Começamos essa semana uma série especial, revistando a década que recém terminou e elegendo os melhores do período. Para começar, uma seleção dos 5 melhores treinadores dos últimos 10 anos. Além de títulos e vitórias, a capacidade de fazer bons trabalhos durante grande parte do tempo e a forma como lidou com mudanças foram alguns dos critérios que usei neste ranking. Afinal, passamos por grandes transformações nos últimos 10 anos e se adaptar rapidamente foi necessário. Vamos aos nomes:
5 – John Harbaugh – Baltimore Ravens
Por muito tempo, John esteve na sombra de seu irmão Jim. Afinal, o mesmo teve sucesso no futebol americano universitário e logo na primeira temporada na NFL (2011), conquistou o prêmio de treinador do ano. Ambos se encontrariam no Super Bowl XLVII, onde John mostrou ao mundo que ele era o melhor da família, levando o Baltimore Ravens ao título de 2012. Nos anos seguintes, mesmo perdendo nomes como Ray Lewis e Ed Reed, manteve sua equipe competitiva.
Após o fim definitivo da era Joe Flacco, ousou e montou um ataque para explorar todo atleticismo de Lamar Jackson. O resultado? 14 vitórias e melhor campanha da NFL na temporada regular. Não me espantarei se ao fim da década de 2020 o nome de John Harbaugh esteja de novo nessa lista.
4 – Sean Payton – New Orleans Saints
Apesar de não ter vencido nenhum título nos últimos 10 anos, Payton confirmou todo seu talento como treinador. Sempre amparado pelo seu fiel escudeiro Drew Brees, montou ataques muito simples, mas sempre explosivos e eficientes. Nos últimos três anos, uma retomada nas vitórias dentro da NFC South provaram que Payton é um treinador muito acima da média e pode pensar em uma corrida pelo Super Bowl. Afinal, capacidade não lhe falta: foram inúmeras vitórias em jogos em que os Saints não eram favoritos. Um novo título pode elevar Payton a um patamar ainda mais alto na história.
