Sem muita enrolação, uma coluna rápida com o panorama de quem sobe e quem desce nas cotações nas brigas para os playoffs da Conferência Americana Nacional:
📈 Las Vegas Raiders: Solidifica-se como “segunda força” da AFC West ao bater Patrick Mahomes e o Kansas City Chiefs fora de casa. Ainda temos times fortes na briga pelo Wild Card, mas vale lembrar que os Raiders são um time arrumadinho e já no ano passado chegaram a brigar e sonhar com a pós-temporada. Com sete vagas neste ano, o sonho é real.
📈 Chicago Bears: Na semana de folga do Green Bay Packers, os Bears bateram o Tampa Bay Buccaneers de Tom Brady no Thursday Night Football – com Nick Foles não jogando bem a partida toda, mas sendo “Saint Nicolas” como de praxe em momentos decisivos. Com uma defesa agressiva, os Bears podem brigar pela #5 da NFC – o que é ótimo, dado que enfrentariam o campeão da NFC East seja ele quem for.
📈 Atlanta Falcons: Por incrível que pareça, um time que sobe após a derrota na semana passada contra o Carolina Panthers. Vencer o jogo seria Vitória de Pirro – Dan Quinn seguiria no comando de um navio que não vai a lugar nenhum. Sem ele, há um respiro para o futuro do time.
📈 Carolina Panthers: Falando em time arrumadinho, Matt Rhule faz um bom início de jornada como head coach do Carolina Panthers. O time é o 5º em jardas passadas por jogo, 7ª em jardas ofensivas por jogo, a linha é a 10ª da NFL com menos sacks. A defesa? Tem números interessantes também, sendo a 4ª melhor secundária em jardas cedidas/passe – embora a defesa ainda tenha problemas contra o jogo terrestre. São três vitórias seguidas e todas sem o principal jogador da franquia, Christian McCaffrey.
📈 Miami Dolphins: Depois de serem competitivos contra o Seattle Seahawks, os Dolphins amassaram os 49ers numa grande atuação ofensiva – Ryan Fitzpatrick viveu seu dia de Dan Marino e permite que o time possa ser mais cauteloso sobre como e quando colocar Tua Tagovailoa no campo. A defesa foi bem também, conseguindo pressionar Garoppolo com agressividade – a bem da verdade, as duas linhas de scrimmage foram dominadas por Miami na partida.
📈 Cleveland Browns: No primeiro grande teste para sabermos se a melhora do ataque do ataque do Cleveland Browns era real, eles passaram. Baker Mayfield mostrou-se confiante e mesmo que Indianapolis tivesse desfalques defensivos, é fato que os Browns estão vivendo um grande momento.
📉 San Francisco 49ers: Desde 1990, apenas um time que perdeu o Super Bowl conseguiu voltar aos playoffs após ter campanha negativa depois de cinco jogos – caso dos 49ers neste ano. Para complicar, o agregado dos adversários da Semana 6 à Semana 13 é de 25-6 – só tem jogo difícil pela frente. A vida não está fácil também em nível de jogo, dado que a equipe não está jogando bem: sem Nick Bosa não consegue pressionar o quarterback e Jimmy Garoppolo parece assustado no pocket em sua volta de lesão no tornozelo.





