Semana 2008: Tom Brady machuca o joelho contra os Chiefs e perde restante da temporada

Se o ano de 2008 já começou um tanto quanto atípico para a NFL, logo na primeira semana da temporada regular as coisas se tornaram ainda mais estranhas.

Um certo quarterback chegava para a temporada como o líder da equipe a ser batida naquele ano – o New England Patriots. Na época, tal jogador já era dono de três anéis de Super Bowl (e escolhido o melhor em campo em duas ocasiões)[note]http://www.cbssports.com/nfl/news/list-of-super-bowl-mvp-winners-tom-brady-going-for-his-fourth-award/ Acesso em 11/07/2017 [/note], sendo que em 2007 foi o MVP da liga[note]http://www.pro-football-reference.com/awards/ap-nfl-mvp-award.htm Acesso em 11/07/2017 [/note], liderando um dos ataques mais poderosos da história da NFL.

Somente nos dezesseis jogos da temporada regular de 2007, foram absurdos 50 touchdowns lançados, 4806 jardas, 68.9% de passes completos e passing rating de 117.2 – todas melhores marcas da liga naquele ano. Se somados os números dos playoffs, um total de 56 touchdowns[note]http://www.pro-football-reference.com/players/B/BradTo00.htm Acesso em 11/07/2017 [/note]! Mais do que as estatísticas, uma campanha perfeita – dezesseis vitórias na temporada regular, com uma dolorida derrota para o New York Giants no Super Bowl XLII.

Ou seja, os Patriots eram indiscutivelmente os grandes favoritos para chegar ao Super Bowl, considerando que a base da equipe do ano anterior havia sido mantida. A grande maioria dos jogadores da equipe que parecia imbatível em 2007 continuava no time e estavam com sangue nos olhos para vingar a derrota do ano anterior.

Para 2008, mesmo com quatro derrotas na pré-temporada, os torcedores tinham total confiança de que a temporada regular seria ao menos semelhante àquela invicta do ano anterior. A dupla formada por Tom Brady e o já veterano (mas ainda brilhante) wide receiver Randy Moss prometia mais uma chuva de touchdowns e passes em profundidade. O primeiro jogo da temporada era contra o Kansas City Chiefs, e Tom Brady chegava a incrível marca de 128 jogos seguidos começando como titular – terceira sequência mais longa para um quarterback da NFL na época[note]http://www.nfl.com/news/story/09000d5d80a95089/article/brady-to-have-seasonending-knee-surgery-will-be-placed-on-ir Acesso em 11/07/2017 [/note]. Desde que assumiu o posto de titular em 2001, nunca mais deixara outro jogador iniciar uma partida em seu lugar.

Mais da Temporada 2008:
Semana 2008: Titans conquistam melhor campanha da AFC com 13-3
Semana 2008: Brett Favre larga a aposentadoria para se juntar ao New York Jets
Semana 2008: Aos 37 anos, Kurt Warner ressurge e leva os Cardinals ao Super Bowl
Especial: Relembre a temporada 2008 da NFL numa série de textos nesta semana

Se New England contava com Brady “quente” para mais uma temporada, os Chiefs tinham under center o inesquecível… Brodie Croyle! Se você leitor não sabe quem é ele, não se preocupe, pois nem eu sei o real motivo de algum time acreditar que ele poderia ser titular na NFL. Apesar disso, os Chiefs tinham um elenco que contava com alguns jogadores de respeito: no ataque, nomes como Tony Gonzalez, Dwayne Bowe (em seus bons tempos) e Larry Johnson, enquanto a defesa tinha Tamba Hali, Derrick Johnson, Patrick Surtain e… Bernard Pollard[note]http://www.nfl.com/gamecenter/2008090704/2008/REG1/chiefs@patriots#tab=recap Acesso em 11/7/2017[/note]. Guarde esse nome.

Pollard ficou conhecido por alguns lances um tanto quanto controversos. Isso porque o safety sempre teve a característica de jogar muito firme e aplicar tackles fortes, sendo muitas vezes acusado[note]http://www.rantsports.com/nfl/2013/01/27/is-bernard-pollard-the-dirtiest-player-in-the-nfl/ Acesso em 11/07/2017 [/note] de ser um jogador sujo. Com as recentes regras da NFL, que tentavam coibir tackles mais violentos e pancadas na cabeça (dentre outras coisas), o defensor acabou multado algumas vezes.

A história que vamos contar neste texto fica interessante na medida em que Pollard nunca escondeu não ser um dos maiores admiradores de Brady[note]http://nesn.com/2012/01/bernard-pollard-addresses-2008-season-ending-hit-on-tom-brady-calls-quarterback-the-pretty-boy/ Acesso em 11/07/2017[/note]. E isso muito se deve ao que aconteceu nesse jogo, dia 7 de setembro de 2008.

Até hoje, a foto deve assombrar o torcedor dos Patriots: na primeira partida da temporada, o MVP reinante machuca o joelho e sai mancando de campo

***

Depois da primeira campanha dos Patriots acabar em fumble de Wes Welker, os Chiefs nada produziram. Brady voltou ao campo para o segundo drive e, após um passe para Randy Moss, teve sua perna agarrada por Pollard, caindo e não levantando mais. O quarterback foi retirado de campo e substituído por Matt Cassel – este havia completado apenas nove passes nas últimas duas temporadas na NFL[note]http://www.nfl.com/player/mattcassel/2506562/profile Acesso em 117/2017[/note]. O titular não voltou mais ao gramado naquele dia, mas, mesmo assim, New England saiu com a vitória – principalmente devido a boa atuação da defesa [note]http://www.espn.co.uk/nfl/recap?gameId=280907017 Acesso em 11/7/2017[/note].

Enquanto os Patriots perdiam Brady, os Jets ganharam Brett Favre para 2008. Leia aqui como foi, por Antony Curti.

Na terça-feira após o jogo, Bill Belichick confirmou o que o torcedor dos Patriots mais temia:  Brady precisaria passar por uma cirurgia no joelho esquerdo e estava fora do restante da temporada de 2008. Na jogada em que foi derrubado por Pollard, o quarterback rompeu dois ligamentos: cruzado anterior e cruzado medial[note]http://archive.boston.com/sports/articles/2008/09/11/brady_has_both_acl_and_mcl_tears/ Acesso em 11/07/2017 [/note], lesões que necessitariam de uma recuperação de pelo menos seis meses. Assim, o camisa 12 foi colocado na lista de reservas lesionados naquele ano [note]http://www.nfl.com/news/story/09000d5d80a95089/article/brady-to-have-seasonending-knee-surgery-will-be-placed-on-ir Acesso em 11/07/2017 [/note].


“RODAPE"

A jogada ficou marcada por ter determinado uma mudança nas regras da NFL. De maneira simplificada, a Brady Rule determinava que, a partir de então, os defensores não poderiam mais “buscar” as pernas do quarterback adversário quando estivessem já no chão, como aconteceu com Pollard na jogada da lesão[note]http://www.espn.com/blog/nflnation/post/_/id/205468/how-emmitt-smith-joe-horn-tom-brady-and-more-altered-nfl-rule-book Acesso em 11/7/2017[/note]. Vale ressaltar que, na ocasião, o tackle foi totalmente dentro das regras – apesar do incidente tirar Brady da temporada. Na época, muita gente até criticou a nova regra: alegava-se os defensores ficariam em maior desvantagem, o que acabou não mudando muita coisa[note]http://bleacherreport.com/articles/160081-how-the-brady-rule-will-kill-football Acesso em 11/7/2017[/note].

Com Brady fora, Belichick e o Patriots perderam seu principal jogador pelo restante de 2008, dificultando muito as chances de estarem no Super Bowl pelo segundo ano seguido. A propósito, muito se especulou que o time poderia ter uma das piores campanhas em sua história recente, visto que poucos acreditavam que Cassel poderia levar o time à algum lugar. Ele até conduziu o time a mais de 10 vitórias. Mas, naquela AFC East disputada – coisa rara depois daquele ano – acabou não sendo o suficiente. Isso ainda falaremos nesta semana.

O que marcou, fora a lesão ser o ponto de partida para uma divisão leste mais equilibrada na Conferência Americana, foi uma série de partidas sem Brady por conta de lesão. E mesmo aos 39 anos, foi a última vez que isso aconteceu. Desde a temporada 2009, os únicos jogos em que ele não foi o titular dos Patriots foram por conta da suspensão imposta por Roger Goodell no ano passado.

Sobre o que a temporada de 2008 virou para New England… Bom, isso é assunto para outro texto ainda nesta semana.

Comentários? Feedback? Siga-me no Twitter em @muriloromulo e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook

“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds