Power Ranking, AFC: Titans em posição de vencer a AFC South

O Tennessee Titans é um time bastante subestimado no momento. Muito se fala de quão maravilhosa é a linha ofensiva do Dallas Cowboys, de como Jerry Jones foi um gênio ao investir várias vezes em linha ofensiva. Mas, não é por nada não, você reparou como Tennessee fez o mesmo nos últimos anos? E, bem, está dando certo. Jack Conklin e Taylor Lewan vem de universidades absurdamente rivais no College Football – Michigan State e Michigan, respectivamente. Por ironia do destino, formam uma dupla de tackles que poderia ser colocada entre as melhores da liga no momento.

Enquanto isso, na Semana 15, o quarterback titular de Houston foi para o banco junto dos 72 milhões (não tudo garantido, claro) que lhe deram antes da temporada começar. Tom Savage, o meteoro do Draft 2014 – até hoje ninguém entendeu como ele subiu tanto nos boards e no próprio recrutamento – herdou o time e, bem, ele é inexperiente. Não sabemos o que esperar. Sim, ele jogou bem, sim, ele fez o óbvio – passar mais a bola para DeAndre Hopkins. Não, eu não tenho ideia se ele vai jogar bem nas próximas duas semanas.

E por conta dessa incerteza, Marcus Mariota, o pass rush dos Titans (Brian Orakpo e cia, comandados por Dick LeBeau), a linha ofensiva de Tennessee e seu jogo terrestre me fazem acreditar que essa equipe esteja melhor postada para levar o título da conturbada AFC South.

Para quem não acompanhou a razão desta divisão entre conferências, a explicação está no primeiro texto da série. Faz muito mais sentido separarmos por Conferências, dado que a “chave” para os playoffs é separada e os times tem só 25% do calendário contra franquias da outra conferência. A AFC é dividida assim para nossos redatores: West, Eduardo Miceli; North, Gabriel Moralez; South, João Henrique Macedo; East, eu, Antony Curti. Ao final do texto também está a classificação por divisão que não reflete os standings da NFL, mas a ordem do PR. Também colocamos as chances de Playoffs (em porcentagem e entre parênteses) com os dados do Playoff Status.


“RODAPE"

  • Quem subiu: Dolphins, Titans, Colts
  • Quem caiu: Broncos, Bills
  • Virtualmente classificado: Chiefs
  • Matematicamente eliminado: Jets, Jaguars, Browns, Chargers, Bengals
  • Matematicamente classificado: Patriots, Raiders
  • Maior Queda: -2, Broncos
  • Maior Subida: Dolphins, Titans e Colts, +1
  • Bye Week: Mais ninguém

16- Cleveland Browns (0-14) (Matematicamente Eliminado)

O Cleveland Browns está eliminado da temporada 2016. Com efeito, não temos mais parágrafos sobre para não chover no molhado

15- New York Jets (4-10) (Matematicamente Eliminado)

O New York Jets está eliminado da temporada 2016. Com efeito, não temos mais parágrafos sobre para não chover no molhado

14- Jacksonville Jaguars (2-12) (Matematicamente Eliminado)

O Jacksonville Jaguars está eliminado da temporada 2016. Com efeito, não temos mais parágrafos sobre para não chover no molhado.

13- San Diego Chargers (5-9) (Matematicamente Eliminado)

O San Diego Chargers está eliminado da temporada 2016. Com efeito, não temos mais parágrafos sobre para não chover no molhado.

12- Cincinnati Bengals (5-8-1) (Matematicamente Eliminado)

O Cincinnati Bengals está eliminado da temporada 2016. Com efeito, não temos mais parágrafos sobre para não chover no molhado.

11- Buffalo Bills (7-7) (1%) -1

Mesmo se os Bills vencerem os Dolphins no próximo sábado, ainda acredito que Rex Ryan cai na segunda após a Semana 17 (apelidada de Black Monday nos Estados Unidos). Com Ryan no comando, a maior virtude dos Bills nos dois anos não foi a defesa como deveria ser. Foi o ataque. Ou seja: ele não está agregando valor no que deveria agregar. Sendo assim, o que está fazendo lá? Pois é.

Ryan ainda pode sobreviver caso vença as duas próximas partidas. São jogos divisionais, tudo pode acontecer; E, lembrando, na Semana 17 do ano passado os Bills já não tinham mais nada a sonhar a não ser estragar a vida dos Jets. O mesmo pode ocorrer no sábado, embora matematicamente ainda não estejam fora da briga. Não duvide que Ryan leve esse jogo como o jogo de sua vida. Se for pro saco, vai querer levar os Dolphins junto.

10- Indianapolis Colts (7-7) (1%) +1

Em uma das suas melhores atuações em toda a temporada, o Indianapolis Colts derrotou facilmente a equipe dos Vikings, em Minnesota. Andrew Luck não tomou conhecimento daquela que é uma das melhores defesas da NFL. 

