A dupla Brady-Belichick é a melhor da história da NFL?

27 de janeiro de 2000 foi o dia no qual Bill Belichick se tornou head coach do New England Patriots. Com recepção morna pela imprensa e fãs à época, é impensável hoje que alguém ainda duvide dessa contratação. Em abril de 2000, a franquia de Boston selecionou com a 199ª escolha do Draft um tal de Tom Brady, quarterback de Michigan.

Eis o preâmbulo de uma dominação impressionante na AFC East numa era com teto salarial. Fazer o que os Packers fizeram nos anos 60, os Steelers nos anos 70 e os 49ers/Cowboys de 81 a 1995 é uma coisa. Fazer isso com teto salarial e free agency é outra.

O início

O titular era Drew Bledsoe, primeira escolha geral do Draft de 1993 e líder da campanha que colocou os Patriots no Super Bowl XXXI, contra o Green Bay Packers, o qual sairia vencedor da partida. Em 2001, depois de uma gravíssima lesão após hit do linebacker Mo Lewis na segunda semana da temporada regular, Bledsoe deu espaço para que Tom Brady virasse o quarterback patriota.

Isso foi há mais de 15 anos atrás. Hoje, Belichick e Brady somam apenas triunfos. Com o Super Bowl LI, são sete aparições na decisão da NFL, quatro conquistas; onze AFC Championship Games, seis deles consecutivos, além de oito títulos da AFC East em sequência. 

O sucesso da dupla tanto na temporada regular quanto pós-temporada é indiscutível. Tom Brady tem 33 partidas disputadas em playoffs, ou seja, duas temporadas regulares de pós- temporada. O que nos leva ao questionamento: Bill Belichick e Tom Brady são a maior combinação de técnico e quarterback da história da NFL?


“RODAPE"

Excelência de forma consistente

Quando falamos de duplas de quarterback e técnicos da história da NFL, alguns pares imediatamente vem à cabeça. Bill Walsh e Joe Montana no San Francisco 49ers na década de 80, Chuck Noll e Terry Bradshaw no Pittsburgh Steelers durante os anos 70, Don Shula e Dan Marino… são muitos os pares bem-sucedidos, isso pois sequer mencionei Jimmy Johnson e Troy Aikman, Tom Landry e Roger Staubach, John Madden e Ken Stabler, Don Coryell e Dan Fouts, entre tantos outros.

Acredito que uma comparação pura acabaria por desvirtuar a essência da discussão. Desde os tempos de Landry até hoje, o futebol americano se tornou um esporte bastante diferente daquele jogado décadas atrás. Portanto, temos que olhar o que Tom Brady e Bill Belichick fizeram em seus 17 anos de parceria, e como isso os credencia ao status de maior dupla da história.

Os títulos e constante presença no AFC Championship Game já fazem minha argumentação, parcialmente falando Seria estúpido dizer o contrário. O mais impressionante é como o New England Patriots já incorporou elementos de diferentes filosofias ofensivas durante todos esses anos e nunca perdeu a excelência. Tom Brady sempre executou o plano de jogo à perfeição, e nunca houve uma forma de pará-lo fora o mais difícil para uma defesa (pass rush, cortando o mal pela raiz).

Mais Super Bowl LI:
Fizemos a previsão do Super Bowl LI com o Madden 17, veja como “será”
Em Las Vegas, Patriots são favoritos por 3 pontos para vencer o Super Bowl LI

Já vimos o New England Patriots queimar adversários com os matchups favoráveis para seu tight ends, preferindo formações com dois e até três dessa posição. Já vimos o time explorar os benefícios de uma spread offense, ou a velocidade de um ataque up tempo baseado no no huddle. Vimos também running backs correrem 30 vezes com a bola contra times que não conseguiam nem por decreto impedir investidas terrestres – lembra aquela partida contra os Colts?

O que eu quero dizer é que não existe uma equipe que se planeje tão bem quando o New England Patriots. Não sei sequer se jamais existiu. Embora eu esteja aqui falando predominantemente da natureza ofensiva do time – até porque estamos falando também de Tom Brady -, a defesa dos Patriots nunca está perdida. Ela nunca está entregue ao plano de jogo do adversário.

A mente defensiva de Bill Belichick é fenomenal. A compreensão de futebol americano dele é completamente fora da curva. Sua capacidade de neutralizar as forças adversárias eleva o time a um outro patamar. E esse entendimento profundo defensivo só colabora no planejamento de jogo ofensivo.

De nada adianta ter um gênio no lado de fora do campo sem alguém que execute o planejamento em campo. É justamente essa execução à perfeição – com melhorias que o próprio Tom Brady implementa pela leitura das defesa – que transforma a dupla Brady e Belichick numa das duplas mais bem-sucedidas da história não só da NFL, mas do esporte.

Afinal, eles são a maior dupla da história?

Eu poderia dizer o contrário? De forma alguma. Tom Brady e Bill Belichick estarão para sempre na história da NFL como os rostos do New England Patriots e a dinastia que se estabeleceu no começo dos anos 2000. Eu posso dizer aqui que Bill Walsh e Joe Montana são a maior dupla, e teria argumentos convincentes para tal. Entretanto, eu não acredito que tenhamos um exemplo de sucesso tão grande por 17 anos. Acredito que a indissociabilidade dos dois fortaleça ainda mais essa impressão.

Quando pensamos no sucesso de Tom Brady, lembramos de Bill Belichick, e vice-versa. Don Shula, por exemplo, teve 12 anos e dois Super Bowls antes de Dan Marino. A identidade de Belichick e Brady está tão atrelada ao New England Patriots que é impossível imaginar os dois fora dali. Claro, não podemos descontar os trabalhos de Belichick como coordenador defensivo do New York Giants ou head coach do Cleveland Browns, por exemplo. Eles, entre outros, ajudaram a construir o técnico que ele é hoje – e tem sido por mais de 15 anos.

Só que esse vínculo tão forte entre jogador, técnico e instituição é quase um argumento por si só. Jogadores foram e vieram; hall of famers, grandes talentos, outros nem tão talentosos assim, e a excelência dentro e fora de campo permaneceu. Quem permaneceu, também, foi a dupla Brady-Belichick. E, ao meu ver, não há uma parceria tão harmoniosa e tão vencedora na história da liga. Uma eventual conquista no Super Bowl LI seria apenas a cereja no bolo de uma trajetória que é, quase que indiscutivelmente, a maior de todos os tempos.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds