Guia da Semana: Duelos divisionais decisivos na AFC North e NFC North

A semana 3 de 2017 sem dúvida nenhuma merece ser imortalizada como uma das mais insanas de todos os tempos. Marcada sobretudo pelos protestos em massa de jogadores após as declarações de Donald Trump, a rodada teve um confronto de 80 pontos entre Rams e 49ers na quinta-feira, uma partida decidida com um field goal de 61 jardas no estouro do relógio e vários, mas vários mesmo, resultados surpreendentes – por exemplo, o massacre dos Jaguars sobre os Ravens, as vitórias de Jets e Bears, o sufoco enfrentado por New England em casa diante dos Texans etc.

Sem contar a grandiosa comemoração de Odell Beckham Jr. simulando um cachorro urinando[note]https://www.youtube.com/watch?v=0LNv_phcVX8 Acesso em: 29/09/2017[/note].

Podemos dizer que finalmente a temporada 2017 pegou no tranco, depois de duas rodadas um tanto frustrantes. Agora, as expectativas são ainda mais altas para a semana 4. Será difícil igualar o nível de loucura, mas em compensação teremos muitos duelos divisionais importantes. Destaque para os jogos decidindo a liderança na AFC North e NFC North, além do confronto entre Raiders e Broncos, o qual valerá o posto de segunda força na AFC West.


“RODAPE"

Transmissões semana 4

Quinta, 28 de setembro

21:30h – Chicago Bears @ Green Bay Packers (ESPN)

Domingo, 01 de outubro

10:30h (Jogo em Londres) – New Orleans Saints @ Miami Dolphins (ESPN)

14h- Carolina Panthers @ New England Patriots (ESPN)

14h – Pittsburgh Steelers @ Baltimore Ravens (ESPN Extra)

17:25h –Oakland Raiders @ Denver Broncos (ESPN)

21:30h – Indianapolis Colts @ Seattle Seahawks (ESPN)

Segunda, 02 de setembro

21:30h – Washington Redskins @ Kansas City Chiefs (ESPN)

Steelers e Ravens lutam pelo topo e para exorcizar os fantasmas da semana passada

Não existe jogo ruim quando Pittsburgh e Baltimore estão em campo. Mesmo se por acaso as equipes apresentarem problemas técnicos, a imensa rivalidade entre elas sempre garante um ótimo espetáculo para quem estiver assistindo. Ainda mais se a liderança da divisão estiver em jogo, como é o caso no domingo.

Na última vez em que se encontraram, na penúltima semana de 2016, os Steelers saíram com a vitória e asseguram o título da AFC North. Hoje, contudo, o cenário é um pouco diferente. Ambas as franquias tentarão a reabilitação. Baltimore está juntando os cacos após o atropelamento por 44 a 07 sofrido contra os Jaguars. Quase todas as previsões ofensivas apocalípticas feitas sobre os Ravens na intertemporada se mostraram reais: Joe Flacco foi péssimo, o ataque terrestre pouco produziu (Alex Collins até conseguiu bons números individuais, mas eles só vieram no garbage time). Nem a excelente defesa do time se salvou.

Pittsburgh, por sua vez, perdeu na prorrogação para os Bears. A equipe simplesmente não conseguiu parar o ataque terrestre adversário, cedendo 216 jardas pelo chão para a dupla Jordan Howard e Tarik Cohen. Do outro lado da bola, o ataque novamente pareceu estar fora de sintonia e rendeu menos do que o esperado. Le’Veon Bell, por exemplo, outra vez terminou com menos de 100 jardas de scrimmage, embora tenha anotado seu primeiro touchdown do ano.


“RODAPE"

Seja como for, os dois times estão 2-1 e são os claros favoritos na corrida pela AFC North. Por ser um confronto direto, a vitória é ainda mais fundamental, até mesmo para futuros critérios de desempate. Por fim, um detalhe final que vale ser mencionado: Ben Roethlisberger recentemente vem tendo muitos problemas atuando em Baltimore. Nas últimas três partidas na casa do adversário, o quarterback soma três derrotas, 701 jardas aéreas, um touchdown e quatro interceptações lançadas – Pittsburgh anotou apenas 37 pontos no total.

Vikings e Lions é o melhor jogo entre os que não passarão na televisão

Briga direta pelo topo da NFC North entre duas equipes que estão voando abaixo do radar na Conferência Nacional. Esse é o cenário do próximo domingo para Vikings e Lions.

Minnesota vem de uma contundente vitória sobre Tampa Bay por 34 a 17. Mesmo sem Sam Bradford (ele segue como dúvida para a semana 4), o ataque dos Vikings foi o grande destaque: Case Keenum teve uma atuação excelente e a dupla Stefon Diggs/ Adam Thielen devastou a secundária adversária. Por falar nisso, uma estatística que muito provavelmente irá te deixar chocado: Diggs e Thielen no momento estão no Top 3 em jardas recebidas com respectivamente 293 e 299. Só Antonio Brown (354) está na frente deles. E Dalvin Cook é o segundo running back com mais jardas terrestres (288). Então sim, podemos dizer que Minnesota está muito bem servido nas chamadas skill positions.

Já Detroit foi apenas mais do mesmo na derrota diante de Atlanta – nesse caso isso não é necessariamente uma coisa ruim. A defesa foi competente forçando turnovers de Matt Ryan e segurando o poderoso ataque de Atlanta como era possível. Stafford, mesmo com pouquíssima ajuda do jogo corrido, quase conseguiu outra virada milagrosa no último quarto. Ou melhor, ele até conseguiu, mas as zebras tiraram o touchdown dos Lions. Sem dúvida acabou sendo uma derrota dolorosa, porém o sinal vermelho ainda está longe de ser ligado em Detroit. O time segue como um dos melhores da NFC neste começo de temporada.

O grande ponto de interrogação deste duelo é Case Keenum, o substituto de Sam Bradford. Como sabemos, ele não é nem um pouco confiável. A ótima performance contra Tampa Bay é mais um ponto fora da curva do que uma constante em sua carreira. Com Keenum em um dia ruim não há dupla de wide receivers super produtiva que dê jeito.

Raiders e Broncos duelarão pela honra no domingo

Oakland e Denver chegarão no próximo domingo de cabeça inchada e com o orgulho ferido depois dos vexames da semana 3. Os Raiders foram massacrados por Washington no Sunday Night Football passado. Derek Carr teve uma noite digna de JaMarcus Russell e o ataque foi engolido pela defesa dos Redskins. Já os Broncos caíram para Buffalo. Trevor Siemian, que havíamos elogiado tanto na semana anterior, voltou a ser Trevor Siemian – o play action não ajudou dessa vez, não é Trevor? A partida foi tão bizarra que um de seus momentos decisivos foi a molecagem de Von Miller sobre Tyrod Taylor.



“canecas"

O encontro entre os tradicionais rivais da AFC West, além da volta do respeito, vale o posto de segunda força da divisão, atrás dos surpreendentes Chiefs. Nas últimas duas vezes em que Derek Carr esteve under center, Oakland saiu com a vitória diante dos Broncos – na semana 17 do ano passado o quarterback estava machucado -, então existe um mini tabu a ser quebrado aqui.

Por enquanto nenhuma das duas franquias tem motivos para entrar em pânico, mas isso pode mudar dependendo do que acontecer no domingo. As maiores forças de Denver e Oakland são respectivamente a defesa e o ataque. Outro desempenho pífio das unidades é sim razão para começar a se preocupar.

Chiefs e Redskins é o confronto dos times em ascensão

Curiosidade aleatória: Kareem Hunt foi a 86ª escolha geral do Draft 2017. David Johnson foi a 86ª escolha geral do Draft 2015. Tal fato não significa absolutamente nada (talvez algum tipo de favorecimento divino aos running backs escolhidos na 86ª posição do recrutamento?), por isso é uma curiosidade aleatória, mas não deixa de ser uma coincidência engraçada.

Agora sim uma informação que quer dizer algo: Hunt lidera a NFL em jardas terrestres (401) e, sozinho, correu mais do que 26 equipes da liga. Ele também é o primeiro calouro da história a conseguir touchdowns de pelo menos 50 jardas em todas as suas três primeiras partidas como profissional. O jovem é o grande destaque individual de Kansas City, discutivelmente o melhor time da NFL até agora – junto com Atlanta, os Chiefs são os invictos da liga.

O próximo desafio de Hunt e cia. será os Redskins. Washington se recuperou da derrota feia para os Eagles na estreia da temporada e vem de bons triunfos sobre Rams e Raiders. Fora a boa fase de Kirk Cousins e a atuação monumental da defesa contra Oakland, o destaque vai para o ano vivido por Chris Thompson. Antes um mero running back especialista em terceiras descidas, Thompson vem fazendo chover até aqui: já são 350 jardas de scrimmage e quatro touchdowns.

Washington é um dos times mais quentes do momento e é um sério candidato ao título da NFC East. Já Kansas City, além de brigar pela divisão, dá indícios de que lutará pelo #1 seed da AFC. Promessa de um excelente jogo na segunda-feira.

Destaques relâmpagos

New Orleans Saints @ Miami Dolphins: Sinal amarelo em Miami

Não existe vida no ataque de Miami quando Jay Ajayi é impedido de correr com a bola. Isso ficou claro na preocupante derrota para os Jets – o running back somou 16 jardas em 11 tentativas. Os Dolphins perderam um jogo que uma equipe com ambição de playoff jamais poderia perder e agora estão na corda bamba.

O próximo adversário é New Orleans. Os Saints vêm de uma consistente vitória sobre os Panthers na semana 3, vitória esta que pode ter salvado a temporada do time, evitando um começo 0-3. A partida será disputada em Londres e desta vez terá transmissão na televisão brasileira.

Tennessee Titans @ Houston Texans: Chance de afirmação para ambas as equipes

Não falamos de Titans e Texans antes, mas ele também é um duelo divisional bastante importante. Houston deu um baita calor em New England jogando no Gillette Stadium e provavelmente chegará cheio de moral para o confronto com Tennessee. Aproveitando a fragilidade defensiva dos Patriots, Deshaun Watson teve a melhor partida de sua breve carreira.

Os Titans, por sua vez, parecem ter voltado aos trilhos diante de Seattle. O jogo terrestre funcionou perfeitamente, a linha ofensiva brilhou e Mariota foi seguro contra uma das melhores defesas da liga. Enfim vimos aquele time consistente que todos imaginavam durante a intertemporada. Em uma AFC South que tudo para ser super disputada (os Jaguars também estão na briga), acumular vitórias dentro da divisão é fundamental para ambos os lados.



Carolina Panthers @ New England Patriots: Duelo de opostos

É oficial: New England realmente tem um sério problema defensivo a ser resolvido. A equipe é a pior da liga em média de jardas (461) e pontos (31,7) cedidos por partida. Tom Brady está carregando o time nas costas e só por isso a derrota não veio diante de Houston. Já em Carolina ocorre exatamente o contrário: a defesa é ótima, mas o ataque é péssimo. Cam Newton vem atuando mal e para piorar talvez ele não tenha seus dois principais alvos diante dos Patriots. Kelvin Benjamin se juntou a Greg Olsen na lista dos contundidos e é dúvida para o confronto.

Esse é um caso típico de “duelo de opostos”. Quem sabe as imperfeições de ambos os times não se casam perfeitamente e proporcionam uma grande partida? Nada melhor para a pior defesa do que enfrentar um dos piores ataques (ou vice-versa).

Indianapolis Colts @ Seattle Seahawks: Russell Wilson voltou?

Esse time de Seattle também é uma no cravo e outra na ferradura. Quando o ataque parece finalmente ter se acertado e consegue ter um dia decente, a defesa é triturada pelo jogo terrestre dos Titans – foram quase 200 jardas cedidas pelo chão. Pelo menos a boa notícia é que Wilson e o ataque enfim estrearam em 2017, anotando 27 pontos na derrota diante de Tennessee. A boa performance ofensiva, porém, ocorreu apesar da problemática linha ofensiva, que continuou deixando o quarterback vulnerável.

Já Indianapolis tentará sua segunda vitória seguida. Jacoby Brissett fez a festa, lançou seu primeiro touchdown da carreira e correu para mais dois no triunfo por 31 a 28 sobre os Browns. Ele provavelmente descobrirá que o buraco é mais embaixo jogando contra os Seahawks no CenturyLink Field.

Cincinnati Bengals @ Cleveland Browns: O duelo da miséria

Enquanto Pittsburgh e Baltimore brigarão pela liderança da divisão, Bengals e Browns, ambos com três derrotas na temporada, lutarão para evitar o título de pior time da AFC North. Além de pior da divisão, o perdedor provavelmente também merecerá o título de pior da Conferência Americana como um todo.

Boletim Médico

Darren Sproles, RB – Philadelphia Eagles: Sproles rompeu o ligamento do joelho e quebrou o braço contra os Giants. Ele não joga mais em 2017.

Kelvin Benjamin, WR – Carolina Panthers: O recebedor está lidando com um problema no joelho, mas treinou de maneira integral na quinta-feira, o que é sempre uma boa notícia. A expectativa é que ele jogue no domingo.

Rob Kelley, RB – Washington Redskins: Kelley treinou de maneira limitada durante a semana e ainda está sofrendo com um problema nas costelas. O running back viveu uma situação parecida na semana passada, quando ficou de fora da partida diante de Oakland. Sua participação no próximo Monday Night Football é questionável.

Samaje Perine, RB – Washington Redskins: Perine machucou a mão na semana 3, porém já está treinando sem restrições. Se Kelley não jogar, ele assume o backfield de Washington contra os Chiefs

Doug Baldwin, WR – Seattle Seahawks: Baldwin está com uma contusão na virilha e perdeu vários dias de treinamento durante a semana. Seu status é bastante questionável para o domingo.

Sam Bradford, QB – Minnesota Vikings: A contusão não grave no joelho de Bradford irá deixá-lo fora de combate pelo terceiro jogo seguido. Case Keenum será o titular.

Andrew Luck, QB – Indianapolis Colts: Finalmente temos uma previsão de retorno para Luck, mas ela não é nada animadora. Esta semana surgiram informações de que o quarterback talvez só esteja pronto para atuar em novembro, uma data bem mais distante do que a semana 6 especulada antes pelos Colts.



Sammy Watkins, WR – Los Angeles Rams: Watkins treinou de maneira integral na quinta-feira e parece estar recuperado da concussão sofrida no último Thursday Night Football. Sua participação na semana 4 é provável.

Matt Forte, RB – New York Jets: Lidando com uma lesão no dedo, o running back perdeu alguns dias de treinamento e dificilmente entrará em campo no domingo.

Marlon Mack, RB – Indianapolis Colts: Mack voltou a treinar de maneira limitada e ainda está se recuperando de um problema no ombro. Seu status é questionável.

Corey Davis, WR – Tennessee Titans: O calouro já foi oficialmente descartado da semana 4 devido à uma contusão no músculo posterior da coxa. Davis perderá sua segunda partida consecutiva.

Comentários? Feedback? Siga-me no Twitter em @MoralezPFB, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds