Domínio nas trincheiras e Mike Evans: a fórmula para Tampa Bay vencer Seattle

Não olhe agora, mas Tampa Bay no momento é um dos times mais quentes da NFL e um candidato real à uma vaga nos Playoffs, no mínimo correndo por fora na briga pelo wild card da Conferência Nacional. Após ser atropelada na semana 9 por Atlanta, a franquia da Flórida parece enfim ter encontrado um caminho. De lá para cá, foram três vitórias seguidas: um massacre imposto aos Bears (36 a 10) e dois triunfos sobre equipes fortíssimas (Chiefs e Seahawks).

Neste domingo, os Buccaneers conseguiram um belo upset contra Seattle, vencendo em casa por 14 a 5. A receita do sucesso foi simples e contou com dois ingredientes. O primeiro, mais recorrente ao longo do ano, foi a grande atuação de Mike Evans. Já o segundo, algo bem menos comum para Tampa bay, foi a performance dominante da defesa, sobretudo na famosa “batalha de trincheiras”. O time fez a vida de Russell Wilson ser um verdadeiro inferno.

Não é nenhuma novidade que os Seahawks têm graves problemas na linha ofensiva. A unidade é uma das mais frágeis da liga e, no geral, vem falhando muito protegendo Wilson. No empate com os Cardinals e na derrota para os Rams, por exemplo, isso ficou claro, tanto que o ataque da equipe não fez nada nas duas ocasiões – respectivamente seis e três pontos. Ontem, aconteceu a mesma. Russell Wilson foi pressionado em 23 dos seus 45 dropbacks (51%), terminando dia com seis sacks e apenas três passes completos em 13 tentativas (32 jardas e uma interceptação) quando os defensores chegaram nele. O site da NFL preparou um vídeo com os melhores momentos do calvário vivido pelo quarterback.

Com três calouros começando como titulares na offensive line, os Seahawks foram engolidos pelos pass rushers dos Bucs. O trio formado por Noah Spence, Robert Ayers e Gerald McCoy totalizou cinco sacks, 10 hurries (“apressamento” na hora do passe) e três hits. O left tackle George Fant cedeu dois destes sacks e cinco hurries, enquanto que o guard Germain Ifedi permitiu três sacks e quatro apressamentos. O mais curioso é que a defesa de Tampa Bay está longe de ser de elite. A unidade não costuma ser das mais eficientes parando os ataques adversários e nem sackando – antes de domingo, a equipe tinha derrubado quarterbacks 21 vezes em 2016.

Além disso, o jogo terrestre de Seattle também não engrenou por conta do péssimo dia da linha ofensiva. O corredor mais prolífico da equipe foi Russell Wilson (80 jardas em oito tentativas), basicamente porque ele precisava várias vezes correr pela vida. Thomas Rawls foi limitado à 38 jardas em 12 carregadas.

Mike Evans segue se consolidando como um dos melhores recebedores da NFL

Do outro lado da bola, o destaque vai para as atuações sólidas de Jameis Winston e Mike Evans. O quarterback teve mais uma performance estatisticamente boa: 21 de 28 passes completos, 220 jardas e dois touchdowns. Seu principal erro foi uma interceptação lançada no último quarto, quando ele forçou um passe na direção de Evans dentro da end zone. Winston soma 14 touchdowns e três interceptações nas últimas sete partidas, números ótimos que indicam uma clara evolução em relação ao seu início de ano difícil.

Contudo, o MVP ofensivo do dia foi Mike Evans. Atualmente o wide receiver alvo de mais lançamentos na NFL (133), o terceiranista recebeu oito passes para 104 jardas e dois touchdowns. No primeiro quarto, aliás, ele conseguiu uma bela recepção de 23 jardas para touchdown em cima de ninguém menos que Richard Sherman. Com mais uma performance excelente, Evans segue se firmando como um dos principais recebedores da liga e, hoje, podemos contar nos dedos o número de wide receivers jogando melhor do que ele (nos dedos de uma só mão).

O resultado deixa os Buccaneers (6-5) vivíssimos na briga pelo wild card, colados em Redskins e Vikings. Ademais, mantém a franquia apenas um jogo atrás dos Falcons dentro da NFC South. Seattle (7-3-1), por outro lado, agora está três vitórias longe de Dallas e se complicou na disputa pela melhor campanha da Conferência Nacional. Entretanto, o título da NFC West continua bem encaminhando, pois o time tem três partidas de vantagem sobre Cardinals e Rams.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds