Na XFL original, os jogadores podiam colocar qualquer nome na camisa

Mistura de WWE com futebol americano, XFL vira documentário exibido hoje pela ESPN no Brasil

Um desafio difícil, um experimento sem medo e, de modo último, uma falha espetacular. Em 2001, os titãs do entretenimento esportivo – Dick Ebersol, da NBC, Vince McMahon, da WWE – lançaram a XFL. A liga era uma grande mistura de wrestling no que tange ao entretenimento. Os jogadores podiam usar o nome que bem quisessem nas camisas. Comemorações ousadas, hoje passíveis de multa na NFL, eram incentivadas. Não havia kickoff: a posse era determinada por uma corrida até a bola, com um jogador de cada time brigando por ela.

Não foi nem de perto a primeira vez que uma liga tentou competir com a NFL – mas a audácia da proposta, combinada com as personalidade de Ebersol e McMahon (junto das empresas que representavam, NBC e WWE) fizeram que a liga fosse uma máquina de manchetes. “This Was the XFL” (Esta foi a XFL), documentário da série 30 for 30, é uma das marquises dos documentários esportivos neste ano e conta a curta história daquela que, possivelmente, foi a última ameaça real ao reinado da National Football League. “A NFL é a No Fun League (liga não divertida); a XFL será a “extra fun league””, disse McMahon na época.

Na época, a NBC passava por uma crise e contava com poucas atrações esportivas em seu catálogo. O investimento em séries, como Friends, dava certo. Em esportes, não. A televisão havia perdido o contrato com a NFL (ela era responsável pela transmissão dos jogos envolvendo equipes da AFC e seus playoffs) em 1998 após décadas de parceria com a liga. Em 1994, a FOX “roubou” a NFC da CBS. Em 1998, foi a vez da CBS tirar o contrato da NBC. Sem saída e precisando de mais esportes, a rede investiu na ousada aventura com Vince McMahon.

O doc é dirigido pelo filho de Ebersol, Charlie – e conta a história de modo fascinante, engraçado e com ritmo rápido. Trazendo consigo um elenco dos mais variados personagens – desde membros da diretoria da NBC até lutadores da WWE – o objetivo é tentar contar o que deu errado. Mas, principalmente, como a XFL acabou revolucionando a forma pela qual esportes são transmitidos na TV hoje em dia. E, no centro de tudo, uma amizade de décadas entre um dos principais executivos da televisão esportiva (Ebersol) e o empresário que definiu o terreno da luta-livre profissional (McMahon). “This Was the XFL” explora como Ebersol e McMahon trouxeram a liga à vida e por que eles tiveram que acabar com ela após apenas um ano.

Publicidade




Confira as exibições e programe-se; Após a primeira exibição, o documentário estará também no Watch ESPN. 

  • ESPN – 22/02 – 20H30
  • ESPN BRASIL – 23/02 – 00H00
  • ESPN – 24/02 – 17H00
  • ESPN BRASIL – 26/02 – 05H00
  • ESPN+ – 27/02 – 15H30
  • ESPN – 01/03 – 14H30
  • ESPN BRASIL – 01/03 – 01H15

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds