Em jogo de duas prorrogações, Ohio State vence Michigan e fica próximo de chegar aos Playoffs

Apontada como discutivelmente a maior rivalidade dos Estados Unidos – e não só do futebol americano universitário -, #2 Ohio State e #3 Michigan fizeram um duelo digno de toda a expectativa criada ao longo da semana. Quem ganhasse daria um passo gigante para conseguir um lugar no College Football Playoff. Quem perdesse diria adeus à chance de título nacional. No final, diante de um público de 110,045 espectadores (novo recorde do Ohio Stadium), deu Buckeyes. Os donos da casa venceram por 30 a 27 em um jogo absolutamente eletrizante, decidido apenas após duas prorrogações e muita emoção.

Não se engane com o placar elástico: a partida foi uma batalha defensiva durante grande parte do tempo, na qual cada jarda era conseguida na base de muito esforço e suor. Michigan controlou o ataque adversário por três quartos. Os visitantes transformaram a vida do quarterback J.T. Barrett num verdadeiro inferno, fazendo com que ele fosse sackado oito vezes e ainda sofresse dois tackles para perda de jardas. Além disso, Ohio State converteu apenas três de 16 tentativas de terceira descida, um número que indica bem o excelente trabalho defensivo dos Wolverines.

Os Buckeyes só conseguiram pontuar nos 45 minutos iniciais de jogo graças aos turnovers cometidos pelo adversário. O primeiro foi uma pick six lançada por Wilton Speight antes do intervalo. Depois, no terceiro quarto, Speight foi interceptado de novo e na sequência Mike Weber entrou na end zone com uma corrida curta. Michigan, por sua vez, vinha movendo a bola com mais sucesso. Fora os turnovers, Speight até fez uma partida razoável, ajudando seu time a anotar 17 pontos – um dos touchdowns aconteceu através de um passe seu para Khalid Hill. No outro, Hill pontuou com uma corrida de uma jarda.

Contudo, a defesa dos Wolverines se apagou na segunda metade do último quarto e na prorrogação. Aparentemente cansada, a unidade afrouxou a cobertura nos passes e também não conseguiu mais parar o jogo terrestre, tanto que Barrett começou a castigar com as pernas – ao todo, foram 30 corridas, 124 jardas e um touchdown pelo chão do quarterback. Perdendo por 14 a 17, Ohio State empatou no último lance do tempo regulamentar com um chute de 23 jardas de Tyler Durbin. Aliás, o kicker teve a sua redenção após desperdiçar dois field goals, um deles de 21 jardas a poucos minutos do fim, e quase ser o vilão do dia.

Na prorrogação, a melhor forma do ataque dos donos da casa fez a diferença. Na primeira posse de bola, touchdown fácil de Barrett depois de apenas duas jogadas. Na sequência, Michigan empatou em um esforço heroico, convertendo uma quarta descida para o goal na linha de cinco jardas, e no segundo tempo extra virou com um field goal. Ohio State, entretanto, sacramentou a vitória na posse seguinte. Após uma polêmica conversão de quarta descida para uma jarda – não ficou claro se a bola chegou na marca do first down, mas os juízes moveram as correntes mesmo assim -, Curtis Samuel correu 15 jardas para a end zone. Placar final de 30 a 27 e invasão em massa da torcida dos Buckeyes no gramado do Ohio Stadium.

O resultado não garante Ohio State automaticamente nos Playoffs, pois a escolha é feita de maneira subjetiva por um comitê de seleção, mas é um forte argumento para a equipe ficar entre as quatro melhores do país, afinal ela venceu o time ranqueado na terceira posição. O triunfo, porém, não foi suficiente para levar a universidade à final da conferência Big Ten. #7 Penn State venceu Michigan State por 45 a 12 e por levar vantagem no confronto direto ficou na frente dos Buckeyes na Big Ten East. Os Nittany Lions disputarão a final de conferência contra Wisconsin, os vencedores do oeste, no próximo sábado. O jogo acontecerá no Lucas Oil Stadium, casa do Indianapolis Colts.

Já Michigan não tem muito mais o que fazer. Embora ainda tenha uma campanha que a credencie para participar de um Bowl game importante, a derrota tirou a equipe da briga pela Big Ten e encerrou sua pretensão de título nacional.

Confira todos os confrontos, datas, horários (de Brasília) e locais das finais de conferência

Sexta-feira (02/12)

Mid-American Conference (MAC) – Ford Field (Detroit), 22:00h

#21 Western Michigan vs. Ohio

Pac-12 – Levis’s Stadium (Santa Clara), 23:00h
#5 Washington vs. #9 Colorado

Sábado (03/12)

American Athletic Conference (AAC) – Navy-Marine Corps Memorial Stadium (Annapolis), 15:00h
#25 Navy vs. Temple

C-USA – Houchens-Smith Stadium (Bowling Green), 15:00h
Louisiana Tech vs. Western Kentucky

SEC – Georgia Dome (Atlanta), 19:00h
#1 Alabama vs. #23 Florida

Southwestern Athletic Conference (SWAC) – NRG Stadium (Houston), 19:00h
Alcorn State vs. Grambling State

Big Ten – Lucas Oil Stadium (Indianapolis), 22:00h
#7 Penn State vs. #6 Wisconsin

ACC – Camping World Stadium (Orlando), 23:00h
#4 Clemson vs. Virginia Tech

Mountain West – ainda sem local definido, 22:45h
San Diego State vs. Wyoming

Big 12 – Gaylord Family Oklahoma Memorial Stadium (Norman), 18:30h
Não existe um championship game propriamente dito na Big 12, mas o vencedor do próximo confronto entre #10 Oklahoma State @ #8 Oklahoma será o campeão da conferência.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds