Se for MVP, é justo: A excelente temporada 2016 de Matt Ryan

Um jogo. É tudo que falta para a longa e tenebrosa offseason. Tá certo, não é um jogo qualquer. Atlanta Falcons e New England Patriots se enfrentarão no Super Bowl LI, na disputa pelo título de grande campeão da NFL. Neste jogo, teremos mais uma participação em Super Bowl de Tom Brady, uma dos melhores quarterbacks da história da liga. Entretanto, na temporada 2016, nenhum quarterback jogou tão bem quanto Matt Ryan, líder da equipe dos Falcons. Matt Ryan teve uma temporada digna do prêmio de MVP (ao qual é favorito).

Hoje o Pro Football relembra o que fez da temporada de Matt Ryan tão especial, indo além das estatísticas. Para ressaltar quão marcante foi a temporada de Ryan, além de melhor de sua carreira, começaremos lembrando as características do jogador e seu desempenho nos anos anteriores. Posteriormente, dissecaremos os números e a performance de Matt Ryan em 2016.

A chegada à NFL e o “teto” de Matt Ryan

Matt Ryan foi escolhido pelo Atlanta Falcons na primeira rodada do draft em 2008. Desde seu primeiro ano na liga, Ryan se mostrou um bom quarterback, com boa precisão nos passes intermediários e boa leitura das defesas, levando a decisões acertadas.

Entretanto, Matt Ryan parecida fadado a estar sempre logo abaixo do primeiro escalão de quarterbacks da NFL. Sua aparente pouca mobilidade e capacidade reduzida para improvisar, sendo exclusivamente um passador de dentro do pocket, limitaram seu desempenho. Já se imaginava que Ryan não seria capaz do salto em performance para, não apenas entrar para o grupo dos melhores da liga, mas também para levar os Falcons ao Super Bowl.

Como vimos em 2016 (e relembraremos a seguir), estas previsões estavam erradas.

2016: o ano de Matt Ryan

Após uma temporada 2015 decepcionante tanto para Matt Ryan quando para o Atlanta Falcons, em que a equipe saiu de 6 vitórias e nenhuma derrota para não conseguir a vaga nos playoffs, 2016 começou com a equipe cercada de dúvidas.

Rapidamente, no entanto, Ryan mostrou que era outro quarterback. Em seu segundo ano com o coordenador ofensivo Kyle Shanahan, Matt Ryan mostrou-se o quarterback perfeito para o sistema adotado pelos Falcons. Mostrando uma mobilidade nunca antes vista, Ryan se adaptou perfeitamente aos bootlegs, play actions e pockets móveis utilizados por Shanahan. Mantendo sua ótima precisão e inteligência,  Matt Ryan foi o melhor quarterback da NFL em 2016.

Como acontece com os melhores quarterbacks, Ryan foi evoluindo ao longo de toda a temporada, além de deixar o melhor para os momentos decisivos das partidas. Os Falcons, mesmo tendo o ataque mais prolífico da liga, ganharam vários jogos muito próximos, em que o desempenho de Ryan no último período foi decisivo para o resultado.

Cabe ressaltar, é claro, que além da ótima adaptação de Matt Ryan ao sistema de Kyle Shanahan, os Falcons têm um ótimo elenco ofensivo. Julio Jones, Devonta Freeman e muitos outros foram fundamentais, não apenas para o sucesso da equipe como também para o desempenho do quarterback. Ainda assim, não há dúvida de que Ryan foi o maestro desta afinada orquestra.

Números

Dizer que números e estatísticas não importam é tão sem sentido quanto dizer que só os números importam. No caso de uma temporada como a de Matt Ryan em 2016, os números são a cereja do bolo formado pelas grandes atuações do quarterback.

Ryan terminou a temporada regular com 69,9% de passes completos, para 4944 jardas, 38 touchdowns e 7 interceptações. O quarterback alcançou ainda um rating ranking de 117,1 e uma média altíssima de 9,3 jardas por passe tentado. Além de liderar a liga em várias destas estatísticas, é importante perceber que TODAS elas são as melhores marcas da carreira de Matt Ryan. Essa percepção reforça o grau de evolução de Ryan apresentou em 2016.

O quarterback dos Falcons vem seguindo sua espetacular temporada regular com ótimas atuações também na pós-temporada. Nas vitórias dos Falcons sobre Seattle Seahawks e Green Bay Packers, Ryan soma 7 passes para touchdown e nenhuma interceptação.

Neste domingo, contra o New England Patriots de Bill Belichick e Tom Brady, não ha dúvida de que Matt Ryan precisará atuar em um nível no mínimo igual ao que apresentou na temporada 2016 para que os Falcons possam chegar ao primeiro título da NFL em sua história.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds