Os 12 melhores quarterbacks para seu time no fantasy

Se você já teve a oportunidade de conferir o texto sobre estratégias para o seu draft de Fantasy Football, já sabe que sou adepto da estratégia de selecionar um quarterback em rodadas mais tardias. Ainda assim, há muitas situações na qual o valor de signal caller é quase irresistível em determinadas rodadas – e iremos mencioná-las ao longo deste texto. Vamos listar os 12 melhores quarterbacks para o seu Fantasy Football, considerando a pontuação standard e 4 pontos por touchdown passado.


Antes de irmos à lista, importante frisar que há vários nomes de fora desta lista que seriam excelente opções (ao meu ver) para sua temporada de Fantasy, e sem exigir que você gaste rodadas altas e médias do seu draft para selecioná-los. Matthew Stafford, Matt Ryan, Kirk Cousins, Derek Carr e Andy Dalton são todos bons nomes para sua equipe, e podem ser facilmente selecionados após o 10º round.

Preparando-se para o fantasy? Confira aqui nossa série completa de textos.

E não achem que deixei Tom Brady de lado por acaso. O jogador tem uma suspensão de quatro jogos para superar, o que coloca um iceberg no valor do camisa 12, em especial se considerarmos que 4 jogos fora numa temporada de 13 ou 14 jogos é uma enormidade. Agora, se você tem espaço no banco e pode selecioná-lo lá pela 10ª, 11ª, pode se tornar um pick valioso. Sem mais delongas, à lista!

Nota importante: Este NÃO é um ranking de melhores quarterbacks da NFL. É um para, e exclusivamente para, o Fantasy; Há jogadores com muitas recepções e que não são acionados na red zone, por exemplo (tendo menos TDs e pontuando menos). São ótimos, mas não para o fantasy. 

12 – Tyrod Taylor, Buffalo Bills 

Apesar de não ser o jogador mais confiável em termos de Fantasy, a química entre Tyrod Taylor e Sammy Watkins na segunda metade da temporada de 2015 – além da alegria nas pernas – fazem de Taylor uma opção bastante interessante no futebol americano virtual. O Buffalo Bills mostrou confiança no jogador ao extender seu contrato, e ao que tudo indica, o móvel quarterback continuará sendo uma ameaça dupla para as defesas adversárias.

Em 2015, foram 3.305 jardas, 20 touchdowns, seis interceptações, além de 568 jardas corridas e quatro touchdowns pelo chão. Considerando a força que tem no backfield com LeSean McCoy e o talentosíssimo Watkins recebendo passes, Taylor tem todas as ferramentas para ser igualar – até mesmo superar – sua perfomance anterior em 2016.

11 – Jameis Winston, Tampa Bay Buccaneers

Provavelmente a maior surpresa da lista para muitos, a primeira escolha geral de 2015 é um dos jogadores mais promissores para o ano que se aproxima e um dos melhores valores no Fantasy – ele sequer é draftado em muitas ligas.

O camisa 3 do Tampa Bay Buccaneers se tornou o quarterback mais novo a bater a marca de 3.000 e 4.000 jardas. Winston foi também o segundo quarterback em touchdowns terrestres – atrás apenas de Cam Newton – mostrando que é também uma ameaça pelo chão na red zone. Boas notícias para fãs de Winston, ruins para Doug Martin e Charles Sims.

Para Winston, foram 22 touchdowns aéreos em 2015, no seu ano de calouro. A título de comparação,  Matthew Stafford teve 13 em 2009, Sam Bradford teve 18 em 2010, Cam Newton teve 21 em 2011 e Andrew Luck teve 23 em 2012 – todos first picks overall em seus respectivos drafts. A expectativa é que esse número aumente na temporada que se aproxima com a volta saudável de dois de seus alvos – Vincent Jackson e Austin Seferian-Jenkins, além do quase inevitável aumento de touchdowns de Mike Evans. Winston também está se preocupando com a perfomance física: relatos dos seus companheiros de time dizem que o segundanista está parecendo um linebacker. Força física, talento e oportunidade fazem de Winston um dos meus favoritos para 2016 em perfomance e valor nos drafts.


10 – Philip Rivers, San Diego Chargers

Até a lesão de Keenan Allen ano passado, Philip Rivers era um monstro no Fantasy Football. Virtualmente sem ajuda do jogo corrido, o veterano foi obrigado a passar a bola muitas, mas muitas vezes. Para ilustrar, o camisa 17 terminou 2015 com 667 tentativas aéreas, uma média de 41 passes por jogo.

Considerando que não houve adições defensivas significativas na intertemporada – quer dizer, Joey Bosa finalmente assinou, mas talvez não consiga contribuir tanto quanto o esperado no início – é possível que Philip Rivers continue passando bastante a bola para reverter um placar desfavorável. Com a volta de Keenan Allen, as coisas ficam melhores ainda para o signal caller selecionado no Draft de 2004.

9 – Blake Bortles, Jacksonville Jaguars

Candidato a um dos busts num artigo pretérito, Blake Bortles só constava naquela lista pelo receio de não conseguir repetir os mesmos números de 2015 e por estar sendo selecionado geralmente antes do sétimo e quinto colocado nesta lista, por exemplo. Com as adições defensivas na intertemporada – que incluem Myles Jack, Jalen Ramsey, Malik Jackson e a recuperação física de Dante Fowler Jr. – é bem improvável que a defesa não tenha uma melhora; e, consequentemente, Bortles não deve passar a bola na mesma frequência para correr atrás do resultado. Isso sem sequer mencionar a chegada de Chris Ivory, que deve tirar parte da carga do jogo aéreo e entregá-la para o duo do backfield.

De toda forma, o jogador vem mostrado evolução no seu jogo, além de contar com uma talentosíssima dupla de recebedores – Allen Robinson e Allen Hurns, além do tight end Julius Thomas. Vale a aposta no camisa 5, mas aposte na rodada certa para não prejudicar a profundidade do seu elenco.

8 – Ben Roethlisberger, Pittsburgh Steelers

Quando escrevi esta lista, Ben Roethlisberger estava melhor colocado. A medida que fui estudando seu histórico, reparei que apostar uma escolha alta no camisa 7 do Pittsburgh Steelers pode frustrar muitos donos de Fantasy: durante toda sua carreira (desde 2004), Roethlisberger jogou as 16 partidas em apenas três temporadas.

Além disso, o jogador não tem um alto índice de touchdowns; em doze temporadas ele só bateu a marca de 30 nas temporadas de 2007 e 2014. Se aliarmos o baixo número de touchdowns e os riscos de saúde, o investimento alto pode não compensar.

7 – Eli Manning, New York Giants

Estatisticamente, Eli Manning teve seu melhor ano na temporada regular em 2015. 4.432 jardas, além de 35 touchdowns, ambos os números os melhores de sua carreira de mais de dez anos na NFL.

Não obstante, ele manteve seu número de interceptações em 14, mesmo número de 2014 e melhor índice desde 2009. Com a ascensão de Odell Beckham Jr., a chegada de Sterling Shepard e a aparente recuperação de Victor Cruz, Manning tem tudo para ter mais um ano produtivo no Fantasy Football.

6 – Andrew Luck, Indianapolis Colts

O ano passado foi extremamente atípico para um jogador do nível do Andrew Luck. Lidando com muitas lesões, o camisa 12 do Indianapolis Colts terminou em 28º entre os quarterbacks no formato standard. Para 2016, a esperança é um rendimento muito maior, pelo seu talento e potencial dos recebedores, T.Y. Hilton, Donte Moncrief, Philip Dorsett, além do tight end Dwayne Allen, que não divide mais espaço com Coby Fleener – hoje no New Orleans Saints.

Um motivo para ficar de olho é a lesão de Jack Mewhort, left guard da equipe: um dos mais talentosos jogadores de linha ofensiva dos Colts deve ficar de fora até a quarta semana da temporada, e eles enfrentam a forte defesa do Denver Broncos nesse meio tempo. A ausência de Mewhort pode influenciar o desempenho de Luck nesse início de temporada. Além disso, a volta de lesões sempre levanta suspeitas, então cuidado para não comprometer uma escolha muito alta no ex-signal caller de Stanford.

5 – Carson Palmer, Arizona Cardinals

Carson Palmer liderou a NFL em jardas por tentativa no ano passado. Foram 4.671, além dos 35 touchdowns aéreos, uma marca excelente. Ainda inserido num ataque forte e com alvos confiáveis –  Larry Fitzgerald, Michael Floyd e John Brown, além do segundanista David Johnson – Palmer carrega consigo o potencial de outra temporada no mesmo nível. É uma aposta segura, especialmente se a fizer após a oitava rodada.

4 – Drew Brees, New Orleans Saints

Dez anos seguidos com pelo menos 4.300 jardas – quatro deles para mais de 5.000, oito temporadas consecutivas com no mínimo 30 passes para touchdown e apenas duas ausências desde que chegou ao New Orleans Saints na temporada de 2006: se você procura estabilidade na produção, Drew Brees é o seu quarterback.

Os companheiros ofensivos vem e vão, mas o status de elite do camisa 9 do New Orleans Saints não é à toa: há sempre elevada produtividade. Para 2016, o quarterback ganhou mais armas com o wide receiver Michael Thomas e o tight end Coby Fleener, além dos já conhecidos Brandin Cooks, Willie Snead e o running back Mark Ingram. Se há alguém para apostar no ataque da franquia, é em Brees. O melhor de tudo: às vezes ele sobra lá pela sexta rodada, um valor ótimo para um signal caller tão produtivo, na vida real e no Fantasy.

3 – Cam Newton, Carolina Panthers

O ano de Cam Newton em 2015 foi indescritível. 35 touchdowns aéreos, 10 terrestres, 3.800 jardas… apenas brilhante para o atual MVP. Apesar de achar que ele terá novamente sucesso, é difícil esperar que o camisa 1 repita de forma idêntica o ano que teve. Ainda assim, a dupla ameaça de Newton na redzone é um atrativo e tanto: seja passando para seus recebedores ou resolvendo com as pernas. O problema é que ele tem sido selecionado muito cedo nos drafts – cansei de vê-lo já indisponível na segunda rodada.


2 – Russell Wilson, Seattle Seahawks

Russell Wilson, ao meu ver, já pode ser considerado um dos quarterbacks de elite na NFL. Sua capacidade de improvisar quando as coisas não funcionam na linha ofensiva, sua noção espacial, força do braço, precisão nos passes… o camisa 3 do Seattle Seahawks tem tudo que precisa para ser um dos melhores da liga.

Ano passado, após a lesão da Marshawn Lynch, vimos todo o potencial aéreo do jogador e sua conexão com Doug Baldwin. Para 2016, o jogador terá também Tyler Lockett na posição de wide receiver para distribuir seus passes. Em termos de valor, Wilson é o mais interessante do top 3: ele dificilmente sairá antes de Rodgers e Newton, e é possível que você consiga ele quase no final da quarta e até quinta rodada.

1 – Aaron Rodgers, Green Bay Packers

Quem não quer ter Aaron Rodgers no seu time? Considerado por muitos o melhor quarterback da NFL, o camisa 12 do Green Bay Packers é também o número um da lista. Ano passado, no qual o jogador sequer alcançou 4.000 jardas, foi uma anomalia na trajetória do jogado. Em todos os anos nos quais ele jogou a temporada inteira (com exceção de 2015), ele terminou como quarterback número um ou dois para Fantasy.

Ainda não tem liga de fantasy para jogar? Participe do Clube de Benefícios do ProFootball, jogue contra nossos leitores e concorra a prêmios!

Para a temporada que se aproxima, Rodgers conta com a volta de seu recebedor número um, Jordy Nelson, além de Randall Cobb saudável, depois de lidar um ano inteiro com problemas físicos – em especial no ombro, uma dificuldade a mais para um recebedor. O único revés de Aaron Rodgers é o quão cedo ele sai nos drafts; como eu adoto uma estratégia privilegiando outras posições e deixando o signal caller para mais tarde, eu nunca contaria com o camisa 12. Agora, caso ele esteja disponível no final da terceira rodada e quarta rodada, acredito que seja o melhor valor para ele – embora duvide que ele esteja no board até esse ponto.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds