Dolphins e Jaguars teriam acertado duas trocas envolvendo Julius Thomas e Branden Albert

Nenhuma franquia pode trocar jogadores de maneira oficial até o próximo dia 09 de março, data de início do ano novo da NFL, mas isso não impede que acordos sejam discutidos ou mesmo fechados, ainda que na “informalidade”. Aproveitando-se disso, Dolphins e Jaguars teriam fechado nas últimas horas um grande negócio envolvendo dois atletas importantes, ou que pelos menos foram importantes há algumas temporadas: o left tackle Branden Albert e o tight end Julius Thomas.

Segundo apurado pela mídia norte-americana, a negociação ocorrerá na forma de duas trocas distintas. Na primeira delas, Miami enviará Albert para o time da AFC South em troca de uma escolha baixa no Draft de 2018 – de acordo com o Miami Herald, possivelmente uma pick de 7ª rodada. Jacksonville, por sua vez, mandará Thomas e receberá como compensação uma escolha baixa no Draft de 2017.

Além disso, também segundo algumas informações apuradas, ambos os atletas estão dispostos a reestruturarem seus valiosos contratos para viabilizarem o acordo, embora ainda não saibamos as novas cifras. Em 2015, Thomas assinou com os Jaguars por cinco anos e 46 milhões de dólares. Já Albert, em 2014, fechou um vínculo de 5 anos e 47 milhões de dólares com Miami. Hoje, eles teriam respectivamente como salário base 7 e 8,875 milhões de dólares, valores muito elevados para o baixo rendimento dos dois na última temporada.

Qual time pode se dar melhor com o provável acordo?

Sempre que uma troca importante acontece na NFL, todo mundo quer saber: quem foi o vencedor do negócio? Bem, no caso de Dolphins e Jaguars, parece que Miami sairá com uma leve vantagem, pelo menos se analisarmos exclusivamente os aspectos técnicos da transação – lembrando que ainda não conhecemos os financeiros.

Julius Thomas e Branden Albert são dois jogadores que já viveram bons momentos na liga – o primeiro foi ao Pro Bowl em 2013 e 2014, enquanto que o segundo foi eleito ao jogo das estrelas em 2013 e 2015 -, porém recentemente sofreram com vários problemas físicos e viram suas carreiras entrarem em decadência. Thomas perdeu 11 partidas por lesão nos últimos dois anos e nem de longe conseguiu render em Jacksonville como havia feito em Denver. Albert, em três temporadas com os Dolphins, ficou de fora de 13 jogos – na verdade, a única vez que ele atuou em todas as partidas da temporada foi em 2011.

Em todo o caso, ambos chegarão em suas novas equipes para reforçar setores carentes. Os Jaguars devem encorpar a linha ofensiva, uma das várias fraquezas apresentadas pelo time em 2016, e tentarão fazer isso com um novo left tackle – o experimento com Kelvin Beachum não deu certo, então Jacksonville o deixará ir embora na Free Agency. Já Miami precisará de um novo tight end para substituir o decepcionante Jordan Cameron, o qual pouco produziu nos dois anos que ficou com a franquia.

A leve vantagem dos Dolphins no negócio se dará por dois motivos. Em primeiro lugar, Thomas (28 anos) é mais jovem que Albert (32 anos), o que pode significar uma maior sobrevida na NFL e uma melhor chance de voltar a jogar em alto nível. O segundo motivo é um pouco menos especulativo. Miami já possui um substituto no elenco para Albert. Laremy Tunsil, escolha de primeira rodada no Draft passado, será o left tackle da equipe em 2017 e muito provavelmente representará um upgrade na posição. Os Jaguars, por outro lado, não possuem uma alternativa confiável para Thomas – eles podem buscar uma na rica classe de tight ends do próximo Draft. Ou seja, em teoria, a troca fortalecerá mais o elenco dos Dolphins do que o de Jacksonville.

Ademais, Thomas reencontrará Adam Gase, ex-coordenador ofensivo Broncos entre 2013 e 2014. No período, o tight end foi um dos atletas mais produtivos da NFL, totalizando 24 touchdowns recebidos. Talvez trabalhar de novo com o atual head coach de Miami seja o que Thomas precise para voltar aos seus melhores dias.

Comentários? Feedback? Siga-me no Twitter em @MoralezPFB, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds