Um conto de dois safeties: Malik Hooker e Jamal Adams – quem será melhor na NFL?

Neste momento em que o processo pré-draft se encontra, faltando menos de uma semanas para o grande dia, pululam mock drafts e big boards por todos os lados. Cada um desses com características próprias, relacionadas às maneiras diferentes utilizadas por cada avaliador (seja olheiro, jornalista, ou mesmo curioso) para observar e classificar os prospectos. Em um quesito, no entanto, todos os mocks e boards concordam: na posição de safety, os dois principais prospectos são Malik Hooker e Jamal Adams.

Com frequência cotados para seleção no top 10 do draft 2017, Hooker e Adams são grandes jogadores, com potencial para se manterem como titulares na NFL por muitos anos. Mas… nem tudo são flores. Ao olharmos para os dois atletas no contexto da NFL dos dias de hoje, algumas perguntas são muito importantes: Hooker e Adams jogam na mesma posição? Vale selecionar um safety no top 10? O que se quer de um safety?

Hoje o Pro Football traz as respostas para estas perguntas (SPOILER ALERT!: a resposta da primeira pergunta é não), fazendo ainda uma comparação mais ampla entre os dois jogadores. Ao fim do artigo, vamos ver qual deles você vai querer que o seu time selecione (e em que posição no draft).

Malik Hooker, Ohio State

Números

  • Altura: 1,86m / Peso: 93Kg
  • 40 jardas: Não correu (por contusão)

Prós

Malik Hooker é um prospecto raro. Sua habilidade na cobertura e seu alcance impressionante fazem do ex-Buckeye um verdadeiro centerfielder, capaz de ocupar o terço central do campo, facilitando o trabalho de toda a defesa. A soma de visão do campo com potencial atlético faz do jogador um modelo ideal da posição de free safety nos dias de hoje.

Além disso, Hooker tem o chamado “faro de bola”, sabendo localizar o ponto de recepção com facilidade, competindo de maneira enérgica com o recebedor. Em seu único ano como titular em Ohio State, Hooker conseguiu 7 interceptações, com 3 retornos para touchdown (o que demonstra ainda mais sua capacidade atlética). Sua boa potência e controle corporal nos tackles completam o pacote de  Malik.

Contras

Ainda que sua pouca experiência como blitzer possa ser mencionada como um limitação de Hooker, na prática seus pontos negativos se resumem às contusões. Ao término de sua única temporada como titular na universidade, Hooker precisou ser submetido a duas cirurgias, para correção de uma hérnia da musculatura abdominal e para correção de uma ruptura de labrum do quadril. Os problemas físicos impediram a participação de Malik Hooker em todo o processo de testes físicos de antecede o draft. Desta forma, inevitavelmente, surgem dúvidas, não apenas quanto à recuperação de Hooker, mas também quanto à capacidade do atleta em aguentar anos e anos de muito contato físico na NFL.

Comparação na NFL: Earl Thomas, Seattle Seahawks

Jamal Adams, LSU

Números

  • Altura: 1,80m / Peso: 97Kg
  • 40 jardas: 4,56 segundos

Prós

Jamal Adams é um jogador elétrico. Muito ágil, capaz de cobrir espaços curtos com muita velocidade, ocupa os arredores da linha de scrimmage com maestria. Potente nos tackles, capaz de diagnosticar com precisão as jogadas terrestres dos adversários, Adams é um atleta que, mesmo no nível profissional, pode dominar na marcação de running backs, tight ends e slot receivers.

Além do aspecto atlético, Jamal Adams traz também uma atitude energética dentro e fora do campo. Adams mostra características importantes de liderança, tendo sido capitão do time na universidade. Finalmente, mesmo tendo um estilo físico de jogo, Adams não teve problemas com contusões no futebol universitário, jogando todas as partidas em seus dois anos como titular.

Contras

Às vezes a agressividade de Jamal Adams na perseguição ao running back ou receiver o torna vulnerável a cortes e bloqueios. Quando o receiver consegue ganhar o confronto no release (imediatamente após o snap) Adams mostra dificuldade em manter a velocidade em distâncias maiores. Além disso, Adams tem pouca produção em termos de turnovers.

Comparação na NFL: Tony Jefferson, Baltimore Ravens

Quer sorteios de jerseys, livros, camisetas de futebol americano e ainda mais conteúdo? Conheça nosso clube de benefícios, o ProClub

Quem leva a disputa?

Para definir esta questão, precisamos voltar às perguntas que fizemos no início deste artigo. Afinal, em tudo na NFL, mas particularmente no draft, o valor diferente de cada posição interfere muito nas escolhas das equipes. E, como já adiantamos lá em cima, Malik Hooker e Jamal Adams, na prática, atuam em funções bem diferentes.

Malik Hooker é um free safety, jogador que domina na cobertura por zona, capaz de cobrir a zona central da secundária mesmo como único safety em profundidade (single high safety – estratégia predominante na atualidade). Hooker ainda tem características que o credenciam para atuar em sistemas cover 3 (utilizados atualmente na NFL por equipes como o Seattle Seahawks e o Los Angeles Chargers), em que a responsabilidade do safety é ainda maior.

Já Jamal Adams joga em uma posição que tem, hoje, uma importância muito menor do que já teve. Adams é um strong safety, cuja melhor utilização na NFL deve ser próximo à linha de scrimmage, seja na cobertura do slot ou como um híbrido linebacker/safety, atuando contra o jogo terrestre e cobrindo tight ends e/ou passes para o running back. Para jogar em profundidade, Adams deveria, idealmente, estar em um esquema 2 deep (cover 2 ou 4).

Chegamos então à discussão sobre o valor de cada uma dessas variações da posição de safety na NFL de 2017. Na liga do jogo aéreo, com cada vez mais influência dos sistemas spread, defender o passe é a prioridade. Nesse ponto, um jogador com o perfil de Malik Hooker tem um grande valor, pois cobre todo o meio do campo, facilitando muito o trabalho dos cornerbacks. Dentro deste princípio, podemos ir além e afirmar que Hooker é o único tipo de safety que vale uma escolha do top 10.

Isso pode parecer injusto com Jamal Adams, um prospecto excelente, talvez até mais seguro do que Hooker. Mas o fato é que seu impacto na NFL é menor, sendo mais fácil encontrar jogadores deste perfil mais à frente no processo do draft.

QUER SABER AS NECESSIDADES DO SEU TIME PARA DRAFT? CONFIRA NOSSO ÍNDICE

Assim chegamos à conclusão deste artigo, que termina, igual a tudo na vida, em dúvidas. Hooker é um prospecto mais valioso do que Adams, muito pelo valor maior da sua posição (free safety/passe) com relação ao do antigo jogador de LSU (strong safety). Por outro lado, Adams é um a escolha muito mais segura, não apenas por sua excelente performance como strong safety, mas também pelos questionamentos quanto aos problemas físicos de Malik Hooker.

De qualquer forma, a aposta é que Malik Hooker e Jamal Adams serão certamente escolhidos entre as 20 primeiras escolhas – talvez até mesmo entre as dez. Mais importante, acreditamos que os dois jogadores serão safeties de qualidade, com potencial para se manterem na liga por muitos anos.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.


“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds