Surtain nos Broncos: Escolhas questionáveis da 1ª rodada

O legal do Draft é que todos os times ficam melhores, mas isso não impede que algumas seleções sejam questionáveis por vários motivos, desde a qualidade do jogador relativo à sua escolha ou as necessidades da franquia

Com o final da primeira rodada, podemos ter uma noção melhor de quais times fizeram boas e quais times fizeram más escolhas na primeira noite. Claro que tudo não passa de uma projeção de modo geral, afinal o Draft não é uma ciência exata; mesmo assim, algumas decisões podem ser questionadas por vários motivos, seja o valor da escolha, o valor posicional ou até a situação da franquia. Listamos as 5 escolhas mais questionáveis do dia 1:

Leia também: 8 melhores jogadores disponíveis após a primeira rodada do Draft

Patrick Surtain, CB, Denver Broncos (#9)

Eu sei que os Broncos são os favoritos para pegar Aaron Rodgers. Só que, até esse acordo acontecer, o posto de titular da equipe ainda está dividido entre Teddy Bridgewater e Drew Lock, duas opções, digamos, não tão animadoras – e com o forte elenco que a franquia dispõe, isso pode ser um limitante na temporada de 2021.

Denver era um candidato fortíssimo a subir no Draft pra pegar um quarterback novo e, mesmo sem trocar pra cima, a organização ainda tinha o excelente Justin Fields à sua disposição na escolha 9, mas George Paton preferiu reforçar a defesa com a adição de Patrick Surtain, que se junta a uma secundária já bastante forte. Surtain é indiscutivelmente um bom jogador. Só talvez não fosse a melhor escolha pra Denver.

Alex Leatherwood, OT, Las Vegas Raiders (#17)

Parece que, todo ano, podemos contar com os Raiders fazendo escolhas questionáveis e que minam o verdadeiro potencial da equipe. A linha ofensiva foi basicamente desmontada nos últimos meses e a seleção de Leatherwood na metade da primeira rodada é um reach imenso: sim, ele tem um potencial atlético incrível, mas é bastante cru tecnicamente e quase ninguém esperava que ele fosse escolhido dentro do top 20. Existiam vários jogadores de maior qualidade (e necessidade para Las Vegas) ainda disponíveis ali.

Kadarius Toney, WR, New York Giants (#20)

Dave Gettleman não poderia ter um dia perfeito no Draft, não é mesmo? O general manager dos Giants costurou um bom acordo para descer na ordem de escolhas quando o Philadelphia Eagles saltou para pegar DeVonta Smith, o alvo preferido de New York, e a franquia conseguiu uma escolha extra de primeira rodada em 2022 num acordo com o Chicago Bears.

Tudo lindo até aí, exceto quando os Giants estavam no relógio e pegaram um recebedor que: 1) tinha um valor menor que a metade da primeira rodada e 2) não vai se encaixar tão bem no grupo de wide receivers de New York. Existiam necessidades maiores e jogadores de maior qualidade ainda disponíveis: não dá pra defender essa escolha.

Travis Etienne, RB, Jacksonville Jaguars (#25)

Essa é uma escolha quase que indefensável. Os Jaguars conseguiram James Robinson como free agent não-draftado no ano passado e ele foi produtivo ao longo do ano mesmo com um ataque bem abaixo da média. Além disso, Jacksonville tinha necessidade em posições muito mais importantes e usaram uma escolha de primeira rodada num jogador que, embora seja explosivo e playmaker, não vai ser uma peça essencial na transformação da equipe num competidor dentro da AFC South. Ainda que exista a reunião com Trevor Lawrence, não dá pra defender o que Urban Meyer fez aqui.

Payton Turner, EDGE, New Orleans Saints (#28)

Adam Schefter reportou durante a tarde de ontem que Turner poderia ser uma surpresa na primeira noite de escolhas e assim o foi, com os Saints arriscando no jogador no final da primeira rodada. O produto de Houston lembra Marcus Davenport de certa forma: um EDGE com boas ferramentas físicas mas que vem de um nível de competição baixo e que precisará se provar na NFL. Ele não deve ser um jogador de impacto nos dois primeiros anos e, com a necessidade gritante de um cornerback para jogar no lado oposto à Marshon Lattimore, provavelmente existiam opções melhores na escolha 28.

Menções honrosas: Najee Harris (RB, Pittsburgh Steelers, #24), Eric Stokes (CB, Green Bay Packers, #29),

“odds