Começa a Liga Nacional – a “segundona” e divisão de acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro

Começou neste último final de semana mais uma edição da Liga Nacional – a divisão de acesso à Superliga Nacional. Sem o mesmo glamour que recebe a principal competição no País, 32 equipes disputam as quatro vagas à primeira divisão. Talvez, esta falta de interesse pelo segundo escalão brasileiro passe pela pouca divulgação dos times e da própria CBFA, que ainda não publicou o calendário completo do campeonato.


Mesmo que não tenhamos acesso a todas as partidas da temporada 2016 – e espero que isso ocorra em breve – a semana 1 mostrou os jogos e placares equilibrados. Apesar do mais baixo nível técnico dos times se comparado à primeira divisão, o excesso de faltas e alguns casos de desrespeito ao adversário – como dancinhas pós-jogo na vitória do Brasília Templários contra o Brasília V8 – a maioria dos confrontos terminou com placares não maiores do que duas posses de bola. A exceção foi o atual campeão gaúcho, o Santa Maria Soldiers, que “goleou” o rival Porto Alegre Pumpkins por 30 a 0.

Saiba os resultados da semana 1

Santa Maria Soldiers 30-0 Porto Alegre Pumpkins
Joinville Redlions 20-12 Joinville Gladiators
Rio Preto Weilers 23-7 Prudente Coronéis
Mooca Destroyers 14-9 Uberaba Zebus
Brasília V8 7-10 Brasília Templários
Brasília Leões de Judá 13-16 Brasília Alligators
Maceió Marechais 28-15 Náutico Horses
ABC Scorpions 13-14 Arcoverde Templários
Roma Gladiadores 8-14 Tropa Campina

Veja a classificação no site parceiro do Pro Football: o Futebol Americano Brasil

A fórmula de disputa

A Liga Nacional vem sofrendo alterações no formato de disputa, uma vez que não há uma limitação de equipes participantes. Fato é: se um time tem condições financeiras de jogar, tiver um número mínimo de jogadores equipados, ele está apto a participar. Com efeito, é uma competição que visa dar ritmo de jogo para as equipes após o final dos estaduais. Vide os exemplos do Mooca Destroyers, de São Paulo, que nunca havia jogado um jogo sequer, entrou direto na Liga e saiu com a vitória na estreia diante do Uberaba Zebus – que só tinha jogado dois jogos na sua recente história, pelo campeonato mineiro deste ano.

São quatro conferências: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Fora a conferência Sul, as demais contam com duas subdivisões: A e B. Cada equipe fará quatro jogos na temporada regular. Classificam-se os campeões de divisão do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, mais os melhores segundos classificados de cada conferência aos playoffs. Vale ressaltar que por uma questão de logística, o Nordeste jogará o mata-mata a parte, neste caso, avançam os campeões de divisão e os vices.




O formato dos playoffs foi montado para que um time do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste tenham uma vaga cada à Superliga Nacional. A final dos playoffs do Sul/Sudeste/Centro-Oeste está agenda para o dia 10 de dezembro, enquanto que a final do Nordeste para o dia 3 de dezembro.

Conheça as conferências

Sul
Bento Gonçalves Snakes
Curitiba Lions
Joinville Gladiators
Joinville Redlions
Porto Alegre Pumpkins
Santa Cruz Chacais
Santa Maria Soldiers

Sudeste

Divisão A
Belo Horizonte Get Eagles
Mooca Destroyers
Uberaba Zebus
Uberlândia Lobos

Divisão B
Leme Lizards
Paulínia Mavericks
Ponte Preta Gorilas
Prudente Coronéis
Rio Preto Weilers

Centro-Oeste

Divisão A
Brasília Alligators
Brasília Leões de Judá
Sinop Coyotes
Sorriso Hornets

Divisão B
Brasília V8
Brasília Templários
Campo Grande Gravediggers
Rondonópolis Hawks

Nordeste

Divisão A
Caruaru Wolves
Náutico Horses
Maceió Marechais
Olinda Sharks

Divisão B
ABC Scorpions
Arcoverde Templários
Roma Gladiadores
Tropa Campina

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds