Abril chegou e todos os olhos da NFL se viram para o Draft. As equipes já contrataram os principais nomes disponíveis no mercado e agora pensam quase exclusivamente na seleção dos novatos, que acontecerá ao final do mês em Cleveland. A liga inclusive confirmou que o evento este ano será nos moldes tradicionais, com presença de público, diferente de 2020, quando foi todo virtual.
Algumas trocas aconteceram nas últimas semanas e as especulações ficam cada vez maiores. Neste mock draft vamos tentar entender o que os times vão fazer na primeira rodada. As 10 primeiras escolhas foram feitas em consenso com nossa redação.
Observação: essa simulação foi feita antes do Carolina Panthers trocar por Sam Darnold, quarterback do New York Jets.
1- Jacksonville Jaguars
Trevor Lawrence – QB – Clemson
O mistério já acabou e ninguém tem dúvidas que Lawrence será o novo quarterback do Jacksonville Jaguars. Urban Meyer, head coach do time, já deixou claro que está nas mãos do dono da franquia a escolha do momento de tornar o anúncio formal. Com isso, em Jacksonville a maior dúvida é o destino de Gardner Minshew e seu valor de troca. A chegada do “Sunshine” é iminente e uma nova era começará na Florida.
2- New York Jets
Zach Wilson – QB – BYU
Todos os rumores apontam que o novo quarterback dos Jets será Zach Wilson. Inclusive o prospecto de BYU já está na capa dos jornais da metrópole, como o futuro da franquia. Wilson encantou em 2020, com uma grande capacidade de lançar de fora da base, tendo inclusive comparada essa característica (e apenas essa, por favor) a Patrick Mahomes. Sob o comando de Mike LaFleur, que veio do San Francisco 49ers junto com o head coach Robert Saleh, Wilson pode ser impactante na liga.
3- San Francisco 49ers (via troca com o Miami Dolphins)
Mac Jones – QB – Alabama
Os 49ers movimentaram a última semana ao subir da escolha 12 para 3, numa troca com os Dolphins. Para isso, gastaram duas escolhas extras de primeira rodada, mas se colocaram na posição de garantir seu futuro. Porém, os boatos pós-troca que causam bastante surpresa: nomes próximos a Kyle Shanahan indicam que Mac Jones, de Alabama, será o selecionado. Não que ele seja um jogador ruim, não parece ter o maior teto da classe. O mistério seguirá até o momento da escolha – a única coisa que sabemos é que um quarterback vem aqui.
4- Denver Broncos (troca com o Atlanta Falcons)
Justin Fields – QB – Ohio State
Assim que os 49ers selecionarem Mac Jones, o telefone dos Falcons irá tocar bastante. O Carolina Panthers é o time interessado em melhor situação para troca, mas Atlanta não quer dar a chance do seu rival de divisão selecionar seu franchise quarterback. Com isso, os Broncos têm a faca e o queijo na mão e aproveitam: Fields é um baita prospecto, que pode chegar e tirar franquia do limbo em que vive desde 2015.
5- Cincinnati Bengals
Penei Sewell – OT – Oregon
Enquanto o caos se instaurava, os Bengals só olhavam. Paradinhos, viram um jogador top-3 da classe cair no seu colo, sem fazer nenhuma força. Pouco importa se o time assinou com Riley Reiff (por um ano apenas, por sinal) e já tem Jonah Williams: Sewell está num nível diferente chegando na NFL e você não passa uma oportunidade como essa. Cincinnati pode inclusive mover Williams para o miolo da linha, fortalecendo ainda mais a unidade.
6- Miami Dolphis (troca com Philadelphia Eagles)
Kyle Pitts – TE – Florida
Miami desceu para escolha 12 e resolveu voltar para 6, dando uma escolha extra de primeira rodada para os Eagles. Esse movimento de subir indica que eles querem um nome específico e que acreditam não encontrar talento parecido em sua função na 12. O indicativo maior é de Kyle Pitts: tight end fora da curva, o jogador chega para suprir uma carência enorme no corpo de recebedores, sendo uma arma efetiva para Tua Tagovailoa.
7- Carolina Panthers (troca com o Detroit Lions)
Trey Lance – QB – North Dakota State
Sabendo que Detroit está recebendo ligações por essa pick (“alô, aqui é Bill…”), Carolina não dorme no ponto e sobe um lugar para assegurar o talentoso Trey Lance. Mesmo tendo apenas um ano de experiência e tendo jogado na FCS, ele mostrou o suficiente para mostrar que suas ferramentas são as de um franchise quarterback. Cru, será moldado por Matt Rhule e o bom coordenador Joe Brady, o arquétipo de Joe Burrow em LSU.
8- Detroit Lions (troca com Carolina Panthers)
Ja’Marr Chase – WR – LSU
Que o corpo de wide receivers é um problema em Detroit todo mundo sabe. As saídas de Kenny Golladay e Marvin Jones não foram repostas a altura. Com Jared Goff como quarterback, é preciso ter recebedores com capacidade de criarem separação e produzirem depois da posse. Com um pro day excelente, tendo corrido das 40 jardas em 4,38 segundos, Chase se consolidou como número 1 da posição e é um excelente valor para os Lions.
9- Atlanta Falcons (troca com Denver Broncos)
Patrick Surtain – CB – Alabama
Os Falcons se colocaram em boa situação, acumulando capital de Draft e ainda selecionando um jogador que lhes ajudará de cara. Surtain é fisicamente privilegiado, mostra excelente técnica e jogou em diversos tipos de cobertura nos seus tempos de Alabama. Ou seja: é tudo que o novo coordenador defensivo Dean Pees gosta em sua secundária.
10- Los Angeles Chargers (troca com o Dallas Cowboys)
Rashawn Slater – OT – Northwestern
A corrida por offensive tackles começa e os Chargers se mexem nela. Apesar de terem contratado Matt Feiler, vale lembrar que Brian Bulaga já tem 32 anos e seu contrato é de fácil saída em 2022. Slater pode começar como guard (também um buraco do time) e fazer a transição em seu segundo onde, assumindo a função de forma segura e tranquila.
