Atlanta e Boston são bem diferentes no que diz respeito a títulos

Um dos elementos mais interessantes acerca do Super Bowl é a questão do Cidade contra Cidade. Sim, parece (e é) nome de programa do Silvio Santos, mas a questão aqui remonta às origens do futebol/rugby/futebol americano, quando habitantes de uma dada cidade na Itália medieval (se é que podemos chamar assim, dado que não existia Itália mas uma coleção de reinos) iam para outra cidade chutar uma bola e dar socos – sério – em pessoas de outra cidade.




O aspecto territorial do futebol e seus filhos – entre eles, nosso querido futebol americano – é a herança que fique. Embora, felizmente, não se possa atingir fisicamente o adversário como bem entenda. Tá, em alguns momentos as defesas da AFC North encarnam o espírito do calcio fiorentino, mas o ponto é que a boa herança desses primórdios territoriais é justamente a essência de defender o goal = defender sua cidade.

O Super Bowl LI coloca frente a frente uma das cidades mais bem sucedidas na história recente dos esportes americanos contra uma cidade que… Bem, fora o beisebol dos anos 90 não teve muitos motivos para comemorar. No total, Boston e seus quatro times das grandes ligas profissionais dos EUA têm nove títulos e estarão numa final pela 14ª vez desde 2001. É justamente este o corte histórico e o porquê de ser bacana a “primeira vez”.

Começou a Dinastia

É interessante perceber como as coisas começaram a dar certo MESMO para Boston quando os Patriots foram zebras contra os Rams no Super Bowl XXXVI. Parecia, realmente, um conto de fadas e coisa do destino. Nas praticamente 8 décadas anteriores o Boston Red Sox amargou uma seca que só era superada pela agora também detonada dos Cubs – era a chamada Curse of the Bambinonão vou entrar em muitos detalhes porque não somos um site de beisebol.

Mas o ponto é que um título com um técnico renegado por Cleveland (!!!) e uma escolha de sexta rodada como quarterback, depois de uma temporada anterior com 5-11, perdendo o quarterback titular na Semana 2, com o 11 de setembro no mesmo ano, usando azul-vermelho-branco e chamando Patriots… Bem, é um conto de fadas.

O efeito positivo na cidade como um todo e nos fãs – meio que o oposto da derrota da World Series de 1986 para os Red Sox – fez com que, mesmo que indiretamente, uma cultura vitoriosa fosse deflagrada em Boston. Claro, há outros fatores positivos – o modo pelo qual Robert Kraft administra sua franquia é algo a ser estudado por todos e sendo vizinho dos Patriots, ajuda.

É notória a sequência de Boston quando o assunto são títulos ou ao menos disputá-los.

  • 2001  Patriots vencem o Super Bowl
  • 2002  New England Revolution perdem a final da MLS Cup
  • 2003  Patriots vencem o Super Bowl
  • 2004  Patriots vencem o  Super Bowl, Red Sox vencem World Series pela primeira vez desde 1918
  • 2005  New England Revolution perdem a final da MLS Cup
  • 2006  New England Revolution perdem a final da MLS Cup
  • 2007  Patriots perdem o Super Bowl, Red Sox vencem World Series, New England Revolution perdem a final da MLS Cup
  • 2008  Celtics vencem as NBA Finals pela primeira vez desde 1986
  • 2009  Nada
  • 2010  Celtics perdem as NBA Finals
  • 2011  Patriots perdem Super Bowl, Bruins vencem a Stanley Cup
  • 2012  Nada
  • 2013  Bruins perdem a Stanley Cup Final, Red Sox vencem a World Series
  • 2014  Patriots vencem o  Super Bowl, New England Revolution perdem a final da MLS Cup
  • 2015  Nada
  • 2016  Patriots voltam ao Super Bowl pela sétima vez desde 2001.

Ah, detalhe: o New England Revolution, que coloquei acima, não está na lista por acaso. Embora nunca tenha vencido uma MLS Cup, a equipe é também propriedade de Kraft, dono dos Patriots desde a década de 1990.

Mais Super Bowl LI:

Fizemos a previsão do Super Bowl LI com o Madden 17, veja como “será”
Em Las Vegas, Patriots são favoritos por 3 pontos para vencer o Super Bowl LI
A dupla Brady-Belichick é a melhor da história da NFL?

Como você pode perceber, não houve um time da região de Boston competindo por um título em apenas três vezes desde o primeiro Super Bowl da era Belichick-Brady. 3 anos em 16 é, bem, impressionante.


“RODAPE"

Já em Atlanta, a coisa é diferente…

Mas, por que não os Falcons como ignição, mesmo que indireta e involuntária, de uma sequência vitoriosa para a outrora sede dos Jogos Olímpicos? A cidade viu apenas um título profissional em toda sua história esportiva. Em 1995 o Atlanta Braves – que, olha a coincidência, jogou em Boston até a década de 1950 – foi campeão da World Series.

Os Braves tem um título em 51 temporadas em Atlanta. Os Hawks não tem nenhum título da NBA em 48 temporadas. Os Falcons chegaram ao Super Bowl uma vez além do LI – e sem títulos em suas 50 primeiras temporadas. O Calgary Flames, da NHL, um dia foi Atlanta Flames e não venceu por lá. O Atlanta Trashers não teve títulos da Stanley Cup em 11 temporadas antes de se mudar para Winnipeg. E o Atlanta Dream, da WNBA, não tem títulos em 9 temporadas.

Curioso notar que, no caso dos Braves, a franquia foi à pós-temporada por 14 temporadas consecutivas e mesmo assim só venceu o Comissioner’s Trophy em 95. Os Hawks, eterno time do agora vai na NBA de uns anos para cá, chegaram na final do Leste em 2015. E os Falcons agora chegam ao Super Bowl.

Melhor ataque em pontos marcados e top 5 em vários outros quesitos ofensivos nesta temporada, o Atlanta Falcons tem uma chance real de serem o segundo título da história da capital da Georgia. O problema é que do outro lado tem Belichick-Brady.




Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds