Draft? Free Agency? Combine? Entenda os principais termos da intertemporada (offseason) da NFL

Uns odeiam. Outros não ligam. Eu, pessoalmente, acho um período interessante. A intertemporada da NFL tem seu início no dia seguinte ao Super Bowl e dura longos seis meses. Nesse período, há uma série de eventos importantes que mudam os rumos da próxima temporada. Por exemplo: após ser uma montanha-russa com Tim Tebow em 2011, o Denver Broncos adquiriu Peyton Manning em março de 2012 – colocando a pedra fundamental do que seria uma nova unidade ofensiva. Em abril de 2016, o Dallas Cowboys conseguiu via Draft os calouros Dak Prescott e Ezekiel Elliott – igualmente pedras fundamentais, ainda mais quando Tony Romo se machucou.

Pode parecer inútil, mas não é. Acompanhar de perto a intertemporada te dá uma boa noção de como as coisas serão ou podem ser na temporada seguinte. Basicamente, há um evento importante por mês. Para entender cada um deles de modo mais aprofundado, é só clicar no link que coloquei. Fevereiro temos a alocação de franchise tag e o Combine para o Draft. Março é o mês das movimentações e contratações na free agency. Ao final de abril temos o Draft. Maio, novas regras são formuladas (e mudanças de cidades por franquias, vai saber). Junho é um mar de nada – e em julho temos o início dos treinamentos rumo à temporada 2017. Agosto a pré-temporada e no dia 7 de setembro você mata a saudade da NFL, com a partida que inaugura a temporada regular (o New England Patriots, campeão da temporada 2016, recebe algum time ainda não definido – provavelmente o Atlanta Falcons, visto que ambos se enfrentaram no Super Bowl LI e o expediente foi usado no Kickoff 2016 com Broncos e Panthers).

Para saber quando cada um acontece especificamente em 2017, você pode clicar aqui e saber as 30 datas mais importantes desta offseason. Abaixo, uma breve explicação de cada termo.

Offseason/Intertemporada:
Duração: Seis LONGOS MESES (Fevereiro a Setembro)
O que é: É o período sem jogos da NFL. Nele, que vai do dia seguinte ao Super Bowl até a quarta-feira antes do início da temporada regular seguinte, as equipes se reforçam por meio de diversos meios abaixo explicados. Neste ano, ela vai de 6 de fevereiro a 6 de setembro de 2017.

Franchise Tag – clique aqui para mais detalhes
Duração: Meio de fevereiro a 1º de março
O que é: Instrumento criado em 1994 para proteger as franquias do mercado livre (Free Agency) irrestrito. A cada ano, cada uma das franquias pode colocar uma etiqueta (tag) em um – e somente um – jogador de seu elenco que se tornaria agente livre (ou seja, cujo contrato expira antes da temporada seguinte). Em contrapartida, a franquia tem que oferecer por um ano um salário top 5 ou 120% do valor médio do contrato anterior, o que for maior. Há três modalidades: exclusiva, não exclusiva e transitionexplico aqui todas elas. 

NFL Combine – clique aqui para mais detalhes
Duração: Duas semanas, do final de fevereiro ao início de março
O que é: Imagine uma gigantesca entrevista de emprego com os principais prospectos universitários que vão entrar na NFL. Tiro de 40 jardas, supino e exercícios específicos para cada posição – além de entrevistas e testes de QI – estão entre aqueles nesta “gincana” com as futuras estrelas da NFL. O objetivo aqui é ter todos os jogadores reunidos num mesmo local para facilitar a vida dos olheiros.

Free Agency – clique aqui para mais detalhes
Duração: março até fevereiro do ano seguinte (em 2017, 9 de março; o primeiro mês, março, é o aquecido)
O que é: As franquias podem, a partir do início do “ano fiscal” da liga, contratar jogadores cujos contratos com suas antigas equipes acabaram. Há algumas restrições (free agent restrito/irrestrito), as quais explico melhor aqui. 

Salary Cap (teto salarial) – clique aqui para mais detalhes
Duração: Ano fiscal da liga (em 2017 começa dia 9 de março)
O que é: Para impedir que times mais ricos em mercados consumidores maiores acabem montando verdadeiras seleções (abs La Liga), a NFL tem um teto salarial rígido, que gira em 150 milhões de dólares. Esse teto está em função do lucro da liga – por conta disso ele aumenta todo ano. É o máximo que uma franquia pode gastar com seus jogadores (técnicos não estão inclusos).

Draft (Recrutamento) – clique aqui para mais detalhes
Duração: Três dias (quinta, sexta e sábado) ao final de abril
O que é: Um jogador, para entrar na NFL, precisa estar formado no Ensino Médio há três anos (ou, se não se formou, ter formatura há três anos da data de entrada na NFL). Para receberem mais dinheiro em seus contratos de calouro, eles precisam se aperfeiçoar e melhorar suas habilidades numa vitrine – ou seja, no College Football. Passados esses três anos (ou a formatura do jogador, em quatro/cinco anos) o jogador está elegível para ser escolhido no Draft, o recrutamento de novos jogadores da NFL. São 7 rodadas, com a ordem de escolha – tipo quando você tira time na aula de educação física – sendo inversamente proporcional à classificação da temporada. O campeão do ano anterior escolhe por último em cada rodada (32) e o time com pior campanha (em vitórias/derrotas) escolhe primeiro (1º). Assim, em tese, os melhores prospectos podem ir para os times que mais precisam.

Publicidade




Reuniões de primavera  
Duração: Um fim de semana de maio
O que é: É a reunião de donos de franquias da NFL em maio; Nela são votadas pautas importantes, como eventuais mudanças de regras e, se aplicável, realocação de franquias.

Training Camp
Duração: Meio de julho até véspera da temporada regular
O que é: Sabe aqueles retiros que o Vanderlei Luxemburgo fazia em Atibaia com todos os times? Então, é tipo isso. Um time se reúne com treinamentos de preparação para a temporada regular. Alguns vão para cidades pequenas e outros treinam perto de seus estádios mesmo. O objetivo aqui é tirar a gordura – em alguns casos, literalmente – da intertemporada e se preparar para o ano que vem pela frente.

Pré-temporada
Duração: Quatro semanas (agosto até início de setembro)
O que é: A oportunidade de jogadores reservas e calouros não draftados de mostrar serviço. Os titulares, principalmente quarterbacks, jogam pouco (uma ou duas campanhas, no máximo). São quatro jogos por franquia, geralmente contra adversários geograficamente próximos e de conferência distinta.

Hall of Fame Game – uma partida no início de agosto que dá início à pré-temporada, uma semana antes
O que é: O que você viu acima. É a “Semana 0” da pré-temporada. Os times aqui envolvidos acabam jogando 5 partidas de pré-temporada, portanto. Ela ocorre em Canton, Ohio, onde está localizado o Hall da Fama do Futebol Americano Profissional.

Comentários? Feedback? Mais alguma dúvida? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds