Os 5 melhores pass rushers do Draft 2016

Com o predomínio do jogo aéreo como principal ferramenta de ataque na NFL dos dias de hoje, cresce muito a importância dos jogadores responsáveis por gerar pressão sobre o quarterback – seja pass rush o ato de pressionar o passe do adversário e pass rusher o responsável pelo ato. É só lembrar do último Super Bowl, e da atuação marcante de Von Miller, do campeão Denver Broncos, para perceber a diferença que faz um pass rusher de qualidade no desempenho de uma equipe. No final das contas, a maneira mais eficiente de defender um passe é… Evitar que ele aconteça em primeiro lugar.

Para falarmos sobre os melhores jogadores na arte de pressionar o quarterback que estão disponíveis para seleção no draft em 2016, cabe lembrar que nem sempre esta pressão vem de defensive ends e linebackers (os jogadores que se posicionam na extremidade da linha defensiva, os chamados edge). Muitas vezes defensive tackles são excelentes pass rushers, como Aaron Donald, do Los Angeles Rams.

Desta forma, optamos aqui por falar dos melhores pass rushers disponíveis no draft independente de sua posição original. Assim, um jogador praticamente completo, como Joey Bosa, perde “pontos” por ser melhor no jogo terrestre do que pressionando o quarterback. Vamos a eles. Mas, antes, as menções honrosas desta rica classe:

Outros pass rushers dignos de nota: Leonard Floyd – Georgia; Kevin Dodd – Clemson; Kamalei Correa – Boise State

 CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA COBERTURA COMPLETA DO DRAFT 2016

5- Sheldon Rankins – Louisville

Sheldon Rankins é o único defensive tackle desta lista e justifica sua presença pela capacidade de penetrar pelo meio da linha de scrimmage, chegando rapidamente ao quarterback. Rankins tem um primeiro passo muito ágil, o que permite um posicionamento favorável para o confronto contra o guard, quando sua habilidade atlética faz a diferença. Assim, mesmo jogando no meio da linha defensiva, Sheldon Rankins garante seu lugar entre os melhores pass rushers do draft.

Melhor posição: Defensive tackle no sistema 4-3 (3-tech)

Comparação com jogador profissional: Jurrell Casey, Tennessee Titans

4- DeForest Buckner – Oregon

Assim como Bosa, DeForest Buckner é um dos melhores jogadores de todo o draft. Da mesma forma, perde um pouco de espaço nesta lista por ser melhor contra o jogo terrestre do que contra o jogo aéreo. Apesar disso, Buckner é um jogador bastante versátil, capaz de jogar em todas as posições da linha defensiva, e tem tamanho e talento para dominar onde quer que esteja alinhado.

Melhor posição: Defensive End no sistema 3-4

Comparação com jogador profissional: Calais Campbell, Arizona Cardinals

3- Joey Bosa – Ohio State

Joey Bosa é considerado o melhor defensive end dentre os jogadores disponíveis para a seleção no draft deste ano. É o chamado “pacote completo”, tendo ótimos números tanto contra o jogo terrestre quanto contra o jogo aéreo. Entretanto, com relação à capacidade de pressionar o quarterback, talvez as características de Bosa não favoreçam a transição para o jogo profissional. Bosa não é muito veloz, utilizando-se da força para chegar ao quarterback. Por outro lado, não tem o tamanho habitual de um pass rusher de força da NFL. O jogador segue sendo excelente contra o jogo terrestre, mas considerando o foco desta lista na capacidade de pressionar o quarterback, Bosa acaba caindo para a terceira posição.

Melhor posição: Defensive End no sistema 4-3

Comparação com jogador profissional: Chris Long, New England Patriots

2- Noah Spence – Eastern Kentucky

Noah Spence é um pass rusher “puro”. Muito atlético, veloz e flexível, consegue escapar dos bloqueadores da linha ofensiva para chegar ao quarterback. Não é tão forte fisicamente, tendo características que sugerem melhor adaptação como outside linebacker no sistema 3-4, ou como “especialista” em pressionar o quarterback, entrando em campo apenas em situações claras de passe. Cabe ressaltar que Spence tem um histórico de suspensões por uso de drogas, o que pode diminuir o interesse de equipes da NFL.

Melhor posição: Outside Linebacker no sistema 3-4

Comparação com jogador profissional: Bruce Irvin, Oakland Raiders

1- Shaq Lawson – Clemson

Lawson é um defensor de grande potencial atlético, capaz de pressionar o quarterback tanto como defensive end em um sistema 4-3, quanto como linebacker em um sistema 3-4. Unindo força, técnica e velocidade, Lawson tem todos os sinais que sugerem uma transição adequada do jogo universitário para o profissional, com estratégias diversas de pressão, gerando problemas mesmo para os melhores offensive tackles.

Melhor posição: Defensive End no sistema 4-3

Comparação com jogador profissional: Courtney Upshaw, Atlanta Falcons

Com a importância cada vez maior da pressão sobre o quarterback para que uma defesa seja bem-sucedida na NFL, é fundamental que as equipes encontrem pass rushers de qualidade no draft. Em duas semanas saberemos que equipes poderão contar com estes jogadores a partir da próxima temporada.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds