5 candidatos a Jogador Defensivo do Ano em 2021

O ano mágico de Trevon Diggs faz com que ele seja o grande favorito ao prêmio, só que estrelas como Myles Garrett e T.J. Watt estão vivíssimas na briga

A última vez que um jogador de defesa recebeu o prêmio de MVP da temporada foi Lawrence Taylor em 1986. De lá pra cá, tivemos anos extremamente fora de série de jogadores desse lado da bola, e nem assim o prêmio foi para um defensor. Em resumo: o melhor prêmio individual que pode ser conquistado para um jogador de defesa é o de Jogador Defensivo do Ano. Listamos os 5 que estão na dianteira pelo prêmio em 2021:

Trevon Diggs, CB, Dallas Cowboys

Desde o início do século, somente dois cornerbacks levaram o prêmio: Charles Woodson (2009) e Stephon Gilmore (2019). Diggs está no caminho para se tornar o terceiro: 8 interceptações, 2 touchdowns anotados e 2 cedidos e somente 56,1% de passes completos quando a bola é lançada na sua direção.

Você já leu em outras vezes aqui no Pro Football sobre o estilo agressivo do jogador e de como isso pode ser um problemas as vezes. O que não podemos perder de vista é que esses prêmios individuais se baseiam em números, e nesse momento os de Diggs são muito acima da média. Ele é o grande favorito para o prêmio.

Myles Garrett, EDGE, Cleveland Browns

Não que a dominância de Garrett seja novidade para alguém, só que esse é o ano no qual sua campanha está mais forte: ele só passou zerado em sacks na semana 2. Todo coordenador ofensivo precisa montar um plano de jogo baseado em como limitar o impacto do defensor, e nem sempre isso será suficiente, dada a quantidade de vezes que vemos ele penetrando no backfield adversário e atrapalhando as jogadas.

Garrett acumula 13 sacks em apenas 10 jogos e sua dupla com Jadeveon Clowney está sendo um sucesso para Cleveland, especialmente pelo atleticismo que os dois possuem – embora Myles seja melhor tecnicamente nos fundamentos de pass rush. Sua produção lhe faz ser o principal adversário de Diggs pelo prêmio.

T.J. Watt, EDGE, Pittsburgh Steelers

Toda vez que surge uma lista de candidatos ao prêmio de Jogador Defensivo do Ano, o nome de T.J. Watt está nela, um testamento a consistência do jogador dos Steelers. Seu ano está sendo tão incrível quanto o de Garrett: 12.5 sacks e 3 fumbles forçados, além de quatro partidas com pelo menos 2 sacks, único jogador a conseguir isso na temporada.

Ano passado, Watt perdeu a disputa para Aaron Donald por muito pouco. Nesse ano, ele está num ótimo caminho para finalmente conseguir levar o prêmio, mas o grande adversário está nele mesmo: as lesões. Watt já ficou ausente do jogo dos Steelers na semana 3 e é dúvida para o jogo contra o Los Angeles Chargers no domingo. Mais uma vez: prêmios são números, então cada semana importa.

Aaron Donald, iDL, Los Angeles Rams

Donald venceu o prêmio de Jogador Defensivo do Ano três vezes nas últimas quatro temporadas, então pode ser que ele saiba uma ou duas coisas sobre dominância. Seu impacto dentro da defesa dos Rams em 2021 é tão potente quanto o de qualquer outro ano, só que os números, especialmente os de pass rush, estão em leve queda. Assim, se abriu espaço para outros competidores numa disputa acirrada.

A capacidade de penetração no backfield de Aaron Donald e o quanto ele lida bem com bloqueios duplos e triplos é a maior qualidade do defensor, com 6 sacks, 1 fumble forçado, 3 passes defendidos e 9 tackles para perdas de jardas em 2021. Números ainda muito impressionantes, porém, que não fazem dele o favorito para o prêmio atualmente.

Matt Judon, EDGE, New England Patriots

Quem duvidava da capacidade de Matt Judon de produzir fora do sistema agressivo do Baltimore Ravens está vendo um jogador ainda mais completo do que o esperado. Em 11 partidas com o New England Patriots, são 10.5 sacks – em apenas uma delas, contra o New York Jets na semana 7, Judon terminou o jogo sem acertar o quarterback adversário. Um pass rusher de imensa qualidade.

É bem verdade que a produção de Judon está um degrau abaixo do que Garrett e Watt estão fazendo na mesma posição, só que sua consistência está mantendo seu nome na briga. Ele foi a melhor contratação da free agency de 2021, um acerto gigantesco de Bill Belichick num setor em que os Patriots precisavam muito de reforços.

Para saber mais:
Seahawks vivem momento mais delicado da era Pete Carroll
Mac ganha espaço na briga por Calouro Ofensivo, mas Ja’Marr Chase ainda é favorito
🎙️ProFootball + | Dicas de Apostas para a Semana 11
Análise Tática: O que está errado com Trevor Lawrence?

“odds