NFL

Corrida para o MVP do Pro Football – Favoritos pré-semana 15

Agora que a temporada regular está quase acabando torna-se ainda mais importante, para as equipes que brigam por vagas nos playoffs, a performance de suas estrelas. Nestas últimas três semanas, as atuações decisivas podem definir títulos de divisão, vagas de wild card e, também, os vencedores das premiações individuais da NFL em 2016. Na disputa pelo prêmio de MVP, alguns jogadores tem se destacado, sendo no momento os favoritos para a maior glória individual da liga.

Fizemos um ranking antes da semana 7. Como veremos a seguir, alguns dos nomes se mantêm firmes na corrida pelo MVP, mas outros foram substituídos. Vamos então saber como está o ranking no momento, com apenas três jogos para cada um desses jogadores mudar o seu destino (e o de suas equipes) até o final da temporada.

Entre parênteses está a posição de cada jogador na edição anterior da Corrida para o MVP.

5- Matthew Stafford – Quarterback – Detroit Lions (não rankeado)

O nome que entra aqui na lista dos candidatos a MVP é o de Stafford. Entretanto, o mérito certamente poderia ser dividido com o coordenador ofensivo dos Lions, Jim Bob Cooter. Desde que Cooter assumiu o posto, no meio de 2015, Matthew Stafford se transformou em outro quarterback. O ataque de passes curtos e rápidos, derivado da West Coast Offense, instalado por Cooter se encaixou bem com Stafford, que diminuiu o número de turnovers e passou a mostrar uma capacidade atlética não vista anteriormente.

Até o momento, Matthew Stafford tem 3447 jardas aéreas, com 22 touchdowns e 7 interceptações, além de um rating de 97. Bons números, mas que não revelam a fluidez com que Stafford lidera o ataque dos Lions. O quarterback sofreu uma contusão em um dedos da mão direita na última semana, o que pode trazer limitações tanto às perspectivas individuais de Stafford, quanto àquelas de sua equipe na busca pelo título da NFC North.

4- Derek Carr – Quarterback – Oakland Raiders (não rankeado)

Mesmo após um jogo ruim na última semana contra o Kansas City Chiefs, Derek Carr segue como um dos melhores jogadores da temporada. O jovem quarterback dos Raiders impressiona com ótima presença no pocket e pela precisão nos passes intermediários e longos. Carr conta com a ajuda de uma ótima linha ofensiva e de bons recebedores, contribuindo para seu salto de performance ao longo de toda a temporada.

Derek Carr tem ótimos números, com 3492 jardas, 24 touchdowns e 5 interceptações, para um rating de 96. Ainda que a impressão seja de que o quarterback dos Raiders esteja entrando em um momento mais irregular dentro da temporada 2016, sua performance ainda garante lugar aqui no nosso ranking.

3- Ezekiel Elliott – Running Back – Dallas Cowboys (2)

LEIA TAMBÉM  Draft? Free Agency? Combine? Entenda os principais termos da intertemporada (offseason) da NFL

O Dallas Cowboys, ainda que siga com a melhor campanha de toda a NFL, parece estar entrando em um período mais difícil da temporada, com atuações mais irregulares. Talvez seja o efeito de ter seu ataque comandado por dois calouros (Elliott e o quarterback Dak Prescott), já que tradicionalmente os novatos caem de nível no final de sua primeira temporada. Mesmo assim, Ezekiel Elliott segue como o principal running back de toda a NFL em 2016. Correndo atrás da melhor linha ofensiva da liga, Elliott tem 1392 jardas, com 12 touchdowns e uma média de mais de 100 jardas corridas por partida.

Em um liga dominada pelo jogo aéreo (e pelo “star power” dos quarterbacks), é cada vez mais difícil que um running back alcance destaque suficiente para ganhar o prêmio de MVP. Apesar disso, Ezekiel Elliott é um candidato a ter seu nome nesta lista por muitos anos.

2- Tom Brady – Quarterback – New England Patriots (não rankeado)

No ranking pré-semana 7, Tom Brady ficou de fora apenas por conta dos quatro jogos em que não participou devido à suspensão pela NFL. Desde seu retorno, Brady tem sido excelente, tanto em números quanto sob critérios mais subjetivos. Aliás, talvez a suspensão pelos quatro jogos possivelmente é o critério de desempate que faz com que o quarterback dos Patriots não ocupe a primeira posição da lista. Mas ainda há tempo para isso mudar nas próximas três semanas.

Tom Brady tem o melhor rating da liga (113,6), tendo lançado para 22 touchdowns e apenas 2 interceptações. Mais uma vez os Patriots entrarão nos playoffs como favoritos a chegar ao Super Bowl. Muito disso se deverá às atuações de Brady.

1- Matt Ryan – Quarterback – Atlanta Falcons (1)

O único jogador capaz de impedir Tom Brady de chegar à primeira posição da Corrida para o MVP é o quarterback dos Falcons, Matt Ryan. Ryan, que já liderava o ranking desde a primeira edição, pré-semana 7, segue em sua melhor temporada da carreira. Da mesma forma que com Matthew Stafford, Ryan também se beneficiou de um encaixe perfeito com o coordenador ofensivo. No caso dos Falcons, o coordenador Kyle Shanahan trouxe um sistema de passes mais rápidos do qual Ryan soube se aproveitar muito bem, utilizando armas como Julio Jones e Devonta Freeman.

Matt Ryan tem, até o momento, 4050 jardas aéreas, com 68% de passes completos, 30 touchdowns e 7 interceptações, além de um rating de 113,2. Talvez a única coisa que possa tirar o prêmio de Matt Ryan seja sua própria equipe. Os Falcons ainda não têm vaga garantida nos playoffs e, caso sejam eliminados, é provável que Ryan perca a chance de conquistar o MVP.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.
Corrida para o MVP do Pro Football – Favoritos pré-semana 15
Publicidade
Topo