Nada atrai mais a atenção no Draft que uma safra de quarterbacks. Por mais que a classe de 2022 não tenha algum nome que encha os olhos de forma unânime, é em torno da posição mais importante do jogo que estão as maiores discussões. Quem irá se mover e onde cada um dos principais prospectos sairá são fatores que ditarão todo rumo da seleção, em especial nas duas primeiras rodadas. Sem mais trololó, vamos ao top-5 de 2022:
Top-5 do Draft por posição: QB| RB | WR | OT | iOL | TE | iDL | EDGE| LB | CB | S
5- Desmond Ridder – Cincinnati
Pontos fortes: é dono de alguns atributos que agradam treinadores mais conservadores, como sua altura e o braço muito forte, capaz de lançar bolas longas com uma velocidade de qualidade. Também mostrou boa habilidade atlética, se mostrando útil correndo com a bola e seu Combine reforçou isso. Experiente, foi titular por 4 anos, tendo vencido 44 jogos em 50 disputados.
Pontos fracos: a precisão é bem ruim e por vezes erra alvos livres de maneira assustadora. Isso faz com que nem sempre consiga dar ritmo para seu ataque. Seu ponto de soltura da bola é inconsistente, deixando o problema da precisão apareça ainda mais evidente. A tomada de decisão sob pressão precisa de amadurecimento, mesmo tendo jogado 4 anos como titular.
Onde deve sair no Draft 2022? Top-20
Quais times podem estar de olho? Carolina Panthers, Seattle Seahawks, Pittsburgh Steelers, New Orleans Saints
Quem lembra? Drew Lock (Seattle Seahawks) com as pernas de Marcus Mariota (Atlanta Falcons)
4- Malik Willis – Liberty
Pontos fortes: o atleticismo é de alto nível e ele é capaz de liderar um ataque desenhado para que seja um elemento com as pernas. Tem um braço forte, conseguindo lançamentos longos com facilidade total, sem precisar fazer esforço. Estende jogando com frequência, ganhando tempo fora do pocket. Ainda tem bastante potencial inexplorado e seu teto é alto, o que encanta alguns times.
Pontos fracos: o que tem de atlético, tem de cru na parte técnica. Willis constantemente abandona as progressões e sai correndo, perdendo alvos livres. No primeiro sinal de pressão, sua decisão é usar o atleticismo em vez de confiar no pocket e procurar um algo. Trabalho de pés é pobre e por isso sua mecânica fica comprometida, afetando a precisão e a velocidade da bola em passes curtos e intermediários.
Onde deve sair no Draft 2022? Top-15
Quais times podem estar de olho? Detroit Lions, Carolina Panthers, Seattle Seahawks, Pittsburgh Steelers
Quem lembra? Jalen Hurts (Philadelphia Eagles) com explosão e braço turbo.
3- Kenny Pickett – Pittsburgh
Pontos fortes: mostrou uma grande evolução técnica em 2021, se tornando recordista da universidade em touchdowns lançados, superando Dan Marino. É um quarterback que toma boas decisões, sabendo o momento certo de ousar ou de jogar a bola fora. Sabe lidar com a pressão sem desespero, escalando o pocket e mantendo as progressões, sem desperdiçar oportunidades. É o mais pronto da classe para entrar em campo no dia 1.
Pontos fracos: é um jogador que precisa ver o recebedor livre, já que não tem grande antecipação. Sua precisão é mediana e por vezes a bola flutua mais que o necessário, dando tempo do defensor se recuperar na jogada. Suas mãos mediram 8,5 polegadas, menor que qualquer titular da liga, uma preocupação protegendo a bola. Não tem grande teto para crescimento.
Onde deve sair no Draft 2022? Top-15
Quais times podem estar de olho? Carolina Panthers, Seattle Seahawks, Pittsburgh Steelers, Washington Commanders
Quem lembra? Jared Goff (Detroit Lions) não-surfista
2- Matt Corral – Ole Miss
Pontos fortes: Corral é um quarterback que ajuda muito seus recebedores, soltando a bola com rapidez e os deixando em boa situação para avançar após a recepção. Sabe usar seu atleticismo tanto para ganhar tempo para o passe quanto avançando com as pernas se o espaço se apresentar. Seu release é veloz e a bola explode saindo de sua mão, dando poucas chances dos defensores se recuperarem ou tentarem cortar a linha de passe.
Pontos fracos: jogou num sistema recheado de run-pass options e sempre que não encontrou as primeiras opções de suas jogadas livre, preferiu sair do pocket, mostrando que não está confortável no trabalho com as progressões. O braço não é fraco, mas falta velocidade na bola para explorar algumas janelas mais apertadas. Teve uma lesão no tornozelo na última partida universitária que preocupou.
Onde deve sair no Draft 2022? Fim da primeira/começo da segunda rodada
Quais times podem estar de olho? Carolina Panthers, Seattle Seahawks, Pittsburgh Steelers, New Orleans Saints
Quem lembra? Teddy Bridgewater (New York Giants) do começo da carreira
1- Sam Howell – North Carolina
Pontos fortes: joga com boa antecipação, conseguindo identificar os espaços na cobertura e acionar os recebedores no tempo certo. Trabalho de pés é muito qualificado, consegue estabelecer uma base correta mesmo quando a pressão chega. Mostra grande precisão, colocando um toque especial na bola. Em 2021 trouxe o elemento do jogo corrido, conseguindo diversas jogadas boas com as pernas. Mostra força mental para dar a volta por cima quando as coisas não vão bem.
Pontos fracos: sofre da síndrome do heroísmo, querendo corrigir problemas que estão fora de seu controle e os tornando maior por uma decisão ruim. Não é dos melhores lançando em movimento e isso o limita em alguns sistemas. Jogou num esquema baseado em RPO’s e isso é um problema para avaliação, já que sua capacidade de fazer progressões tem um amostral limitado.
Onde deve sair no Draft 2022? Começo da segunda rodada.
Quais times podem estar de olho? Washington Commanders, Pittsburgh Steelers, New Orleans Saints, Tennessee Titans e Detroit Lions
Quem lembra? Um mix de Baker Mayfield (Cleveland Browns) com Zach Wilson (New York Jets)
Top-5 do Draft por posição, exclusivo dos assinantes: QB| RB | WR | OT | iOL | TE | iDL | EDGE| LB | CB | S
Para saber mais:
Draft: WRs tem classe recheada de talentos que Patriots, Packers e Chiefs devem aproveitar em 2022
6 nomes para o torcedor dos Patriots ficar de olho no Draft
Draft: Sam Howell não fez jus às expectativas, mas está sendo subvalorizado








