Gameday: Battlefrog Fiesta Bowl, #8 Notre Dams vs #7 Ohio State

Não é um jogo de playoff, mas poderia muito bem ser: tanto Ohio State quanto Notre Dame tiveram ótimos momentos durante a temporada, sofrendo derrotas apenas para equipes boas. Mais do que isso: o Fiesta Bowl de logo mais será uma disputa entre muitos talentos que você provavelmente verá na NFL em 2016.

📝 O que? #8 Notre Dame Fighting Irish vs. #7 Ohio State Buckeyes
🌎 Onde? University of Phoenix Stadium – Glendale, AZ
🕛 Quando? 16h00 (horário de Brasília)
📺 Onde assistir?  ESPN+ | Watch ESPN

Cenário

Os Fighting Irish tiveram quatro vitórias consecutivas no começo da temporada e mesmo após a derrota para Clemson – que disputará o título nacional semana que vem – a equipe ainda continuou perto do Top 4 por um bom tempo, conquistando mais seis vitórias e dependendo apenas de si para se classificar, mas caiu perante Stanford em Palo Alto, ficando de fora do College Football Playoff. Mas devemos lembrar que a equipe foi assolada por lesões ao longo desta temporada, desde o running back Tarean Folston até o quarterback Malik Zaire – chegar ao final do ano no top 10 é uma conquista e tanto.

Ohio State, campeões da última temporada, chegaram muito perto do College Football Playoff. Após vencer seus 10 primeiros jogos (alguns com mais facilidade, outros batalhando mais), a equipe foi derrotada por Michigan State que jogava sem seu quarterback titular e, por critérios de desempate, acabou ficando fora da final da Big Ten. O jogo será uma despedida para a classe de seniors dos Buckeyes, que já conquistou 49 vitórias – nenhuma classe até hoje na história do programa conquistou 50, então eles terão uma motivação extra.

Veja também: Editorial – A Bowl Season como você nunca viu

Por que Notre Dame pode vencer

Sem Tarean Folston e Malik Zaire, C.J. Prosise e DeShone Kizer tomaram as rédeas do ataque e têm feito um bom trabalho. Kizer deve começar a partida já testando a secundária dos Buckeyes de modo a manter a defesa como um todo em alerta para, assim, poder usufruir melhor do jogo corrido com Prosise. A unidade de Ohio State é uma das melhores de toda a FBS e para que o play-action funcione é muito importante que o ataque não se torne unidimensional.

Nos passes em profundidade, Will Fuller deve ser o maior alvo de Kizer. O jogador já teve 1.145 jardas e 13 touchdowns em 56 recepções nesta temporada (média de mais de 20 jardas por recepção) e deve aumentar este número no Fiesta Bowl – seu maior desafio será Eli Apple, melhor cornerback dos Buckeyes, já que o safety Von Bell provavelmente jogará mais próximo à linha de scrimmage na tentativa de defender as corridas de  Prosise.

Veja também: Dança das Cadeiras – Todas as mudanças de técnicos no college football

Por que Ohio State pode vencer

Ohio State deve usar e abusar de Ezekiel Elliott pelo chão. A defesa de Notre Dame tem nomes de peso, especialmente na linha de scrimmage, e Urban Meyer deve mostrar desde cedo que não tem medo de desafiar a unidade.

Assim, fica mais fácil para o quarterback J.T. Barrett conquistar jardas pelo ar – ele conseguiu a titularidade absoluta apenas ao longo da temporada, dividindo snaps com Cardale Jones por muitos jogos antes disso. Se Elliott e Barrett não ficarem engessados, o resto do ataque certamente conseguirá trabalhar bem – incluindo Braxton Miller, um dos jogadores mais interessantes do elenco dos Bukeyes: ele foi quarterback por dois anos mas mudou de posição antes da temporada de 2015 (a competição era grande) e tem se mostrado uma verdadeira arma ofensiva, tendo se alinhado ao longo da temporada tanto como wide receiver quanto como running back e quarterback.

Na defesa, o segredo é não deixar Kizer tomar confiança: ele deve ser constantemente pressionado pelo front seven de modo a fazer lançamentos ruins, que podem ser aproveitados pela boa secundária dos Buckeyes.

Veja também: Como o futebol brasileiro vai te fazer entender a Bowl Season

Jogadores que estarão no próximo Draft

Um encaixe perfeito no sistema 4-3, Bosa é um dos mais dominantes jogadores defensivos do college football desde Ndamukong Suh. Sua temporada de 2014 (21,5 tackles for loss e 13,5 sacks em 15 jogos) foi uma das grandes responsáveis pelo título nacional dos Buckeyes e, embora seus números tenham caído consideravelmente em 2015 (16 tackles for loss e cinco sacks em 11 jogos) em função do foco dos ataques em neutralizá-lo, ele teve impacto muito sentido.

No Fiesta Bowl, observe o matchup entre ele e o left tackle Ronnie Stanley, que provavelmente será um dos primeiros jogadores de linha ofensiva selecionados no próximo Draft – a maneira como eles se enfrentarão pode dizer muito sobre seus futuros como jogadores profissionais.

Outros jogadores:

  • Ronnie Stanley, LT, Notre Dame (senior)
  • Nick Martin, C, Notre Dame (senior)
  • Will Fuller, WR, Notre Dame (junior)
  • Sheldon Day, DE/DT, Notre Dame (senior)
  • Jaylon Smith, ILB, Notre Dame (junior)
  • Ezekiel Elliott, RB, Ohio State (junior)
  • Eli Apple, CB, Ohio State (junior)
  • Taylor Decker, LT, Ohio State (senior)
  • Vonn Bell, S, Ohio State (junior)
  • Braxton Miller, WR/RB/QB, Ohio State (senior)
  • Cardale Jones, QB, Ohio State (junior)

O jogo em números

NOTRE DAME

YPPOFF= 6,9 (5º)

YPPDEF= 5,4 (61º)

SROFF= 45,8% (25º)

SRDEF= 38,3% (38º)

OHIO STATE

YPPOFF= 6,3 (23º)

YPPDEF= 4,2 (2º)

SROFF= 47,9% (16º)

SRDEF= 33,0% (6º)

📈 Entenda as stats aqui  📈

Previsão

Embora ambas as defesas sejam fortes, o jogo vai ter mais pontos do que pode se esperar à primeira vista – temos que lembrar que Barrett e Kizer são dois quarterbacks muito eficientes, além de Prosise e Elliott.

Dá pra ver que as equipes são parecidas, então não é fácil apontar um vencedor baseado apenas no elenco. Portanto, temos que falar de outro aspecto: a motivação. A classe de seniors de Ohio State tenta conseguir a sua vitória número 50 para entrar de uma vez por todas na história do college football e, portanto, devem dar tudo de si em campo para terminar sua carreira de maneira positiva – Notre Dame pode até abrir uma vantagem no placar, mas Ohio State consegue a virada.

Probabilidade de vitória: Ohio State 56%

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds