A seguir, a prova do XI Processo Seletivo do ProFootball. Caso você tenha caído diretamente nesta página, você pode ver aqui o regulamento do certame.
1. Leia o excerto abaixo e depois responda: (Valor: 1,0)
“Vejo algumas semelhanças, obviamente, ao que Detroit tem com seu pessoal ofensivo. Estou certo de que ele será bastante criativo com aqueles caras, é o talento dele”, disse Drew Brees sobre Joe Lombardi, ex-coordenador ofensivo dos Lions, quando este fora contratado por Detroit.
Sobre a chamada “Gulf Coast Offense”, responda:
a) Por que este nome? No que este ataque se diferencia da outra filosofia ofensiva de nome parecido criada por Bill Walsh? (0,3)
b) Qual a melhor maneira de defender tal sistema? (0,3)
c) O que os fracassos ofensivos recentes de New Orleans e Detroit têm em comum e o que isso lhe diz a respeito do futuro deste sistema ofensivo? (0,4)
2. Considere o excerto abaixo e responda: (Valor: 1,0)
“Os fãs em San Francisco estão empolgados com a próxima temporada. Afinal, eles contrataram Jim Harbaugh, o melhor técnico universitário do país, o qual foi extremamente bem-sucedido em Stanford. Contudo, existe uma probabilidade de que isso não dê tão certo. Técnicos que fazem o salto do College para a NFL quase sempre falham. O último que fez bem essa transição (vencendo um Super Bowl) foi Barry Switzer, na década de 1990”
Entre 2010 e 2014, todas as temporadas tiveram ao menos um head coach fazendo a transição de um programa de college football diretamente para a NFL, mesmo que houvesse um preconceito inicial devido às seguidas falhas que ocorreram nas década de 1990 e 2000. Steve Spurrier, Mike Riley, Nick Saban e outros tantos acabaram tendo destino bem diferente daquele que obtiveram no College Football. Considerando tudo isso,
a) Quais fatores são comuns ao emprego de técnico nos níveis universitário e profissional? E quais são diferentes (sejam estruturais ou em termos de atribuições)? (0,3)
b) Como você explicaria a descontinuidade da tendência de contratar técnicos universitários para a NFL nos dois últimos anos? (0,3)
c) Com base nas respostas dos itens anteriores, trace um paralelo entre as carreiras de Steve Spurrier, Nick Saban, Jim Harbaugh, Chip Kelly e Pete Carroll. (0,4)
3. Comente a seguinte afirmação: “o college football serve apenas como categoria de base para a NFL – se não existisse NFL, o college football não teria importância nenhuma atualmente”. (Valor: 1,0)
4. A NFL nem sempre foi a única liga de futebol americano profissional em atividade. Os principais exemplos que podemos citar são a AFL (fundada nos anos 60, que acabou se fundindo à NFL) e a USFL (última rival da NFL). A respeito de ligas “alternativas” de futebol americano profissional, responda: (Valor: 1,0)
a) O que foi a AAFC e qual a sua herança para a NFL? (0,25)
b) Cite três jogadores envolvidos diretamente na disputa entre a NFL e a USFL nos anos 80 e comente em específico a respeito daquele que gerou mais polêmica com seu holdout. Você conseguiria explicar economicamente essa disputa entre as duas ligas? Quem saia ganhando com isso? (0,25)
c) No que a trajetória da AFL difere do curto período de vida da USFL? (0,25)
d) Tendo como base o histórico de ligas alternativas e as mudanças pelas quais o esporte e a NFL têm passado nos últimos anos, diga qual seria, na sua opinião, a melhor estratégia para a criação de uma liga alternativa bem sucedida. (0,25)
5. Uma das polêmicas recentes da NFL foi o “caso” Michael Sam. A respeito deste tópico, responda: (Valor: 1,0)
a) Quem foi Michael Sam? (0,2)
b) Na sua opinião, houve homofobia (aberta ou velada) na maneira como a liga e seus diversos dirigentes lidaram com o caso? Justifique sua resposta e, em caso negativo, aponte quais são as possíveis razões para seu fracasso profissional. (0,4)
c) Você acha que a NFL está pronta para receber um jogador abertamente gay? Justifique a sua resposta. (0,4)
6. Considere que você é head coach do Indianapolis Colts e sua equipe está perdendo por 7 pontos no último quarto. Você tem três tempos para pedir e ainda dois desafios para utilizar. Sua defesa, felizmente, ajuda sua vida e força uma quarta descida para 16 jardas. No punt, um dos jogadores de seu time de especialistas acaba voando sedento rumo ao bloqueio mas acaba atingindo em cheio o punter do Houston Texans. A arbitragem não viu que o dedo indicador de seu jogador encosta na bola antes de tocar o chutador e marca falta. Dito tudo isso, nos cenários abaixo, responda: (Valor: 1,0)
a) Qual falta foi marcada pela arbitragem? Qual será a punição para o Indianapolis Colts? (0,3)
b) Como você ainda dispõe de dois desafios e três tempos para pedir, considera utilizar um daqueles para desafiar a jogada. O problema é que na NFL os técnicos não podem desafiar faltas. Existiria alguma forma de você sair dessa situação anulando a falta através de desafio? Como? (0,5)
c) Na CFL, outra liga profissional de gridiron football, há uma regra que tornaria a vida do técnico muito mais fácil em relação aos desafios. Qual é? Cite-a e mais outra diferença de regra entre o futebol americano e o futebol canadense. (0,2)
7) Com o Draft se avizinhando, Cody Kessler é mais um Quarterback vindo dos USC Trojans que é cotado para a NFL. Kessler faz parte de uma linhagem problemática de quarterbacks nos últimos anos, formada por Matt Barkley, Matt Leinart e Mark Sanchez. Com base nisso, responda: (Valor: 1,0)
a) Mesmo com as semelhanças, o estado atual de USC é bem distinto daquele em que os outros quarterbacks, fora Kessler, se inseriam. A que você atribui o declínio do programa após a saída de Pete Carroll? (0,6)
b) Leinart era canhoto. Cite duas diferenças no playbook, estilo de jogo, passe ou qualquer outro fator intracampo entre quarterbacks canhotos e destros. (0,2)
c) Qual paralelo é traçado entre os futuros de Cody Kessler e Matt Barkley quando da adaptação ao jogo profissional? (0,2)
8) Já que estamos em época de Draft e o ProFootball se destaca anualmente por uma cobertura bastante densa, é desejável que nossos redatores tenham um conhecimento apurado sobre o assunto. Um bom meio de avaliar isso é por meio de mock drafts e “re-drafts“. Sendo assim, responda: (Valor: 1,0)
a) Supondo que você fosse o general manager do San Francisco 49ers em 2015, quem teria escolhido no Draft ao invés de Arik Armstead? (Lembrando que os jogadores escolhidos até a 16ª escolha estariam indisponíveis). (0,5)
b) Supondo que você fosse o general manager do San Francisco 49ers em 2016, quem escolheria no Draft na sétima escolha geral do Draft 2016 caso Jared Goff e Carson Wentz já tivessem sido escolhidos em uma das seis anteriores? (0,5)
9) Leia o excerto abaixo e responda às assertivas: (Valor: 1,0)
“Demorou 21 anos, mas Los Angeles – o segundo maior mercado consumidor dos Estados Unidos – finalmente voltará a ter um time da NFL. Na noite da última terça-feira, os Rams tiveram o seu pedido de mudança de St. Louis para L.A. aprovado pelos donos das franquias por 30 votos a 2 e, por isso, poderão retornar à cidade que já foi a sua casa entre 1946 e 1994”
a) Como funciona o processo de realocação das franquias na NFL? (0,3)
b) Ao início da década de 1980, Al Davis “perdeu” o processo de realocação de Oakland para Los Angeles, mas mesmo assim seguiu em frente com sua vontade – ganhou posteriormente na justiça americana esse direito. Qual era a principal motivação de Davis se mudando de Oakland para Los Angeles naquela época? (0,4)
c) Qual eventual vantagem os Rams teriam, no mercado de Free Agents, em se mudando para Los Angeles? E que desvantagem teriam em relação a St. Louis? (0,3)
10) Como redator do ProFootball, você eventualmente terá que escrever notas e terá que se valer do seu próprio julgamento quanto ao que é ou não relevante (fatos e fontes) antes de escrever um texto, em termos de noticiabilidade. Suponha a seguinte situação hipotética, numa manhã durante a intertemporada: (Valor: 1,0)
- O insider Ian Rapoport tuíta que Juanito Mantiel, quarterback do Cleveland Oranges, foi preso na madrugada anterior por ter agredido sua namorada.
- Meia hora depois, Adam Schefter, da ESPN americana, nega o incidente e adiciona que, nas redondezas de onde a prisão teria sido efetuada, há uma alta incidência de trotes para a polícia.
- Um fansite brasileiro do Cleveland Oranges publica um texto, sem fontes oficiais, dizendo que a diretoria dos Oranges provavelmente vai cortar o jogador do elenco por conta de seu possível envolvimento em um homicídio não esclarecido, o qual ocorrera meses antes.
- O site de fofocas TMZ posta uma foto em seu Twitter do jogador em questão segurando uma AK-47, quarenta minutos depois do tweet de Schefter.
- Leitores do ProFootball enviam tweets para você dizendo que o jogador já foi cortado.
Caso tivesse que escrever uma nota sobre o ocorrido, embasada em nossos princípios editoriais e, eventualmente, nenhum dos editores do site estivesse online para supervisioná-lo no processo – ou seja, você escreveria e publicaria imediatamente – como seria:
a) O título de sua publicação (0,3)
b) O corpo do texto da sua publicação (0,4)
c) A chamada no post do facebook, de sua publicação (0,3)
