Alabama deslancha no 2º tempo, vence com sobras Texas A&M e segue imbatível

Dois dos melhores times do país. Um duelo com implicações diretas na conferência mais badalada do College Football, a SEC. O confronto entre #1 Alabama e #6 Texas A&M era um dos principais jogos da semana 8 justamente por reunir tantos ingredientes interessantes. Visitando o Bryant-Denny Stadium, em Tuscaloosa, os Aggies tinham a ingrata missão de buscar um upset contra a poderosa Crimson Tide. A equipe resistiu o quanto pôde e liderou o placar até a metade do terceiro quarto, porém, a partir daí, sucumbiu e acabou perdendo por 33 a 14, sofrendo 20 pontos consecutivos.

Invicta no ano, jogando bem e até este sábado dividindo a liderança da SEC West com Alabama, Texas A&M provavelmente era a única equipe que ainda poderia aprontar alguma coisa na temporada regular contra os atuais campeões do College. No final, os texanos deram mais trabalho do que os oponentes anteriores, mas não foram páreos para a máquina de vitórias de Nick Saban – somando os resultados de 2015, já são 20 seguidas. O triunfo coloca Alabama em uma ótima condição para vencer a divisão, mesmo porque um eventual critério de desempate com os Aggies será o confronto direto entre eles, e além disso reafirma o que todo mundo já imaginava: a Crimson Tide é o time a ser batido em 2016.

O destaque de Alabama foi novamente a sua fenomenal defesa. A unidade limitou o prolífico ataque terrestre de Texas A&M a apenas 114 jardas e pressionou bastante o quarterback Trevor Knight, conseguindo cinco sacks (por favor, veja este lance de Jonathan Allen) e forçando vários lançamentos errados: 17 passes incompletos em 31 tentativas. Ademais, anotou seu nono touchdown defensivo da temporada, de longe a melhor marca do College, com Allen retornando 30 jardas um fumble do running back Keith Ford. A única notícia triste foi a lesão do safety Eddie Jackson, o qual quebrou a perna e não joga mais este ano – ele é um dos principais prospectos da posição para o próximo Draft.

Os donos da casa começaram a partida com duas campanhas longas que chegaram na red zone e acabaram em field goals – aliás, eficiência nas 20 jardas finais do campo tem sido um problema para a equipe (63ª do país no quesito). Na terceira posse de bola, entretanto, o time finalmente entrou na end zone após um passe de cinco jardas de Jalen Hurt para O.J. Howard. A partir daí, mais precisamente na metade do segundo quarto, a partida se transformou em um festival de erros. Primeiro, Hurt foi interceptado por Claude George. Logo no lance seguinte, Knight retribuiu a gentileza e lançou uma interceptação para Marlon Humphrey. Por fim, Adam Griffith, kicker da Crimson Tide, errou um disparo de 29 jardas.

Terminado o momento de instabilidade, começou a reação de Texas A&M. A equipe fez seu primeiro touchdown no final do segundo quarto (passe de Knight para Josh Reynolds) e assumiu a liderança no placar logo na volta do intervalo, com uma bela recepção longa de Christian Kirk. A virada acordou Alabama, que acabou anotando os últimos 20 pontos do confronto. Ainda no terceiro quarto, vieram os touchdowns do wide receiver Calvin Ridley e de Allen. Por fim, no início do último quarto, Jalen Hurt sacramentou a vitória com uma corrida para touchdown de 37 jardas. Placar final: 33 a 14.

Alabama agora terá uma semana de folga e só voltará a campo no dia 05/11, fora de casa, contra LSU. Esta será a sexta vez em nove anos que a universidade chega invicta no mês de novembro. Já os Aggies receberão New Mexico State no próximo sábado.

#2 Ohio State cai para Penn State e pode ter se complicado

A grande surpresa da semana, talvez até da temporada, foi a derrota de #2 Ohio State para Penn State. Com o revés, os Buckeyes tornaram-se o time em posição mais alta no ranking a perder para alguém não ranqueado em 2016. Após entrarem no último quarto perdendo por 21 a 7, os Nittany Lions buscaram a improvável virada anotando 17 pontos nos últimos 15 minutos de partida. O épico touchdown da vitória veio a menos de cinco minutos para o fim, após um field goal bloqueado e retornado para a end zone por Grant Haley.

Vista como uma candidata fortíssima aos Playoffs, a equipe de Ohio State pode ter se complicado muito com esta derrota para um adversário não ranqueado. Vejamos o quanto ela vai cair no próximo ranking. Além disso, os Buckeyes agora estão uma vitória atrás de Michigan na disputa pela Big Ten East – as duas equipes se enfrentarão no último jogo da temporada, dia 26/11, no duelo que provavelmente definirá o título da divisão.

CONFIRA OS RESULTADOS DE TODAS AS PARTIDAS ENVOLVENDO EQUIPES RANQUEADAS NESTE LINK.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds