Haverá protestos no México pela eleição de Trump? Veja esta e mais 4 perguntas para a Semana 11

Depois da vitória dos Panthers sobre os Saints no Thursday Night Football, a semana 11 vai continuar neste domingo, com vários jogos que podem impactar a disputa por vagas nos playoffs.

Muitas perguntas serão respondidas nesta semana, partindo da dúvida sobre que equipe tem a primazia na sua divisão, passando por um velho confronto ataque e defesa, culminando até em questões geopolíticas… sério mesmo.

1- Com os Texans demonstrando fragilidade, será que o jogo entre Titans e Colts pode valer a divisão?

Talvez seja exagero afirmar que Titans e Colts (ou ao mesmo um deles) estejam próximos de alcançar o Houston Texans na liderança da Divisão Sul da Conferência Americana. Ainda assim, as duas equipes vêm crescendo na temporada, enquanto os Texans seguem com dificuldade de se impor, particularmente sobre adversários fortes. Neste domingo, os Colts recebem os Titans em um jogo que deve ser muito disputado.

Apesar do mando de campo, acreditamos que o Tennessee Titans é capaz de uma progressão mais duradoura na temporada. Marcus Mariota tem jogado muito bem, somando-se ao forte jogo terrestre da equipe. Desta forma, vemos os Titans com discreto favoritismo no jogo, mas com uma chance muito maior do que a dos Colts de serem os principais adversários do Houston Texans na disputa pelo título da divisão. Para isso, no entanto, é preciso primeiro ganhar de Indianapolis.


“RODAPE"

2- Melhor ataque terrestre (Dallas Cowboys) contra melhor defesa contra as corridas (Baltimore Ravens). Quem leva?

 O Dallas Cowboys, liderado pelo running back calouro Ezekiel Elliott, atrás de uma ótima linha ofensiva, lidera os ataques terrestres da NFL em 2016 com uma média de 161 jardas corridas por jogo. Neste domingo, os Cowboys tentam melhorar aquela que já é a melhor campanha da Conferência Nacional ao receberem o Baltimore Ravens. As estatísticas da temporada sugerem que os Cowboys podem encontrar dificuldades, já que os Ravens, até o momento, têm a melhor defesa contra o jogo corrido em toda a NFL. Baltimore vem cedendo uma média de 71 jardas por jogo.

Ainda que seja uma promessa de dificuldade para Dallas, vale lembrar o que aconteceu na última vez, nesta temporada, em que os Cowboys enfrentaram a então melhor defesa contra as corridas: na semana 5, Ezekiel Elliott correu para 157 jardas e os Cowboys ganharam dos Packers por 30 a 16. Convenhamos, é um pouco difícil esperar algo diferente contra os Ravens. Dallas é uma equipe muito mais completa e, jogando em casa, não deve ter grandes dificuldades para vencer a partida.

3- Duas equipes na encruzilhada da temporada: para que lado vão Cardinals e Vikings, adversários deste domingo?

Duas equipes que se enfrentam neste domingo encontram-se em um momento que pode ser definidor em suas respectivas temporadas: Arizona Cardinals e Minnesota Vikings. Dos Cardinals, muito era esperado. A equipe, que chegou à final da Conferência Nacional em 2015, vem tendo um 2016 muito irregular. Carson Palmer parece estar sentindo sua idade e a defesa não repete as boas atuações do último ano. Já os Vikings começaram o ano como uma incógnita, pela troca forçada de quarterback, mas logo dispararam com cinco vitórias seguidas. Quando pareciam uma das equipes mais fortes de toda a NFL, vieram quatro derrotas seguidas.

Agora, as duas equipes precisam da vitória. Arizona, que vê Seattle disparar na divisão, quer se manter ao menos na disputa por vaga de wild card. Minnesota, por sua vez, precisa estancar o sangramento, seguindo na disputa pela confusa NFC North.

O momento das duas equipes sugere favoritismo dos Cardinals, embora certamente devamos ter um jogo muito disputado.

4- Finalmente saberemos quem é esse tal Jared Goff?

Semana 11 e só agora veremos o jogador que foi a primeira escolha geral no draft deste ano. Jared Goff, selecionado pelo Los Angeles Rams, até o momento vinha escondido no banco, como reserva de Case Keenum (Case Keenum!!??). Goff teve uma pré-temporada sem brilho, mas, ainda assim, imaginava-se que logo assumiria a posição de titular na equipe dos Rams.

Agora Goff começa de fato sua carreira na NFL, no jogo contra o Miami Dolphins. Certamente o quarterback já iniciará o jogo sob pressão. Afinal, temos nesta temporada dois quarterbacks calouros jogando muito bem: Carson Wentz e, principalmente, Dak Prescott. Juntando-se a isso a antipatia generalizada gerada pelo técnico Jeff (8-8) Fisher, é fácil imaginar que a imprensa e torcida vão “cair em cima” de Goff logo nas primeiras dificuldades. Para Jared Goff ter chance de dar certo, será necessária muita paciência por parte dos Rams e de seus torcedores.


“RODAPE"

5- Monday Night Football no México: Donald Trump é assunto proibido?

Nesta segunda-feira, Oakland Raiders e Houston Texans se enfrentam no Estádio Azteca, na Cidade do México. O jogo deve ser muito interessante, com favoritismo dos Raiders. Trata-se de uma possibilidade de ver o candidato a MVP Derek Carr e o ataque de Oakland. Claro, também podemos ver Brock Osweiler (há quem prefira).

Entretanto, além do jogo, não dá pra ignorar um outro componente deste Monday Night Football. A NFL, tão identificada com os Estados Unidos, chega ao México (onde já esteve outras vezes) em um momento importante para as relações entre os dois países e suas populações. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, assumiu durante a campanha diversas posições contrárias à imigração. Uma das mais polêmicas foi a proposta de construir um muro na fronteira entre EUA e México, como uma forma de impedir a entrada ilegal de mexicanos no país. Sem entrar no mérito da questão sociopolítica (importantíssima, mas fora do escopo do Pro Football), é de se perguntar qual será a reação dos mexicanos diante de um símbolo estadunidense como a NFL e o futebol americano.

É possível que a liga institua medidas para impedir eventuais protestos (como tem, vergonhosamente, acontecido aqui no futebol brasileiro). Ainda assim, será muito interessante observar o “clima” no estádio.

Para esta pergunta, não faremos aposta (exceto na vitória dos Raiders – essa parte é até fácil).

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.


“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds