Na última sexta-feira, o San Francisco 49ers apertou o gatilho e trocou duas escolhas de primeira rodada e uma de terceira[foot]Sim, trocaram a primeira deste ano, mas recebem uma de primeira, então o saldo é este[/foot] para subir da #12 para a #3 do Draft. Numa classe com cinco quarterbacks possíveis de primeira rodada, é mais do que óbvio que o time fez isso para adquirir um jogador da poisição. Era a lógica; San Francisco, conforme rumores, já tinha se interessado em trocar por Matthew Stafford.
Ou seja, a diretoria baixou o Tinder e fim de casamento com Jimmy. A entrada no divórcio foi dada na sexta. Ele pode acontecer rápido ou no ano que vem, mas é certo que em algum momento acontecerá – dado o massivo investimento que o time está fazendo para ter um novo quarterback via Draft. Dito isso, quanto Garoppolo custa? Minha impressão atual é que ele vale uma segunda rodada, se muito – porque eu não pagaria uma segunda rodada alta, no máximo uma baixa da segunda rodada do Draft, lá pela 50.
Então, vamos aos times. Como pressuposto, em maioria elenquei times que rodem sistema amigáveis para Garoppolo – ou seja, aqueles que são baseados em jardas após a recepção, tal como ele foi até que bem em San Francisco. Ainda, não tenho como enfiar times que não terão espaço no teto salarial, como Pittsburgh[foot]Até poderia acontecer, mas são muitas condicionais, como reestruturações de contrato e etc[/foot].
1- New England Patriots: Essa é tão óbvia que é… Bem, é óbvia demais para acontecer. O encaixe tático está lá. O histórico e as ligações também – afinal, foi Bill Belichick que lhe draftou. Mas a coisa está esfriando a medida que os dias passam. Segundo Jordan Schultz, da ESPN americana, os Patriots não estão no mercado por Garoppolo. Em tese, realmente não faz sentido sob um ponto de vista: Jimmy é uma melhora tão grande em relação a Newton para custar 24 milhões na folha sendo que Cam custa no máximo 14[foot]Considerando os incentivos, porque na prática é um contrato que começa em 3,5 milhões[/foot]. Ainda, será que Belichick estará disposto a gastar uma escolha de segunda rodada em Jimmy sendo que foi isso que ele recebeu em 2017 quando Garoppolo apresentava muito mais potencial? Tenho minhas dúvidas.
2- New York Jets: Suponha o seguinte cenário: os Jets não se apaixonam por nenhum quarterback, descem da #2 por alguém que hipoteque a vida por um quarterback – num pacote que pode ser até mais caro do que o pacote que San Francisco pagou para Miami – e Sam Darnold é o único quarterback no elenco para 2021. Ou será que não? Mike LaFleur é o coordenador ofensivo dos Jets e… Ele fazia parte da comissão técnica dos 49ers no ano passado. Ou seja, as conexões batem. É uma probabilidade pequena, para ser sincero. Tudo indica Nova York indo com Zach Wilson na segunda escolha geral. Mas… É um cenário interessante de se pensar.
3- Denver Broncos: Com os 49ers subindo para a 3 e os Broncos tendo um bom elenco de apoio, é de se argumentar que a equipe está a um bom quarterback de ser bem competitiva na Conferência Americana. Como arranjar um no Draft ficou mais difícil, o time poderia pensar em Garoppolo pelo preço certo – é uma melhora em relação a Drew Lock. Como contraponto, vale lembrar que o ataque dos Broncos não foi tão baseado em jardas após a recepção na temporada passada, com apenas 42% (23º da liga). Mas é algo para monitorarmos.
4- Carolina Panthers: Aqui vai muito do fluxo do Draft e em minha opinião, se acontecer, é depois de abril. Os Panthers ficaram numa situação bem delicada com a troca dos 49ers, dado que agora a bola da vez por um quarterback é a quarta escolha geral que é… De Atlanta, um rival de divisão. Dificilmente os Falcons vão trocar com Carolina e podemos ter na #5 um cenário com quatro quarterbacks escolhidos antes. Carolina ficaria lambendo o dedo e, nessa hipótese, pode pensar em Garoppolo. No ano passado, 49,% das jardas aéreas do time vieram após a recepção – o sistema de Joe Brady seria bem amigável para o futuro ex-49ers.
5- Sociedade Esportiva Washington: Sim, eu sei que o time já contratou Ryan Fitzpatrick. Mas sejamos francos: ele tem quase 40 anos e não é o futuro do time. Ao mesmo tempo, o Football Team não está bem localizado na primeira rodada para draftar alguém. Considerando que o ataque do ano passado foi o com maior porcentagem de jardas após a recepção da NFL (57,5%) é um casamento que faria sentido após Jimmy G assinar o divórcio com San Francisco.
Vale lembrar, como ponto adicional: Garoppolo tem no trade clause no seu contrato. Isso quer dizer que ele poderia vetar destinos de trocas – na prática, ele estaria escolhendo para onde ir. Eventualmente, a troca ou o corte vem. Só resta saber quando.
Para saber mais:
49ers são agressivos para garantir seu futuro
Curti: 5 times que podem assinar com Richard Sherman
Mural do Assinante: Como foi a free agency dos Patriots?
Curti: 10 times que ainda precisam resolver buracos no elenco via Draft
