. Diferentemente desse carro, os Seahawks viram uma Ferrari movida a combustível de alta octanagem quando menos se espera. Novamente foi o que testemunhamos ontem no Sunday Night Football entre Seattle Seahawks e New England Patriots.

A vitória por 31 a 24 contra New England em Foxboro – onde a equipe de Tom Brady raramente perde – pode ter sido a melhor partida da temporada. Sim, Pittsburgh e Dallas também concorrem a este prêmio e também tiveram sete mudanças na liderança ao logo dos 60 minutos de cronômetro. Mas o fato de Seattle conseguir arrancar uma vitória no ninho patriota, sob toda a expectativa que esse jogo gerou a semana toda, merece destaque. Possivelmente não conseguiremos chegar a um consenso sobre qual jogo é melhor – e no final das contas isso é maravilhoso.

“É um dos maiores desafios que um time e uma defesa pode ter”, disse Pete Carroll, técnico do Seattle Seahawks, sobre a jogada final da partida. Ironia do destino, o New England Patriots estava a uma jarda da end zone – mas desta vez era uma 4th and Goal. No Super Bowl XLIX, Carroll/Bevell (técnico e coordenador ofensivo) optaram por passar a bola numa segunda para goal. Em ambos os casos, não deu certo. Em fevereiro do ano passado, Russell Wilson foi interceptado por Malcolm Butler. Ontem, Brady tentou conectar com Gronkowski – marcado por Kam Chancellor – e o passe acabou por resultar em incompleto. “Nossos caras foram até o fim e lutaram por cada polegada”, finalizou Carroll.

Embora a defesa do Seattle Seahawks tenha segurado o rojão na campanha final dos Patriots, não podemos deixar de destacar o quarterback do Seattle Seahawks, Russell Wilson. Sackado por três oportunidades, Wilson pareceu mais móvel do que em semanas anteriores – quando ainda se recuperava de lesão no joelho. Com efeito, 348 jardas aéreas e o touchdown que acabou por dar a vitória aos Seahawks. Além dos expressivos números totais, vale lembrar que ele não foi interceptado e conseguiu conectar com sete recebedores diferentes.

Num jogo de Wilson contra Brady, jogo terrestre de ambas as equipes aparecem em momentos importantes

Sabendo como poucos que o esporte é situacional, Bill Belichick não pode ser creditado como “principal culpado” por essa derrota. Se é que há algum culpado num jogo tão equilibrado e brigado até o último passe. Belichick chamou por diversas vezes corridas na red zone – as 20 jardas finais do campo – e o efeito positivo foram três touchdowns terrestres de LeGarrette Blount. Dado que a secundária de Seattle é uma das mais fortes da NFL, Belichick optou por esse plano de jogo justamente para “fugir” dela quando o campo ficasse mais curto. A marca foi, empatada, a melhor da carreira de Blount – que terminou a partida com 69 jardas em 13 carregadas.

Algum torcedor dos Patriots pode se perguntar: por que não correram na 4th and Goal, então? Bom, nesse cenário, as coisas mudam. Como é uma situação crítica, precisando do touchdown para empatar o jogo, você vai com a maior virtude de seu ataque. No caso – até porque corridas na red zone já estavam manjadas – Brady to Gronk. Acabou não dando certo. Vale destacar, ainda, que não houve falta de Kam Chancellor em Rob Gronkowski no lance decisivo da partida. O contato é iniciado por Gronk, que empurra Chancellor – este acaba “virando passageiro” e não tem como praticar interferência, um ato ilícito de jogo que há de ser doloso.

Do outro lado, ainda um destaque terrestre positivo: CJ Prosise não chegou à end zone como Blount, mas teve partida acima da média. Foram 17 carregadas e 66 jardas totais – além de sete recepções para 87 jardas aéreas. Com um jogo terrestre mais eficiente, a vida de Russell Wilson ficou menos difícil durante o jogo.

Ambas as equipes enfrentam adversários no “segundo horário” do próximo domingo, com a vida de New England bem mais fácil. Os Patriots vão até San Francisco onde pegam os 49ers às 19:25 do próximo domingo. Seattle recebe o Philadelphia Eagles, que vem de boa vitória contra o Atlanta Falcons, também às 19:25.

Com a vitória, Seattle consolida-se como segundo cabeça-de-chave nos playoffs da NFC – Dallas seria o primeiro, com 8-1. Mesmo perdendo, os Patriots ainda são cabeça-de-chave número 1 da AFC.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds