Os Falcons possuem o ataque mais completo da NFL?

Paciência. No mundo de hoje, com tanta informação e loucuras acontecendo ao mesmo tempo (e o acesso sendo tão fácil para saber dessas loucuras), a palavra paciência parece ofensa para algumas pessoas. Ninguém gosta de esperar resultados, seja no futebol bretão, na NFL ou até mesmo na própria vida. Antigos projetos de 4-5 anos são cortados para planejamentos de 2-3 anos e a rotatividade é imensa.

Atlanta sabia disso quando contratou Kyle Shanahan para a posição de coordenador ofensivo na temporada passada. Na sombra de seu papai Mike, o filho aprendeu muito do esquema que fez tanto sucesso no Washington quando um cara chamado Robert Griffin III era calouro. O conceito de Spread, Read Option foram os que mais chamaram atenção, só que o principal foi aprender o jogo terrestre guiado pelo bloqueio em zona (através do stretch ou outside zone blocking, chame como quiser) e jogadas explosivas contra a defesa base adversária.

A falha em Cleveland como coordenador ofensivo era totalmente esperada. Kyle não é o tipo de cara que vai saber trabalhar sem um quarterback em mãos. Ele precisa de um cara e foi o que achou em Atlanta. No primeiro ano, mesmo com Tevin Coleman, Devonta Freeman, Matt Ryan e Julio Jones, um ataque medíocre – com flashes. Seu esquema ainda não estava montado – na realidade as peças principais ainda não estavam lá.

Para os TL;DR: sim, este é o ataque mais completo e explosivo da NFL. E foi montado com paciência e jogadores não tão caros, mas que fazem a sua função muito bem feita. A primeira peça, e de tal modo fundamental, foi a adição do center (nada barato) Alex Mack.

O papel de Mack na stretch

Todo mundo adora falar de Matt Ryan, seu recorde de 13 passes para touchdowns para recebedores diferentes, liderar a NFL em jardas por tentativa de passe (9,3, melhor que qualquer um da liga por uma boa margem) e mesmo assim possuir menos de 10 interceptações no ano. São números de MVP, obviamente, só que eles foram catapultados por causa do esquema. Note: não estou falando que Ryan é produto do sistema. E sim que o sistema foi moldado para extrair o máximo dele. E a base deste sistema foi o jogo terrestre e a adição de Mack.

Além de ser muito bom para detectar blitzes, Mack está em seu melhor momento quando é permitido atacar no segundo nível – e é uma característica extremamente importante para implantar a corrida stretch. Um exemplo de sua função veio na partida contra os Seahawks. Aliás, todos as jogadas utilizadas neste texto foram contra Seattle – por motivos óbvios.

View post on imgur.com

Mack tem a difícil missão de fazer o snap e explodir para o segundo nível para bloquear Bobby Wagner. Para quem não sabe, a stretch (explicada em palavras rápidas; fizemos alguns textos já explicando o jogo terrestre melhor) é baseada em bloqueios por zona: toda a linha se desloca para a esquerda (ou direita, indo em direção a lateral; por isso o nome de outside zone) e bloqueia o jogador a sua frente. O running back ataca o gap que melhor se apresentar, logo caras de visão como Coleman e Freeman são essenciais para dar certo. É o esquema que fez Alfred Morris se destacar como calouro e que tornou esta dupla de Atlanta tão prolífica.

Note que na hora da decisão, Freeman tem três direções para seguir graças ao bloqueio tardio de Mack. Ele escolhe o lado de K.J. Wright, que está sozinho porque Wagner foi um pouco atrapalhado. O importante do jogo terrestre de Atlanta, além de ditar o ritmo ofensivo, é tornar este ataque imprevisível.

A franquia é a que mais diversifica a direção das suas corridas e o faz com uma variedade de personnel incrível: seja com dois tight endsfullback ou um tight end só.

A construção do ataque explosivo e o papel de Julio Jones

Muitos times possuem a filosofia de impor o seu ritmo de jogo. O Dallas Cowboys, por exemplo, impõe as corridas de Ezekiel Elliott, mesmo você sabendo o que está por vir. Já Kyle Shanahan tem a filosofia de tentar misturar, complicar e colocar a defesa em situações complicadas. Para isto, ele adora forçar que o adversário não vá para as subpackages e fique em sua defesa base.