Ainda assim, a situação do Colts na busca da vaga nos playoffs segue difícil. Com 7 vitórias e 7 derrotas, Indianapolis precisa ganhar seus dois jogos e contar com uma combinação de outros resultados para ganhar a divisão. Para piorar as coisas, neste final de semana a equipe vai a Oakland pegar a fortíssima equipe dos Raiders. Vamos ver o que Andrew Luck conseguirá tirar da cartola.

9- Houston Texans (8-6) (56%) –

É possível que, durante a vitória suada deste último final de semana diante dos Jaguars, tenha ocorrido o momento fundamental da temporada dos Texans. Com a troca de Brock Osweiler por Tom Savage, a equipe pode ter se livrado daquele que fez o papel da âncora ao longo do ano, puxando o time pra baixo. 

Savage foi bem, conduzindo os Texans à virada sobre os Jaguars e mostrando um bom comando do sistema ofensivo, além de um braço claramente mais potente do que o de Osweiler. No próximo domingo à noite, Savage será o quarterback titular no confronto com o Cincinnati Bengals. Houston ainda lidera a divisão, por conta dos critérios de desempate. A equipe certamente dependerá muito do desempenho de Tom Savage para manter esta posição.

8- Denver Broncos (8-6) (10%) -2

Não é demérito algum perder para o New England Patriots. Agora, perder dentro de casa anotando apenas 3 pontos não é nem de perto o que se esperava dos atuais campeões do Super Bowl. 

As dificuldades de Siemian em conectar com seus recebedores foi agravada por uma atuação abaixo da crítica da sua linha ofensiva – uma marca desta temporada. O right tackle Donald Stephenson segue sua conversão em catraca de metrô e, junto com Matt Paradis, permitiram pressões e mais pressões para o New England Patriots. Só Michael Schofield e Russell Okung salvaram. 

Assim, o Denver Broncos precisa vencer. Uma vitória atrás do Miami Dolphins e duas do Kansas City Chiefs, a vaga de wild card vai se distanciando à medida que a gordura vai se queimando. Contra o Kansas City Chiefs, em casa, é duelo direto pela vaga. E vai ser preciso muita força para bater a dura defesa dos rivais. Secadores ligados lá em Buffalo para que o Miami Dolphins também empaque. Mas de nada adianta se não fizer o dever de casa.

7- Tennessee Titans (8-6) (49%) +1

Que vitória espetacular, de virada, sobre o Kansas City Chiefs no gélido Arrowhead. Com o chute derradeiro de Ryan Succop, #leidoex, o Tennessee Titans se mantém firme na liderança da AFC South (empatado com o Houston Texans) e se mostra forte na briga por uma vaga nos playoffs. 

Para conseguir a virada, no final do jogo, o técnico Mike Mularkey teve que abandonar um pouco seu foco ofensivo no jogo corrido e em formações fechadas (recebedores posicionados próximos à linha ofensiva). Com um ataque “spread” e mais rápido, o quarterback Marcus Mariota mostra todo seu potencial. 

A presença (e o talento) de Mariota fazem dos Titans, neste momento, o principal favorito à conquista da divisão. Nesta semana, os Titans têm um jogo em que a vitória é fundamental: contra o eliminado Jacksonville Jaguars. Tennessee tem tudo para entrar na última semana ainda mais perto da vaga à pós-temporada.

6- Miami Dolphins (9-5) (63%) +1

Ainda dá. Se a pós-temporada começasse hoje, os Dolphins estariam com viagem marcada para enfrentar um campeão de divisão. Isso, considerando o início ruim do time neste ano, surpreende e não surpreende ao mesmo tempo. No ano passado muita gente colocava Miami como equipe candidata à pós-temporada. Faltava algo que elevasse o potencial de Ryan Tannehill. Saiu um técnico apático, chegou o guru Adam Gase e um jogo terrestre potente que tira peso das costas de Ryan.

Falando nele, Tannehill não foi o quarterback na vitória contra os Jets, como a essa altura do campeonato você deve bem saber. Em seu lugar entrou Matt Moore, que, como disse na transmissão de Cardinals @ Dolphins, é facilmente um dos cinco melhores quarterbacks reservas da NFL. Moore e os Dolphins venceram e tal qual os Patriots (falaremos adiante sobre) uma virtude importante, em termos de pós-temporada, foi mostrada: capacidade de pressionar o quarterback adversário. Bryce Petty virou uma enorme pinhata, um programa que ele não esperava para uma noite de sábado. Vamos ver agora como os Dolphins se portam em jogo importantíssimo contra os Bills.

5- Baltimore Ravens (8-6) (32%) –

Foi no sufoco e com muito mais emoção do que era esperado, porém Baltimore conseguiu escapar com a vitória diante dos Eagles. Depois de ceder nove pontos ao adversário nos últimos 2:30 minutos de jogo, a equipe precisou parar uma tentativa de conversão de dois pontos a quatro segundos do fim – e conseguiu. A boa notícia é que o pedestre ataque terrestre dos Ravens teve a sua performance mais produtiva do ano, terminando o dia com um total de 151 jardas. 

Não foi nem de longe a melhor apresentação de Baltimore em 2016, mas, no final, o importante mesmo era obter a vitória para se manter na briga pelo título de divisão. No domingo, o time visitará Pittsburgh e jogará pelo seu futuro na temporada, pois uma derrota complicará muito suas chances de playoff.

4- Pittsburgh Steelers (9-5) (89%) –

A cada novo duelo com Cincinnati, os Steelers encontram uma maneira bizarra de vencer os odiados rivais. Dessa vez, a equipe ganhou por 24 a 20 depois de chutar seis field goals – o kicker Chris Boswell empatou o recorde histórico da franquia. Big Ben de novo não foi exuberante jogando fora de casa, mas pelo menos ficou longe dos turnovers. Além de Boswell, o destaque ficou para a defesa, a qual cresceu muito nas últimas partidas e cedeu apenas 38 jardas ao adversário no segundo tempo.

No próximo domingo, dia 25 de dezembro, Pittsburgh receberá os Ravens em jogo que provavelmente decidirá o campeão da AFC North. Se ganharem, os Steelers levam a divisão. Se perderem, serão ultrapassados e Baltimore ficará muito próximo do título. Prepare-se para um natal repleto de hostilidade, discussões, cenas lamentáveis e penalidades por violência desnecessária.


“RODAPE"

3- Oakland Raiders (11-3) (100%, matematicamente classificado) –

Pela primeira vez desde 2002, o Oakland Raiders se classificou para os playoffs. A franquia é uma daquelas que, quando está em boa fase, a NFL como um todo ganha, pela importância e pelas rivalidades históricas (imagina um duelo contra os Steelers em janeiro, ou um eventual AFCCG contra os Patriots?).

Apesar de não ter sido uma vitória maiúscula, teve a marca do time em 2016: Derek Carr comandando campanhas cruciais, Khalil Mack pressionando Philip Rivers oito vezes. Destaque para as perfomances de Bruce Irvin e Malcolm Smith, que ajudaram bastante o miolo da defesa do Oakland Raiders. A secundária ainda precisa se prevenir das bolas longas enquanto há tempo – tomou outra daquelas essa semana.

Agora, é bater o Indianapolis Colts em casa e secar o Kansas City Chiefs contra o Denver Broncos, para garantir a divisão e a tão sonhada bye na rodada de wild card.

2- Kansas City Chiefs (10-4) (99%) –

O Kansas City Chiefs bate o Denver Broncos fora de casa, anula o ataque do Oakland Raiders, mas perde dentro dos seus domínios para o Tampa Bay Buccaneers e Tennessee Titans. Essa inversão de expectativas deixa o torcedor ressabiado; sabe-se lá o que acontecerá na pós-temporada.

Posto isso, a derrota pode custar caro no final das contas. Agora 10-4, o time viu o Oakland Raiders tomar a dianteira da divisão e carimbar o passaporte para janeiro. Uma derrota nas Semanas 17 ou 16 e uma vitória para os rivais da Califórnia e o seed número dois vai para o ralo. 

O mais preocupante não é a combinação de resultados, mas a dificuldade em mover as correntes depois de estabelecer uma baita vantagem dentro de casa. Alex Smith, considerado um grande game manager, não o foi. E se por ventura ele não se portar como um, o time fica sem a grande virtude de seu quarterback. O alento fica por conta da defesa, que segue sólida e como âncora do time.

1- New England Patriots (100%, matematicamente classificado) –

Oito títulos seguidos na AFC East. A última vez que o New England Patriots não venceu sua divisão foi num ano em que Tom Brady não jogou 16 partidas – e saiu machucado na Semana 1. 2008 ainda contou com Brett Favre nos Jets, Chad Pennington nos Dolphins e um ataque dinâmico com a formação wild cat pelos lados de Miami. Foi um ano diferente, decerto.

Enfim, vamos ao jogo de domingo e o que vale a pena ser falado sobre ele. A princípio, que os Patriots conseguiram pressionar o quarterback adversário. Os 3 pontos marcados por Denver – únicos 3 pontos, aliás – mostram que a defesa de New England teve uma virtude importante para a pós-temporada. Acima de tudo, de toda forma, a ausência de Gronkowski ainda não foi tão sentida assim. Nessa partida contra os Broncos, com a defesa do Colorado pressionando Brady e Rob sendo sua válvula de escape, seria o momento em que a lesão do tight end faria peso negativo no plano de jogo patriota. É verdade, os Patriots não colocaram uma tonelada de pontos no placar. Mas venceram. Isso, num ambiente inóspito e fora de casa, é o mais importante ao pensar que estão classificados para a pós-temporada.


“RODAPE"

Por Divisão:

AFC East:

  1. New England Patriots
  2. Miami Dolphins
  3. Buffalo Bills
  4. New York Jets (já eliminado)

AFC North:

  1. Pittsburgh Steelers
  2. Baltimore Ravens
  3. Cincinnati Bengals (já eliminado)
  4. Cleveland Browns (já eliminado)

AFC South:

  1. Tennessee Titans
  2. Houston Texans
  3. Indianapolis Colts
  4. Jacksonville Jaguars (já eliminado)

AFC West:

  1. Kansas City Chiefs
  2. Oakland Raiders
  3. Denver Broncos
  4. San Diego Chargers (já eliminado)

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds