Uma senha sera enviada para seu e-mail

Enfim chegou uma das melhores épocas do ano. Natal, Reveillon e outras comemorações são bem legais, mas não estou falando delas. Estou falando é da temporada de bowls universitários, que começam neste sábado (17), já com cinco partidas e outra no início da madrugada seguinte. Tudo bem que os primeiros bowls não são tão importantes assim, mas é algo bem legal ter mais futebol americano espalhado durante a semana.

Leia também: 43 jogos! Confira o calendário completo de transmissões dos Bowls 2016-2017 na ESPN, ESPN + e Watch ESPN

E para que você fique por dentro de cada um dos bowls, fui convidado pelos amigos do Pro Football para falar porque é interessante assistir cada jogo e, se possível, atletas para ficar de olho para o próximo Draft da NFL.

Então, sem mais delongas, vamos aos primeiros jogos da temporada dos bowls universitários.

PS: Para achar mais sobre o meu trabalho, é só ir no A Elipse ou me seguir no Twitter (@_ribeirom). E lembre que semana que vem estarei aqui para falar de mais confrontos.

CELEBRATION BOWL

North Carolina Central Eagles x Grambling Tigers

Quando: Sábado (17), às 15h
Onde:
Georgia Dome – Atlanta, Geórgia
Transmissão: WatchESPN

O bowl que inicia a maratona é entre equipes da segunda divisão, mas que tem algo bem especial: É um confronto entre conferências que tem faculdades criadas para servir à comunidade afro-americana dos Estados Unidos. Um dos momentos mais legais será o intervalo, em que as ótimas bandas marciais das faculdades se apresentarão.

Dentro de campo, a fase mais interessante é o ataque dos Tigers. O quarterback Devante Kicade lançou para mais de 2800 jardas e conta com bons running backs, incluindo Martez Carter, que é um ótimo retornador também. Enquanto isso, NC Central tem uma boa fundação em suas linhas, com os defensive ends Antonio Brown e Freddy Henry-Ajuda liderando de um lado e quatro jogadores All-Conference na linha ofensiva

NEW MEXICO BOWL

New Mexico Lobos x UTSA Road Runners

Quando: Sábado (17), às 17h
Onde:
University Stadium – Alburquerque, Novo México
Transmissão:
WatchESPN

Jogando em casa, New Mexico tem um dos melhores times do país quando a questão é explosão ofensiva. Os running backs Teriyon Gipson e Tyrone Owens passaram de 1000 jardas terrestres no ano e sempre parecem estar a um tackle quebrado de levar qualquer corrida para a end zone. Além deles, o quarterback Lamar Jordan também é uma boa opção carregando a bola. UTSA não é um time muito bom, mas pode conseguir mover a bola no jogo aéreo, em que seu ataque é muito melhor ranqueado que a defesa adversária, e se o jogo chegar competitivo ao último quarto, sua defesa acima da média no quarto período pode fazer a diferença.

LAS VEGAS BOWL

Houston Cougars x San Diego State Aztecs

Quando: Sábado (17), às 18h30
Onde:
Sam Boyd Stadium – Las Vegas, Nevada
Transmissão:
ESPN+

Houston começou a temporada lutando por vaga nos playoffs após a ótima vitória contra Oklahoma, mas o ataque caiu bastante de produção e acabou sofrendo derrotas que sepultaram as chances de título nacional. Algo que se manteve constante na temporada foi a qualidade dos linebackers e o fato de que qualquer time tem que ficar de olho no defensive tackle Ed Oliver. Enquanto isso, SDSU contra com o running back com mais jardas terrestres na história da primeira divisão, Donnel Pumphrey. Ajudado por uma boa linha ofensiva, Pumphrey somou 2018 jardas em 330 corridas em 2016 (é sério). Não existe segredo no ataque dos Aztecs: é bola para ele sempre que puder.

Jogadores para ficar de olho para o Draft

UH: Steven Taylor (LB, #41), Tyus Bowser (LB, #81)
SDSU: Donnel Pumphrey (RB, #19), Nico Siragusa (OG, #56), Damontae Kazee (CB, #23)

CAMELLIA BOWL

Appalachian State Mountaineers x Toledo Rockets

Quando: Sábado (17), às 20h30
Onde:
Cramton Bowl – Montgomery, Alabama
Transmissão:
WatchESPN

Como App State é um programa relativamente novo na primeira divisão, esta é a primeira vez que as duas equipes se enfrentarão. Os Mountaineers têm um bom ataque terrestre na combinação de Jalin Moore e Marcus Cox, e uma ótima defesa contra o passe, tendo cedido apenas dez touchdowns na temporada e interceptando 20 passes. E isso é bem interessante para o bowl se considerarmos que os Rockets têm sua força no jogo aéreo, com um dos quarterbacks mais subestimados do país, Logan Woodside, e suas ótimas opções, os wide receivers Corey Jones e Cody Thompson e o tight end Michael Roberts, que receberam 162 passes na temporada.

Jogadores para ficar de olho para o Draft

AppSt: Marcus Cox (RB, #14)
UT: Kareem Hunt (RB, #3), Michael Roberts (TE, #80)

CURE BOWL

UCF Golden Knights x Arkansas State Red Wolves

Quando: Sábado (17), às 20h30
Onde:
Camping World Stadium – Orlando, Flórida
Transmissão:

Que diferença faz um ano, UCF… Após vencer apenas uma vez em 2015, os Knights voltam a um bowl ao ganhar seis jogos. Dá para dizer que será um jogo de defesas. Nenhum dos ataques é particularmente bom (110º e 109º ataques do país, respectivamente) e as duas defesas têm números bem interessantes e com o melhor jogador defensivo de suas conferências (Shaquem Griffin, de UCF, na American, e Ja’Von Rolland-Jones, de Arkansas State, na Sun Belt). Então se você gosta de defesas, esse aqui pode ser o jogo para você na temporada dos bowls.

NEW ORLEANS BOWL

Southern Mississippi Golden Eagles x Louisiana-Lafayette Ragin’ Cajuns

Quando: Domingo (20), 0h
Onde:
Mercedes-Benz Superdome – New Orleans, Louisiana
Transmissão:
WatchESPN

Louisiana-Lafayette se sente em casa jogando em New Orleans, bem do lado de casa, e esteve em quatro dos últimos New Orleans Bowls, proporcionando algumas partidas bem legais. Os Cajuns têm um ataque talentoso, mas extremamente inconsistente durante a temporada, e contam com uma defesa que teve um ótimo ano, principalmente contra a corrida. Do lado de Southern Miss, dá para esperar um jogo aéreo, com o quarterback Nick Mullens lançando para os wide receivers Allenzae Staggers e DJ Thompson, que somam 95 recepções na temporada.

Jogadores para ficar de olho para o Draft

SM: Cameron Tom (C, #70)

MIAMI BEACH BOWL

Tulsa Golden Hurricane x Central Michigan Chippewas

Quando: Segunda (19), às 17h30
Onde:
Marlins Park – Miami, Flórida
Transmissão:
ESPN

Central Michigan esteve em dois dos melhores finais de jogos dos últimos anos, incluindo uma hail mary com passe para trás para bater Oklahoma State nesta temporada. Provavelmente sem o bom running back Devon Spalding, os Chippewas terão que confiar ainda mais em Cooper Rush, o quarterback que vai para seu último jogo depois de uma boa carreira em Mount Pleasant. Do outro lado, tanto faz. Tulsa consegue correr bem com a bola com os running backs James Flanders e D’Angelo Brewer (mais de 1000 jardas para cada e 25 touchdowns somados), e ainda tem uma ótima conexão no jogo aéreo entre o quarterback Dan Evans e o wide receiver Keevan Lucas (74 recepções, 1108 jardas e 12 touchdowns).

Jogadores para ficar de olho para o Draft

CMU: Cooper Rush (QB, #10)

BOCA RATON BOWL

Memphis Tigers x Western Kentucky Hilltoppers

Quando: Terça (20), às 22h
Onde:
FAU Stadium – Boca Raton, Flórida
Transmissão:
ESPN+

Tem tudo para ser um jogo bem legal. Paxton Lynch foi para a NFL e o técnico Justin Fuente foi para Virginia Tech, mas Memphis não caiu tanto assim sem eles, com o quarterback transferido Riley Ferguson assumindo o comando do ataque e passando para 30 touchdowns. Além disso, os Tigers têm defesa e times especiais que conseguem marcar pontos. Os Hilltoppers atuarão sem o técnico Jeff Brohm, que foi para Purdue, mas isso não deve estragar o plano de jogo, visto que o time vem em alta, ganhando suas últimas sete partidas com um ataque bastante eficiente e explosivo, principalmente no jogo aéreo.

Jogadores para ficar de olho para o Draft

WKU: Tawyan Taylor (WR, #2), Forrest Lamp (OT, #76)

POINSETTIA BOWL

BYU Cougars x Wyoming Cowboys

Quando: Quinta (22), 0h
Onde:
Qualcomm Stadium – San Diego, Califórnia
Transmissão:
ESPN+

O jogo é interessante porque coloca frente a frente times que já foram rivais na Western Athletic Conference (WAC), que hoje continua existindo, mas sem futebol americano entre os seus esportes. Partidas de BYU têm grande chance de serem disputas. Os Cougars estiveram em sete confrontos decididos por uma posse de bola na temporada e contam com um ataque baseado no running back Jamaal Williams, o principal jogador da equipe na temporada. Do outro lado, Wyoming tem um ataque bastante explosivo em passes, tendo muito sucesso em várias categorias de estatísticas avançadas, e um ótimo finalizador no jogo corrido em Brian Hill.

Jogadores para ficar de olho para o Draft

WY: Brian Hill (RB, #5)

POTATO BOWL

Idaho Vandals x Colorado State Rams

Quando: Quinta (22), às 22h
Onde:
Albertsons Stadium – Boise, Idaho
Transmissão:
WatchESPN

Os dois times gostam de atacar de formas diferentes. Colorado State prefere usar o jogo terrestre e consegue de forma efetiva, com uma bela marca de 220 jardas por partida, misturando vários running backs, com destaque para Dalyn Dawkins e Izzy Matthews. Enquanto isso, os Vandals usam bastante o passe, até porque o jogo terrestre não é tão bom. Matt Linehan até tem um bom número de jardas passadas (2803), mas tem apenas 15 touchdowns no ano. Só que como não dá para atacar pelo chão, tem que ser assim mesmo.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.