Por mais que a vacinação esteja avançada nos EUA e a NFL tenha confirmado que o Draft deste ano acontecerá nos moldes tradicionais, com a presença das equipes e do público, a liga preferiu não arriscar no Combine, cancelando o evento. Faz sentindo, afinal os deslocamentos de atletas do país inteiro, além de treinadores e dirigentes de todos os times seria de difícil controle e como o vírus do COVID-19 é altamente contagioso, um caso bastaria para um surto.
Com isso, os Pro Days ganharam importância. Similares ao Combine, mas organizados por cada universidade em suas dependências, por anos foram vistos com desconfiança pela falta de aferição nos resultados. Neste ano, com as franquias precisando dos dados e auditando o processo todo, tiveram maior relevância por conta confiabilidade. Dito isso, separei 3 nomes que subiram e que desceram após eles.
Subiram
Justin Fields – QB – Ohio State
Espetacular: essa é melhor definição para a sessão de treinos de Justin Fields na última semana. Enquanto alguns treinadores como Bill Belichick e Kyle Shanahan estavam em Alabama vendo Mac Jones, Fields mostrava técnica apurada e um braço de alto nível, fazendo todos os lançamentos que um quarterback da NFL tem que fazer, com grande precisão. Além disso, correu as 40 jardas em 4,44 segundos, terceiro melhor tempo para um jogador da posição desde 2000, ficando atrás apenas de Michael Vick e Robert Griffin III.
Ja’Marr Chase – WR – LSU
Após optar por não jogar na temporada de 2020 devido à pandemia, Ja’Marr Chase precisou de uma tarde para lembrar quão bom é. Com um Pro Day digno de Julio Jones, Chase solidificou sua posição como o principal prospecto da posição para muitos analistas e possivelmente para a maioria dos times. Seus números atléticos foram absurdos em todos os exercícios, mas um em especial chamou a atenção: 3,99 segundos no short shuttle, onde se mede agilidade e mudança de direção.
Patrick Surtain – CB – Alabama
As duas últimas semanas foram muito importantes para Patrick Surtain se consolidar como cornerback 1 deste Draft. Se antes, ele dividia o protagonismo com Caleb Farley (Virginia Tech), agora se isolou na frente. Primeiro Farley – que não jogou em 2020 pela pandemia – informou que não faria Pro Day por precisar de uma cirurgia nas costas. Logo depois Surtain fez seus testes e se mostrou uma máquina atlética: medindo 1,88 m, teve grandes números em todos os exercícios.
Menções honrosas: Kyle Pitts (TE- Florida), Terrace Marshall (WR – LSU), Jamin Davis (LB – Kentucky).
Desceram