Foi aqui as outras adições importantes para este ataque. Shanahan quer três tight ends realmente atléticos para abrir todo o playbook, junto com uma ameaça de bola longa que abra todo o espaço na parte intermediária do campo. A chegada de Austin Hooper para complementar Levine Toilolo e Jacob Tamme (que foi para a Injury Reserve e Josh Perkins assumiu o seu posto, com Justin Hardy também roubando alguns snaps) foi ideal para abrir o playbook. No ano, Ryan tentou 38 passes saindo da formação com três tight ends (maior marca da liga): foram 31 acertos para uma média de 13,5 jardas por passe, oito touchdowns e nenhuma interceptação. Com relação à velocidade, Shanahan foi buscar Taylor Gabriel dos Browns, o tipo de free agent que custa barato e acaba por valer muito a pena.

Com as peças necessárias, era hora de repetir o ataque de Washington. A combinação post (flag ou in) e vertical foi explorada incessantemente com Robert Griffin saindo do play action. Enquanto lá o que segurava a defesa na base era a Read Option, aqui são as formações com dois e três tight ends – que são tão versáteis porque todo mundo consegue agarrar a bola e ser atlético o suficiente para ser uma ameaça.

View post on imgur.com

Nesta jogada os Falcons estão com três tight ends em campo, com Julio Jones como split (ou seja, perto da formação só que é o último homem alinhado; ele tem a liberdade de um slot receiver sem ter alguém no lado do campo o limitando) e Levine Toilolo é movimentado para a lateral. Na troca, Seattle mantém Richard Sherman em cima do último homem perto da sideline e permite com que Jones fique mano-a-mano contra os linebackers. Note que, por estar na defesa base, os Seahawks não possuem nenhum jogador para aguentar o tranco. Por fim, o conceito flag-vertical: o tight end força Earl Thomas a ficar no meio do campo, abrindo espaço para Jones entrar na endzone.

Aqui dá para ver o porquê de Julio Jones ser tão importante neste esquema. É errôneo dizer que ele mais atrapalha do que ajuda. Sim, quando o ataque começa a forçar a bola para ele, fica tudo muito previsível e o resultado é desastroso. Só que Shanahan aprendeu, após a derrota para Kansas City, o que significa ter Julio Jones no ataque. Na realidade, o wide receiver é fundamental quando apresenta-se como ameaça e Ryan pode distribuir completamente o jogo, como nesta jogada.

View post on imgur.com

Aqui, A formação de Atlanta conta com três tight ends e um running back. É óbvio que a defesa está na base, e o ataque coloca todo mundo para correr rotas. Jones executa uma crossing route e é a isca perfeita para tirar Sherman do fundo do campo. Com Freeman e Tamme correndo do outro lado, o safety Earl Thomas tem que dar atenção especial para aquele lado do campo e ele não consegue cobrir o espaço deixado por Sherman. No four vertical disfarçado, os dois tight ends acabam sobrando para um touchdown fácil de Toilolo.

Não durma; os Falcons têm totais condições de irem ao Super Bowl.

A melhor defesa da NFC é a dos Seahawks, só que eles estão sem Earl Thomas. Além disso, todo este ataque de Kyle Shanahan é formatado para vencer cover 1 e a cover 3 – marcas da franquia. Por fim, com esta linha ofensiva de Seattle, jogando fora de casa, é bem possível que Russell Wilson seja amassado a partida inteira tendo que correr atrás de pontos.

Por que digo isso? Para mostrar que o ditado “grandes ataque ganham jogos e grandes defesas campeonatos” pode falhar miseravelmente na NFC neste ano. E, com a conferência não possuindo nenhuma outra grande defesa, este time de Atlanta tem tudo para surpreender e fazer uma pós-temporada realmente marcante. O motivo é o seu ataque ser o melhor e o mais completo não apenas da NFC, mas sim de toda a NFL.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds