Combine 2016: Classe de recebedores posta piores números dos últimos anos no tiro de 40 jardas

A classe de 2014 no Draft da NFL tinha nomes fantásticos e vários talentos que possivelmente poderiam ser escolhidos nas dez primeiras escolhas. Sammy Watkins, Mike Evans, Odell Beckham Jr, Kevin Benjamin… A lista vai longe. O mesmo pode ser dito da classe de 2015, que teve Amari Cooper e Kevin White escolhidos entre os dez primeiros.

Já a classe de recebedores neste ano… Bom, aí o buraco é mais embaixo. É uma percepção coletiva entre os analistas, draftniksscouts de que os wide receivers do Draft de 2016 estão um passo atrás em relação aos recebedores que entraram na NFL nos anos anteriores. Isso já era pacífico quando observávamos o vídeo de melhores momentos da classe – talvez apenas Laquon Treadwell, de Ole Miss, se destaque do resto. Mas, ainda sim, é discutível se até mesmo ele vale uma escolha entre as dez primeiras.

Agora, tivemos outra uma nova nota negativa para a classe: o desempenho do todo no tiro de 40 jardas (40 yd Dash). O exercício é um dos mais assistidos do Combine, dado que em tese poderia verificar a velocidade de um jogador em rotas verticais – cada vez mais comuns no jogo aéreo explosivo da NFL desta década. Neste ano, apenas dois wide receivers postaram números na casa dos 4,30 segundos (um deles, Kolby Listenbee, de TCU, ficou no limite em 4,39) e só quatro tiveram tempo inferior a 4,45 segundos – o que pode ser considerado um recebedor com velocidade de elite.

Em comparação, 2015 teve quatro wide receivers abaixo de 4,40 segundos e todos os 13 que estiveram no Combine fizeram marcas inferiores a 4,45. Em 2014, foram dez. Isso levou o cornerback campeão do Super Bowl 50 pelo Denver Broncos, Chris Harris Jr, a tirar uma com a cara dos novos calouros para a temporada 2016 da NFL.

De fato, o Combine é utilizado como “dupla confirmação” do que pudemos assistir durante toda a temporada 2015 do College Football: esta é uma das piores classes dos últimos anos, sobretudo em velocidade. Claro: um jogador pode acabar de destacando nela. Claro: o tiro de 40 jardas não mede a capacidade de recepção ou como um jogador executa uma rota. Mas acaba sendo mais um dado negativo para esses jogadores. 

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds